Educação no Brasil

By
A educação no Brasil
É estranho o sistema educacional no Brasil. Um casal ,que resolveu instruir seus filhos em casa, está sendo processado por ter deixado de matriculá-los na rede oficial de ensino, conforme reportagem no Fantástico de ontem. Enquanto isso milhares de crianças estão fora das escolas por absoluta falta de oportunidades. O Estado deveria ser processado por não ter oportunizado ensino para todas as crianças menores de 14 anos.

Em Santa Maria as crianças que moram no interior não estão frequentando as aulas por falta de transporte escolar. O Município faz uma espécie de greve na tentativa de obter maior verba destinada pelo governo do Estado. E quem sofre são as crianças e os pais que estão sacrificando seus trabalhos para poder levar seus filhos até uma escola. E parece que o povo não tem a quem recorrer, pois ninguém dá uma solução.

No Brasil existe certa de 8 % de analfabetos absolutos e 30 % de analfabetos funcionais, que são aquelas pessoas que assinam o nome e lêem algumas palavras, mas não sabem ler um texto e interpretá-lo. Dados obtidos no IBGE.

Os governos, de todas as esferas, não têm interesse em que a população melhore sua capacidade de entender as coisas. Quanto mais ignorante for o povo mais fácil de aceitar as promessas e menores as chances de cobrarem melhorias. Isso cria um círculo vicioso de pobreza, pois só a educação melhora a vida de uma população. Só que isso leva tempo e todos os governos pensam no hoje e em se manter no poder.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts