Vai faltar alimento no mundo

By
Sem Alimento no futuroCom as variações climáticas, geadas, enchentes, secas e chuvas de pedra, que estão ocorrendo em larga escala em todo o mundo, as colheitas agrícolas estão a cada ano menores. Isso tem causado o aumento dos preços e dificultado o consumo por parte das pessoas mais carentes.

Outro fator que está causando a falta de alimentos, principalmente grãos, é a indústria de óleos combustíveis. Estão transformando soja, milho e outros grãos em óleos para uso de automóveis e caminhões. A alta do petróleo força os governos a estimular a substituição desse combustível por produtos de origem vegetal.

Também, principalmente no Brasil, estão aumentando a área de plantio de grãos destinados à indústria de combustíveis derivados desses vegetais e também da cana-de-açúcar. Esses produtos são mais lucrativos aos produtores e estimulam a diminuição da área plantada com destino a alimentação, tanto humana quanto de animais.

Aqui no RS está havendo a destinação de uma grande área de terras para a plantação de árvores destinadas a indústria de celulose e isso colabora com a falta de grãos para uso da alimentação humana.

O aumento dos preços dos alimentos causa um efeito negativo em toda a economia, pois os animais destinados a alimentação também utilizam os grãos em sua ração e sobem de preços na mesma proporção.

Os países pobres destinam grande parte de suas produções de alimentos à venda aos países ricos e como dependem da receita oriunda desse comércio para importar outros produtos necessários ao andamento da nação não podem destinar sua produção exclusivamente à alimentação de suas populações.

Os prognósticos para os próximos anos não são animadores, é necessário que os governos comecem a estudar medidas para sanar esse grave problema que já está ocorrendo.

2 comentários:

  1. Grande verdade amigo! pior, com o governo estimulando plantio de cana para o biocombustível, daqui a uns 15 anos o povo vai ter que chupar cana e assobiar ao mesmo tempo para conseguir alimento...muito difícil..e o feijão, e o arroz..vix, vai sumir....abraço amigo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts