Doença do mau humor.

By
Doença do mau humor
Temos, no local onde trabalho, uma colega que briga com todo mundo. Qualquer pessoa que fale com ela recebe a resposta na forma de uma patada, sempre está descontente e muito irritada, causa problemas todos os dias para a chefia, pois as pessoas que são atendidas por ela vêm reclamar. E olha que ela tem curso superior.

Tenho interesse, como leitura, pelas doenças mentais e por isso fui pesquisar na internet e descobri que o mau humor crônico é uma doença que se chama distimia e que ataca 3 % da população mundial. É uma doença de difícil diagnóstico, pois o mau humorado não se considera doente e as pessoas a sua volta não têm coragem de sugerir tratamento.

Os estragos dessa doença são terríveis, pois causam diversos males ao portador e também as pessoas a sua volta.

Essa pessoa é intratável e eu não falo com ela por nada do mundo e a maioria faz o mesmo. Se alguém tem que falar com ela tenta sempre deixar para depois, não há horário favorável, pois chega sempre atrasada e furiosa e no final do expediente quer sair no horário, por isso atropela seus serviços e fica transtornada se for se atrasar alguns minutos.

Pena que no fundo a pessoa que mais sai prejudicada é o próprio doente, pois vive sempre infeliz e achando que o mundo todo está errado e só ela consegue ver isso.

Por isso, se você conhece alguém que está sempre de mau humor, indique tratamento. Tenho certeza que depois irá lhe agradecer, pois sua vida será muito melhor com o humor sem alteração.

Ficar bravo e mau humorado de vez em quando ou diante de alguma injustiça ou se for atacado sem nenhuma justificativa é normal. É uma reação humana e normal, o que não pode é estar de mau humor todos os dias e sem nenhum fato que o justifique.

7 comentários:

  1. Bem, Catarino, eu não sabia que o mau humor era uma doença, na verdadeira acepção da palavra. Infelizmente também conheço algumas pessoas com longos acessos (alguns dias seguidos)de mau humor, mas nunca convivi com nenhuma "sempre" mal humorada. Deve ser terrível!

    Excelente informação.

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  2. Muito boa postagem Catarino. Acho que já postei uma vez sobre isso no meu blog, pois estava lendo um artigo que se tratava de uma doença, como realmente o é.Tem tratamento e muitos se tratam e mudeam de vida popis as pessoas se afastam de quem não tem um pouco de humor para dividir.
    abração.

    ResponderExcluir
  3. Sabia que já escrevi sobre este tema também! Sempre temos que conviver com uma pessoa assim, não é mesmo, e pena que essa pessoa não percebe que o problema é ela mesma! Quando postei tal artigo, fiz por conta de um colega de trabalho também...
    Dá uma olhada lá... Mau humor crônico é doença e exige tratamento.
    Bjs e um super domingo!

    ResponderExcluir
  4. Catarino, eu conheço um ex-cunhado que é conhecido por ser ácido. O que sei que ninguém do prédio onde ele mora o suporta, visto como encrenqueiro e mal educado! Tipo Dr House. Provavelmente além de sofrer do mal que vc foi tentar entender, ainda sobre da síndrome de superioridade! ahhhhhhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  5. Pois é... distimia existe mesmo. A distimia é um rebaixamento crônico do humor e, apesar dos sintomas serem "mais brandos" que uma depressão o seu tratamento é mais difícil exigindo, na maior parte das vezes, doses mais altas de antidepressivos e associação com psicoterapia.

    Boa sorte com sua colega de trabalho, mas cuidado para não se irritar demais. Excesso de irritação no trabalho também pode gerar doença. Já leu algo sobre burnout?

    Abraço

    Daniel Medeiros
    www.prontamentepsiquiatria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o artigo, eu não tinha a minima ideia que o mau humor poderia ser uma doença rsrs.

    ResponderExcluir
  7. Rapaz! Amei seu blog.Você é bastante criativo e também estudioso, como diria minha avó.Faça -me uma visita.Tenho um blog direcionado aos professores e alunos do EJA.
    http://ailce.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts