Razões do serviço público no Brasil não funcionar

By
O serviço público no Brasil é sempre criticado pela população. O atendimento é ruim, o serviço é moroso e nada funciona.
Muitos são os fatores que levam a isso, mas a grande culpa é o total desprezo que os governos dedicam aos órgãos que os representam em todas as localidades.
Começa pelos cargos de chefia que são sempre distribuídos para contentar os partidos que dão sustentação ao governo que está no poder. Uma vez atribuído o cargo, não há preocupação se a pessoa está qualificada para a função, nada mais é feito. Não há nenhum treinamento, as normas são confusas e as pressões para diminuir gastos enormes.
No meio do ano é solicitado o orçamento de custeio e investimento que o órgão ou autarquia vai necessitar para o ano seguinte. Isso é feito da maneira que a pessoa acredita que irá suprir suas necessidades, nem sempre quem faz tem formação para esse tipo de serviço. No ano da execução do orçamento, que nunca é aprovado na forma solicitada, o governo faz corte lineares e ai cada um que veja o que vai fazer para sobreviver com a verba menor.
Dessa atitude governamental surgem decisões que parecem piadas, mas realmente ocorrem. Para diminuir despesas a pessoa responsável resolve que não vai mais enviar as correspondências de notificações com Ar. Argumenta-se que com isso todos os atos serão nulos e o órgão perderá as demandas judiciais por não apresentar provas de que cumpriu os rituais exigidos. A resposta é que os valores perdidos em causas judiciais e outros processos administrativos não saem do orçamento local.
E assim quem paga a conta é o povo, o governo diz que está economizando o dinheiro público, mas na verdade está causando maiores gastos, mas esses não são divulgados na imprensa, somente o corte no orçamento é alardeado, suas conseqüências práticas e desastrosas não.

2 comentários:

  1. Mil desculpas pela demora pra vir te visitar....brigada pela visita e pelo elogio...muito bom teu blog também...tentarei aparecer com mais frequência ok?!!!

    ResponderExcluir
  2. Achei este teu post e vi que tem a ver com um que publiquei recentemente sobre o 'serviço' público. Caso tenha interesse dê uma passada no link http://mundiota.blogspot.com/2008/05/servio-pblico.html

    []'s


    Carlos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts