Coleta da Macela

By
Na sexta-feira Santa deve-se colher macela, planta que dá flores amarelas e é utilizada para curar muitos males. Quando eu era criança saíamos bem cedo, toda a família, para colher macela. Íamos a pé até a beira do rio, nesse tempo eu morava em Cacequi. Era uma grande brincadeira e fazíamos um sacrifício, caminhar pelo campo, como preconiza a tradição. Dizia-se que era preciso colher a planta bem cedo e somente na sexta-feira Santa para que tivesse o melhor efeito quando fosse utilizada na forma de chás. Nesse dia fazíamos um piquenique por volta das 08:00 horas, que substituía o café e ao meio dia como almoço. Depois disso, e abarrotado de plantas, voltávamos para casa. Dava-se parte da planta para os parentes e vizinhos que não puderam sair para colher.

Hoje em dia não adianta mais sair para tentar encontrar um raminho de macela, pois os vendedores ambulantes, principalmente os índios, já colheram tudo e estão por toda a cidade vendendo os macinhos.

O efeito curativa da planta, comprada ou colhida, é o mesmo. Antigamente tinha-se uma crença de que a macela era benzida por Nossa Senhora e por isso tomava-se o chá com fé de que iria melhorar e o lado psicológico é muito forte e potencializa o efeito de qualquer remédio. Existe pesquisas médicas em que as pessoas tomam placebo, falso remédio, é melhoram de seus males tanto quanto os que tomaram as drogas verdadeiras.
Clique aqui

Um comentário:

  1. Olá passando para conhecer teu espaço . Gostei muito do contudo
    embora minha página seja diferente mas creio que vai gostar , venha fazer uma visita.

    http://almaspoeticas.zip.net/

    Tambem sou do Sul SC mas morei muitos anos em Venâncio Aires Capital da erva mate, eita lugazinho bão aquele viu. tenho 4 filhos Gauchos e um esposo.ah tb visite meus escritos.

    http://cantinhodamendi.zip.net/
    FELIZ PÁSCOA.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts