O Ensino no Rio Grande do Sul

By
Cultura,  Informação, Opinião,
Recentemente a imprensa deu grande destaque ao resultado do exame nacional do ensino médico, ENEM, e pelo que foi publicado nosso Estado está muito mal no tocante a educação. As escolas estaduais foram mal classificadas e as particulares ficaram bem próximas. Somente uma escola federal da capital ficou entre as melhores do País.

A muito tempo o governo estadual abandonou as escolas, os professores ganham pouco e não há verba para a manutenção dos prédios. Por isso criou-se um sistema de ensino muito fraco.

As escolas particulares, que cobram mensalidades altíssimas mesmo tendo o título de filantrópicas, não tiveram resultado satisfatório. Parece que ouve um nivelamento por baixo, ou seja, caiu a qualidade das escolas públicas e as particulares acompanharam o movimento. Para aumentar seus lucros começaram a pagar menos aos professores e com isso estão atraindo os que têm menor formação. Não há incentivo a melhorar os estudos, pois todo o sistema de ensino está massacrando as pessoas que têm vocação para se dedicar a ensinar.

É triste ver a escola em que estudamos toda quebrada e sem pintura, parece que houve uma catrástofe que destruiu tudo. Vejo isso todos os anos em que há eleição, pois minha seção eleitoral fica na escola em que fiz o ensino médio. Naquele tempo era a escola que mais tinha alunos aprovados no vestibular. Hoje as únicas escolas que aprovam mais são justamente as que surgiram de cursinhos pré-vestibular.

6 comentários:

  1. É muito triste ver o ensino no RS despencando desta forma. Nós professores mesmo com os baixos salários e tendo que trabalhar em vários lugares para melhorar o salário em maioria acreditamos que salário baixo explica mas, não justifica a falta de qualidade no ensino.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Catarino,muito obrigada por ter passado pelo meu blog e votado nele!
    Chega a ser constrangedor o descaso com o ensino no nosso país,mas uma coisa meintriga muito,acho que ainda o ensino do Brasil deve ser bom,porque eu moro na Inglaterra,é há brasileiros que chegam aqui e que não terminaram o ensino medio e eles encaminham direto para a faculdade...rs,vai entender né?
    Um forte abraço Catarino até a próxima!

    ResponderExcluir
  4. ola, vi teu recado agora no blog.. eu nao costume usa-lo e sim o meu retrato...

    fico feliz pela tua visita.

    mantem contato.

    bju

    ResponderExcluir
  5. Por cá a realidade não é muito diferente, apesar de haver sempre melhores resultados no ensino privado.
    Bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  6. O ensino está ruim em todos os ESTADOS DO BRASIL. Como diz uma amiga minha há uma conspiração pela ignorância...rs

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts