
A primeira vista parece que isso não tem importância nenhuma, mas a longo prazo pode causar um menor consumo e consequente diminuição do PIB. Nos municípios pequenos a renda oriunda dos benefícios pagos pela Previdência é a principal fomentadora do comércio. Os aposentados vão ficar com sua renda diminuída em 30% durante um longo prazo e o comércio irá sentir. Os próprios aposentados também sentirão falta na hora de comprar seus mantimentos, pois o dinheiro que tiraram como empréstimos foi gasto e agora suas despesas mensais terão que ser supridas pelo que sobrou.
A poucos dias o ministro Mantega anunciou que iria diminuir os prazos de financiamentos para conter a grande onda e o Presidente Lula mandou desmentir e deixar tudo como está.
O crédito demasiado e por prazo muito longo vai causar desequilíbrio na economia no longo prazo. Mesmo a maior economia do mundo, os Estados Unidos, estão com problemas por causa do grande endividamento da população.
Os aposentados, na maioria pessoas idosas e de pouco estudo, ficaram totalmente desprotegidos diante da fúria em que os bancos atuaram para emprestar o máximo possível.
Caro Catarino... demorou mas respondi... está lá o seu banner. Desculpe-me pela demora, mas o negócio anda corrido por aqui! Abraços e obrigado por firmar parceria com o blogosferrado.
ResponderExcluirCá estou, Catarino, outro Catarino para prestigiar seu blog.
ResponderExcluirTroquemos links.
Dílson Catarino.