Trânsito de Santa Maria

By
A RBS TV fez uma reportagem há alguns dias sobre a dificuldade que as pessoas de outras cidades têm para conduzir seus automóveis nas ruas de Santa Maria.
Eu caminho bastante e tenho que ficar atento o tempo todo para não ser atropelado, pois os pedestres não têm nenhuma chance em nossas ruas. As sinaleiras são programadas para apresentar uma demora de alguns segundos entre o tempo do sinal vermelho e do verde justamente para dar oportunidade aos pedestres para atravessarem a rua. No entanto, nossos motoristas continuam andando mesmo com o sinal vermelho e só param quando os carros já começaram a sua marcha. Nas esquinas mais movimentadas, como a Av Medianeira com a Rua Serafim Valandro, os motoristas sempre avançam no sinal vermelho, passam pelo menos três carros antes de chegarem os que vêm do outro sentido. Isso é uma tradição, ninguém para e se alguém de outra cidade parar recebe uma buzinada por ter parado no sinal vermelho, já que a ordem na cidade é avançar sempre. Os guardas de trânsito nunca estão neste locais, eu nunca vi um guarda mandar alguém parar porque avançou o sinal vermelho.
A faixa para pedestre também é totalmente ignorada, ninguém para e se um carro parar corre o risco de ser abalroado ou da pessoa que se arriscar a atravessar ser atropelado pelo carro que está na outra pista, no caso das avenidas.
Um acessório que ninguém sabe para que serve é o sinal de seta, que deveria indicar para que lado o veículo pretende ir. Quando estou caminhando vejo os carros vindo em alta velocidade e sem dar nenhum sinal, isso levaria a pensar que seguiria em frente, no entanto faz uma frenagem brusca e dobra e se tivesse tentado atravessar seria atropelado. Sempre espero e observo os carros para seguir na minha caminhada e também procuro os lados menos perigosos das avenidas para seguir em frente.
As autoridades municipais deveriam fazer um trabalho, ao menos por algum tempo, em que todo o carro que avançasse o sinal vermelho, não parasse na faixa e não fizesse sinal fosse parado e advertido ou até mesmo multado, pois o código de trânsito existe para isso mesmo. Depois de algum tempo os motoristas passariam a fazer o certo automaticamente como é o esperado.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts