Como ficará a Previdência no Brasil?

By
Como ficará a Previdência no Brasil?
A população brasileira esta envelhecendo e dentro de alguns anos vai haver uma inversão das faixas etárias. Isso vai causar um novo problema para a Previdência, pois haverá mais procura pelos seus benefícios.

Quando os jovens eram maioria e a arrecadação previdenciária era bem maior que o gasto no pagamento de aposentadorias e outros benefícios os governos gastavam o excesso arrecadado em outras prioridades.


A Previdência não foi previdente e agora já está deficitária imagina como vai ficar daqui a 10 ou 20 anos. Já estão falando em nova reforma aumentando a idade de aposentadoria ou a quantidade de anos necessária para obter o benefício. Com isso teremos que trabalhar até não agüentar mais ou nossas aposentadorias vão ser em valores irrisórios, não dando condições de sobrevivência.


Hoje a grande maioria dos aposentados ganha salário-mínimo e todo ano esse número está aumentando, pois os reajustes dos valores dos benefícios não seguem o índice que é dado ao salário mínimo.


Nossos governos terão que pensar seriamente para resolver o futuro da Previdência no Brasil, coisa que não acredito que seja feito. Nunca há planejamento, vamos deixando para ver o que acontece amanhã.


Isso que há um grande contingente de brasileiros que está totalmente desprotegido, pois não participam do sistema previdenciário do Brasil. Sobre esse assunto veja o artigo do Francisco Castro "A Previdência Social e sua importância para as pessoas" onde mostra dados importantes.


Você se preocupa com este assunto? Deixe sua opinião.

5 comentários:

  1. Essa é uma problemática daquelas, pois sabemos todos que o planejamento do Brasil quanto a isso é nulo e enquanto não vier a explodir a bomba eles continuarão levando isso com a barriga.

    Interessante seu Post!

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Catarino,

    Nós estamos com o mesmo problema. Envelhecimento da população. Já foram feitas algumas reformas, incluindo a idade de reforma. Medidas nada populares, mas foi o mal menor encontrado.

    Muito boa a tua matéria.

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  3. Saudações!
    Amigo Catarino,
    É uma situação delicada e preocupante...Mas, sua explanação está muito bem fundamentada com variáveis chamando a atenção dos afiliados ao sistema previdenciario!
    Vale a pena conferir!
    Parabéns pelo Post!
    Abraços!
    LISON.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Catarino,

    Autor dos projetos em benefício dos aposentados, o senador Paulo Paim (PT-RS)rebate a falácia em torno do déficit da Previdência. Ele garante que existe sim superávit. O problema é o desvio do dinheiro para outras áreas. Só para lembrar: recursos da Previdência foram usados,inclusive,na construção da Ponte Rio-Niterói. Prefiro confiar nas palavras do parlamentar, estudioso do assunto e defensor da causa.

    Abraços,
    Graça

    ResponderExcluir
  5. No meu entendeu cabe o governo federal, planejar sobre os beneficios da aposentadoria ,pois os benefenciários tem direito a seu benefício visto que pagaram por este direito a vida inteira.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts