O endividamento atual

By
EndividamentoDesde o começo do governo Lula houve uma maciça divulgação para que os aposentados fizessem empréstimos. Toda a vez que ligávamos a TV ouvíamos os comerciais anunciando as facilidades para que os aposentados obtivessem empréstimos. Nas ruas haviam dezenas de pessoas entregando panfletos para todas as pessoas com idade avançada. Com isso houve um grande endividamento. Os bancos, para maximizar suas carteiras de empréstimos, forçavam os aposentados a tirar o máximo possível. A partir do valor da mensalidade, limitada a 30% da renda mensal, calculavam o maior valor no prazo mais longo possível. Há casos de pessoas que fizeram empréstimos para pagar em 5 anos.

A primeira vista parece que isso não tem importância nenhuma, mas a longo prazo pode causar um menor consumo e consequente diminuição do PIB. Nos municípios pequenos a renda oriunda dos benefícios pagos pela Previdência é a principal fomentadora do comércio. Os aposentados vão ficar com sua renda diminuída em 30% durante um longo prazo e o comércio irá sentir. Os próprios aposentados também sentirão falta na hora de comprar seus mantimentos, pois o dinheiro que tiraram como empréstimos foi gasto e agora suas despesas mensais terão que ser supridas pelo que sobrou.

A poucos dias o ministro Mantega anunciou que iria diminuir os prazos de financiamentos para conter a grande onda e o Presidente Lula mandou desmentir e deixar tudo como está.
O crédito demasiado e por prazo muito longo vai causar desequilíbrio na economia no longo prazo. Mesmo a maior economia do mundo, os Estados Unidos, estão com problemas por causa do grande endividamento da população.

Os aposentados, na maioria pessoas idosas e de pouco estudo, ficaram totalmente desprotegidos diante da fúria em que os bancos atuaram para emprestar o máximo possível.




2 comentários:

  1. Caro Catarino... demorou mas respondi... está lá o seu banner. Desculpe-me pela demora, mas o negócio anda corrido por aqui! Abraços e obrigado por firmar parceria com o blogosferrado.

    ResponderExcluir
  2. Cá estou, Catarino, outro Catarino para prestigiar seu blog.
    Troquemos links.
    Dílson Catarino.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts