O amianto e os males à saúde humana.

By
O amianto e os males para a saúde humana

O amianto, também conhecido por asbesto, é muito utilizado na confecção de telhas e caixas d’água.

Embora os efeitos do amianto sobre a saúde humana sejam conhecidos desde a Antiguidade, as evidências clínicas e epidemiológicas remontam ao início do século XX.

Os efeitos da exposição ao amianto são variados: asbestose, uma fibrose pulmonar progressiva; placas pleurais; câncer de pulmão; e mesoteliomas de pleura e peritônio. O risco aumenta linearmente com a exposição cumulativa e com o tempo desde a primeira exposição.

Apesar destas evidências, mantém-se no Brasil um vivo debate sobre as constatações dos efeitos do amianto sobre a saúde. A polêmica é alimentada por claros interesses econômicos. O Ministério da Saúde mantém-se alheio ao assunto, embora o tema tenha implicações profundas na saúde da população.

A atual discussão sobre o amianto é, em muitos aspectos, similar à ocorrida em alguns países no período anterior ao banimento. Sem dúvida, haverá implicações econômicas com o banimento de uma matéria prima de uso milenar e com tão ampla aplicação, mas é necessária uma atitude firme em defesa da saúde de toda a população.

Nos estados do Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo já foram aprovadas leis que proíbem o uso do amianto. Essas iniciativas vão influenciar os legisladores federais a também aprovarem o banimento total dessa substância. A indústria encontrará produtos alternativos como já vem sendo feito nos 48 países que já baniram totalmente a utilização do amianto em seus produtos.

Mesmo que se pare de utilizar o amianto na indústria ainda haverá um período em que as pessoas continuarão a apresentar as doenças relacionadas devido ao tempo de latência entre a contaminação e o aparecimento da doença. Também a grande quantidade de telhas e principalmente caixas d’água que estão instaladas nas casas continuarão a contaminar seus moradores ao longo do tempo.

O texto acima foi feito a partir de artigo publicado Revista da Associação Médica Brasileira onde poderão ter detalhes de estudos que estão sendo feitos sobre os males causados pelo amianto.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts