Os supermercados usam uma lógica diferente da grande maioria das empresas. Qualquer empresa dá um tratamento especial ao cliente que faz grandes compras. No supermercado é o contrário, quanto mais se compra mais se sofre.
Aqui em Santa Maria há um supermercado que está sempre lotado, pois apresenta os melhores preços. E este não foge a regra, tem 20 caixas para atender os clientes que compram poucos produtos e 10 para os clientes que fazem as compras mensais. E desse número de guichês é diminuído dois que são destinados aos idosos.
Normalmente nos finais de semana fica-se uma hora na fila e há uma grande dificuldade para transitar próximo aos guichês de caixa. E não adianta ir bem cedo, nesse horário há poucos clientes e também poucos caixas trabalhando. A espera é a mesma.
Esse supermercado pertence a uma rede internacional, que era citada em estudo de caso quando eu estava fazendo curso de pós-graduação. Dizia-se que era uma empresa que tratava seus clientes em primeiro lugar e o que se vê é justamente o contrário. Os clientes são tratados mal, nos corredores não há ninguém para ajudar e para adquirir produtos que necessitam pesagem ou corte espera-se um longo tempo para encontrar um empregado que possa fazer esse serviço.
Parece que o que se estuda na universidade sobre as empresas que dão o exemplo é só teoria, na prática todos querem lucrar a custa do sacrifício dos consumidores. Hoje não há mais empacotador, se temos pressa vamos arrumando as compras nós mesmos. Trabalhamos de graça para o supermercado e não há desconto para agradecer.
Amigo tem toda a razão. Estamos na era do capitalismo desenfreado, apenas os números contam...
ResponderExcluirGostei do seu blog!toca assuntos interessantes, bem haja.
boa noite
ResponderExcluirgostei do seu blog e estava interessado de publicar algumas das suas cronicas no meu portal www.pixelpt.net o meu msn é fabiomiguel3@aeiou.pt se estiver interessado adicione me.
Atenciosamente:
Fábio Oliveira
Cá estou a fazer uma visita.
ResponderExcluirRelativamente ao tema plenamente de acordo consigo. A sociedade capitalista tem destas coisas.
Esse problema é eterno. Teremos que conviver com filas e mais filas. Existem até cemitérios que sepultam pessoas "enfileiradas"..kkk...é o fim...abraço amigo
ResponderExcluir