Cheque Especial tem juro exorbitante.

By
Cheque Especial tem juro exorbitante


O cheque especial, limite de crédito que é oferecido a todos os clientes de bancos, tem o maior juro nominal entre todas as modalidades de empréstimos. Quando uma pessoa abre uma conta corrente, em qualquer banco, sempre é presenteada com um limite para cobertura de eventuais saldos negativos, comumente chamado de cheque especial.

Como tudo que é fácil, isso custa muito caro, chega em alguns bancos a 150% ao ano. Os bancos justificam a taxa elevada pelo alto índice de inadimplência que ocorre nesse tipo de crédito. Mas na verdade o lucro é enorme, mesmo descontando algum possível prejuízo.

O pior disso é que tudo é feito automaticamente, o consumidor muitas vezes nem sabe que está usando, basta entrar uma tarifa e a conta já está devedora e aí começa a incidência de juros. Em muitos casos quando se dá conta já há uma grande dívida a pagar. Todos os serviços de uma conta corrente são cobrados ou limitados, por isso não é possível tirar extratos seguidamente, pois aí a tarifa da conta será maior e o prejuízo também.

Só quem tem lucro, que a cada ano é maior, são os bancos. Agora a pouco foi anunciado pela imprensa que os bancos brasileiros estão tendo lucro maior que os bancos americanos, comparando o lucro com o patrimônio de cada instituição.


Um comentário:

  1. O que vc reportou como alegação os bancos é a alegação de muitos lugares. Neste país incentiva-se a inadimplencia, dando anistia ou enormes descontos a quem atrasa. Burro são os que pagam em dia, pois pagam pelos que não pagam.

    Seria tão coerente se ao invés de ter um cadastro de maus pagadores, tivesse um de bons pagadores, e esses sim teriam descontos ou então taxas de juros muito menores, incentivando assim as pessoas a fazerem o certo.

    Ah......., mas assim as empresas deixarão de ganhar dinheiro fácil, sem precisar vender nada. Como sou tolo!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts