O dia mundial de combate ao trabalho infantil

By
criancas no trabalho e uma crueldade A Organização Internacional do Trabalho instituiu o dia 12 de Junho como o dia mundial de combate ao trabalho infantil.

Em todo o mundo existem milhões de crianças desde tenra idade trabalhando.
No Brasil há crianças que trabalham cortando cana, colhendo cacau, castanhas, sisal e em muitos outros cultivos. Também trabalham quebrando pedras e em carvoaria.

Trabalhos penosos e totalmente não remunerado, na maioria das vezes somente o pai recebe um quantia pelo total produzido e toda a família trabalha.

Isso é muito grave, pois prejudica a saúde das crianças e retira delas a oportunidade de terem um futuro melhor, pois trabalhando não vão à escola.

Nas cidades as crianças são forçadas a trabalharem, ou pedindo nas sinaleiras ou vendendo balas e outras coisas.

Os governos precisam criar mecanismos que impeçam essas ocorrências, que as crianças possam brincar e estudar. Mas a miséria é tão grande que os pais não têm condições de raciocinarem que estão fazendo um mal irreparável aos seus filhos.

Veja mais sobre o dia mundial de combate ao trabalho infantil em OIT
Busque preços no Buscapé

11 comentários:

  1. Olá

    Uma realidade que dói. Que as crianças se devam ir habituando a pequenas tarefas familiares, a par dos estudos e da brincadeira, está certo. Trabalho infantil, no verdadeiro sentido da expressão, é condenável.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente isso dói muito, bem lembrado seu post de hoje...qd será que o governo vai tomar uma atitude e toranr a vida dessas crianças melhor? Só Deus sabe!


    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Isso é triste, muito triste. O pior é que para esses pais que colocam os filhos para exercer trabalhos pesados, ou para pedir dinheiro nas ruas, não há trabalho de conscientização que dê jeito.

    ResponderExcluir
  4. Puts hj o povo só pensa nos namorados nem sabia q hj era dia de combate se nao eu postava no meu blog.....mas até que alguem lembrou parabens cara




    ah, vlw pela visita ao meu blog volte sempre

    ResponderExcluir
  5. Nossa Catarino dessa eu não sabia fiquei sabendo hoje graças ao seu blog vou até anotar na minha agenda pessoal para não esquecer mais;que bom que há pessoas como você que leva esse tipo de informação as pessoas,enquanto todo mundo posta sobre o dia dos namorados(inclusive eu)que é uma data comercial,muita gente desconhece a importancia do combate ao trabalho infantil que é comemorada hoje,parabéns Catarino!
    Um forte abraço da amiga e parceira Teca!

    ResponderExcluir
  6. É revoltante ver crianças trabalhando ao invés de estarem brincando e estudando!

    Vim agradecer sua aceitação à parceria e e dizer que já linkei também.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Catarino,
    Vc tem toda razão!!
    Acho que a maioria das pessoas nem tem conhecimento sobre esta data tão importante,e só pensam no "dia dos namorados".
    Mas que as ações de combate ao trabalho infantil seja feito todos os dias.
    Pq é um mal que atinge não somente as essas crianças.
    Nos dói no fundo do coração!
    parabens pelo blog e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  8. ola Catarino

    BOM DIA !!

    nao sou nada destas coisas , mas tenho no meu blog um selimho que acho que voce vai gostar!! é para uma boa causa e gostaria de contar com a sua ajuda !! vai la pegar!!!

    beijos

    isa

    ResponderExcluir
  9. Quando há alguns anos andei, mais uma vez, por terras brasileiras do nordeste, fui dar um passeio de jeep por plantação da cana de açucar, como é habitual os turistas fazerem. Meu guia foi um pequeno de cerca de 12 anos que me contou que trabalhava na cana e ganhava 10 reais por dia. Com isso viviam ele, a mãe e dois irmãos mais novos. O pai tinha morrido. Era obrigado a comprar tudo na cantina da fazenda onde tinha crédito mas estava sempre na situação de devedor.
    História triste mas real.
    Acho que o regime dos Coroneis ainda prevalece em certas regiões desse grande país, o que é inadmissível no século XXI.
    Felizmnte na Europa a situação é bastante diferente.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Catarino pelo dia bem lembrado, quando todos estão preocupados com seus próprios interesses,fato triste e lamentável mas real, valeu pela lembrança.

    Abraços

    Obrigado pela visita ao meu blog.

    ResponderExcluir
  11. Olá ...

    O artigo é muito interessante, assim como o conteúdo do seu Blog. São assuntos bastante diversificados ...

    Em relação ao artigo, isso é uma realidade que, infelizmente, ignoramos devido ao nosso cotidiano agitado ... mas para quem tem uma família, como é o meu caso, causa um desconforto muito grande.

    Um país sem uma estrutura educacional coesa cria indíviduos sociais totalmente sem noção do que um ser humano em desenvolvimento precisa.

    Há uma frase que sempre repito para minha esposa: "As pessoas não podem dar aquilo que nunca receberam.". Essas pessoas passam por grandes necessidades e tribulações e suas conciências foram totalmente abaladas. Isso não justifica tal comportamento, mas é inegável essa situação.

    PS: Obrigado por adicionar meu blog nos seus favoritos no BlogBlogs.com.br. Adicionarei o seu também.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts