A armadilha da aposentadoria no Brasil.

By
A armadilha da aposentadoria no Brasil


No Brasil a Previdência Pública é a maior responsável pelas aposentadorias das pessoas. Muitas pessoas procuram a aposentadoria assim que preenchem os requisitos mínimos para obter o benefício.

Mas é preciso ter muito cuidado, pois o valor pago pela Previdência leva em consideração além dos valores contribuídos o fator previdenciário, que leva em conta a idade do requerente, quanto mais novo maior é o índice. Esse fator diminui o valor a ser recebido como mensalidade na aposentadoria.

É uma espécie de punição, quem obtém a aposentadoria com idade ainda jovem tem seu valor diminuído, pois receberá por mais tempo, levando em conta a expectativa de vida que vem aumentando no Brasil.

Tire suas dúvidas sobre a Previdência
Na hora de obter a aposentadoria as pessoas têm o seguinte raciocínio, vou continuar trabalhando e vou ter o valor da aposentadoria acrescido a minha renda, logo vou viver melhor. Só que chegará um momento em que a idade não mais permitirá continuar trabalhando e aí vai sobrar somente o valor da aposentadoria, que será inferior às suas necessidades. Quanto mais velha a pessoa mais necessita de remédios e cuidados médicos e até de outra pessoa para ajudá-lo.

Por isso antes de requerer a aposentadoria deve-se solicitar a simulação do valor que o benefício irá pagar e ver se será suficiente para viver sem contar a atual renda. Às vezes esperar alguns anos melhora bastante o valor da renda mensal, pois aumenta o tempo de contribuição, a idade do requerente e a quantidade de mensalidades que farão parte do cálculo. Atualmente a Previdência utiliza a média das contribuições feitas desde julho de 1994 utilizando oitenta por cento das de valor mais elevado.

Claro que é possível fazer um plano de previdência privado, mas considerando que a grande maioria da população brasileira ganha pouco, dificilmente será feita e mantida até que venha a deixar de trabalhar.

Quanto mais cedo as pessoas passarem a se preocupar com sua aposentadoria mais chances terão de ter uma boa vida na velhice, pois um plano alternativo de previdência privada iniciado ainda na juventude requer menor valor mensal para obter uma renda melhor quando chegar a hora de aposentar-se.



Imagem: Pensando em você

4 comentários:

  1. Com certeza antes de dar entrada no pedido de aposentadoria, deve-se passar pelo site do inss, fazer uma simulação da contagem de tempo e também a simulação do valor a que terá direito. Muitos ao fazer estas simulações ficam indignados, pois os resultados são assustadores.Pedágio aqui, proporcional ali, então verificar e refletir muito antes de uma decisão definitivaé muito importante para não haver arrependimentos futuros.

    ResponderExcluir
  2. É triste o descaso e o desrespeito com os idosos, isso tem que melhorar! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Devido a complexidade e as constantes alterações na fórmula de cálculo das aposentadorias, é sempre bom procurar orientação de um advogado de sua confiança.

    ResponderExcluir
  4. Catarino

    Muito bom seu artigo! Ele trata de um assunto que agora nao damos tanta importancia mas que no futuro ira fazer uma enorme diferença.

    Obrigada pelas dicas.

    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts