Aniversário de Santa Maria

By
Hoje, 17 de maio, minha cidade de Santa Maria, RS, Brasil, está completando 150 anos de emancipação. Nossa cidade é conhecida por Cidade Cultura por possuir uma das maiores Universidades Federais do País e outras da iniciativa privada. O fluxo de pessoas que se mudam para cá é muito grande. São atraídos, principalmente, pelas melhores condições de estudo. Muitos acabam ficando e por isso nossa população é uma mistura de pessoas de muitos lugares.
O resumo histórico que abaixo publico foi retirado do site da Prefeitura Municipal de Santa Maria, onde poderão ver muitos outros fatos desta cidade maravilhosa.
Os mais antigos moradores de Santa Maria dos quais se tem conhecimento, eram os índios Minuanos, que habitavam uma região do município conhecida como Coxilha do Pau Fincado - mais para a região da campanha - e os Tapes, em maior número, que viviam na serra.
Em 1777 Portugal e Espanha assinam o Tratado Preliminar de Restituições Recíprocas, que previa a devolução de terras ocupadas ilegalmente por ambas as partes. O Guarda de Santa Maria ficava na fronteira entre as terras dos dois países.
Entre março e abril de 1787 uma comissão mista (espanhola e portuguesa) passa pela região onde atualmente situa-se Santa Maria. O atual território santa-mariense foi dividido em sesmarias. A parte onde se encontra a cidade hoje em dia foi dada a Francisco de Amorim que logo a vendeu ao Padre Ambrósio José de Freitas. A chamada 1ª Subdivisão da Comissão Demarcadora de Limites da América Meridional chefiada pelo engenheiro e astrônomo José Saldanha segue adiante até Santo Ângelo.
Diante de desentendimentos em relação aos limites dos dois territórios e da desavença com o comissário espanhol, D. Diogo de Albear, em 1797, a 2ª Subdivisão Demarcadora, sob comando do Coronel Francisco João Róscio retorna para Santa Maria.
Montam acampamento onde atualmente fica a Praça Saldanha Marinho e a Rua do Acampamento. Especula-se que a comissão mais outros que vieram das imediações somavam cerca de 400 pessoas, no pequeno povoado.
O acampamento fica conhecido por Acampamento de Santa Maria, mais tarde soma-se Boca do Monte ao nome, apelido dado pelos espanhóis, por ficar na entrada da serra que leva a São Martinho. Onde ficavam os ranchos dos demarcadores surgiu a Rua São Paulo (hoje conhecida por Rua do Acampamento) e pouco depois surgiu a Rua Pacífica (depois chamada Rua do Comércio e atualmente Rua Dr. Bozano) que levava ao Passo da Areia.
Em 1828 chega o 28º Batalhão de Estrangeiros, composto por alemães assalariados para lutar contra os orientais na Guerra Cisplatina, isso intensifica o povoamento da região. Após a dissolução da tropa, muitos militares optaram por ficar em Santa Maria, atraindo colonos de São Leopoldo e região e iniciando o ciclo de colonização germânica.
Santa Maria foi elevada à condição de Vila, separando-se de Cachoeira do Sul, em 1857. O município foi criado em 16 de dezembro de 1857 e instalado em 17 de maio de 1858.
Brinquedos com descontos é na Toymania

6 comentários:

  1. Olá!!!
    Obrigada pela retribuição da visita!!!
    Gostei muito do seu blog e das mensagens contidas nele.
    Sempre q puder voltarei a lhe visitar, ok!!!
    Obrigada pela mensagem amiga; Tenho certeza de q nada acontece só por acontecer tudo tem um significado...
    Muito obrigada e parabens para sua cidade, hehehehe!!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.Parabéns pelo aniversário da sua cidade, que parece além de tudo que descreveu, muito bonita. Eu ainda não entendi como funciona a parceria rsrs., mas coloquei seu link em destaque no meu bloguinho. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. parabens parceiro, seu blog é muito bom!
    leitura interessante!
    deixei meu voto!
    abraço

    ResponderExcluir
  4. seu blog também já foi favoritado! e gostei muito do que li aqui!

    um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Você quer saber se eu trocaria o meu link?
    E o pq da parceria?

    Atenciosamente,
    Karina

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts