Dica de Leitura: O Princípio Dilbert

By
Dica de Leitura: O Princípio Dilbert

Se você quer ler uma sátira muito boa sobre a vida nas empresas deve ler o livro O Princípio Dilbert. As tirinhas do personagem Dilbert são publicadas em muitos jornais e trazem sempre situações do cotidiano da vida funcional. O livro é um verdadeiro manual para quem quer rir da  situação dos empregados, principalmente nas grandes empresas.

O Princípio Dilbert foi escrito por Scott Adams que antes de iniciar na literatura foi funcionário por nove anos na empresa americana Pacific Bell. Foi a partir de suas observações do que acontecia a sua volta que teve a ideia de fazer as tirinhas. O autor conta que seus chefes diziam que a moral dos empregados andava baixa devido a suas tirinhas que eram publicadas no mural da empresa. Na verdade suas tirinhas apenas mostravam o que acontecia nos bastidores.

Dica de Leitura: O Princípio Dilbert

Em resumo O Princípio Dilbert diz que quanto mais você trabalhar mais trabalho terá para fazer e quanto menos trabalhar menos trabalho terá. Mas isso não está isento de perigo, você pode ser considerado totalmente inútil e ser promovido. Esse fato é explicado da seguinte maneira. Todo chefe distribui os trabalhos para o funcionário que sempre consegue fazer a tempo e a contento. Quando alguém diz que está procurando um funcionário para ser promovido o chefe indica o pior, pois esse não irá lhe fazer falta. Assim os melhores empregados vão sendo sacrificados e precisam conhecer o principio Dilbert para fugir dessa realidade.

Eu já fui empregado de empresa privada e agora sou servidor público e posso dizer que o princípio Dilbert é aplicado em ambas. Na maioria das vezes os chefes se utilizam do princípio sem perceber, pois é um procedimento automático no ser humano.

O livro traz muitas histórias reais, segundo o autor, mas que parecem piadas. Leiam o livro e irão se divertir e se instruir para melhor sobreviver no ambiente de trabalho.

6 comentários:

  1. Catarino,

    Eu não conheço o livro, mas estou para aqui a imaginar como deve ser divertido. Eu sempre trabalhei em empresas privadas e posso garantir-te que aquela máxima de sacrificar os melhores empregados é mais que real! rsrsrs

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  2. As tirinhas de Scott Adams são ótimas. Mesmo nunca tendo trabalhado em um ambiente de escritório, dá para entender e dar boas risadas com as situações apresentadas. Alias, no site do autor é possível assinar gratuitamente o feed RSS do site e receber todos os dias uma história nova. Eu recomendo também.

    Abraço Catarino.

    ResponderExcluir
  3. não conhecia, mais pretendo conhecer logo

    ResponderExcluir
  4. Já conhecia as tirinhas do Dilbert, mas não sabia da existência do livro... taí uma boa dica para esse Natal.

    Um abraço Catarino.

    ResponderExcluir
  5. Catarino,

    O Dilbert é um dos meus quadrinho preferidos.

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  6. Catarino, eu conheço as tirinhas do Dilbert tem muito tempo. E adoro! São muito engraçadas e inteligentes. Já ri muito com elas. Excelente idéia você teve de falar sobre isso. Assim quem não as conhece pode vir a conhecer. Abs Denize

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts