As leis brasileiras e sua aplicação.

By
No Brasil as leis são aplicadas de formas diferentes. Quanto mais importante for a pessoa menos é atingida pelos efeitos de uma lei.


Esta semana foi preso pela Polícia Federal um banqueiro famoso junto com outros acusados e imediatamente após a prisão o Presidente do Supremo Tribunal Federal veio a público dar sua opinião contrária a prisão feita e já adiantando que daria a liberdade assim que o pedido fosse feito.


Todos os dias pessoas são presas injustamente e não se vê nenhuma autoridade do judiciário vir a público protestar contra. Há algum tempo a imprensa noticiou que um homem havia sido preso porque retirou uma casca de árvore e uma mulher pegou um ano de prisão por roubar um pote de margarina em um supermercado.

A lei de tolerância zero de álcool para dirigir automóvel está levando muitas pessoas à prisão, mesmo não tendo cometido nenhuma infração e sendo sua vida pregressa irrepreensível. Enquanto isso outras pessoas que tenham avançado o sinal vermelho, feito ultrapassagem em local perigoso, conduzido o veículo em velocidade acima do permitido, tenha ingerido drogas ilícitas não será preso, no máximo terá que pagar multa de trânsito e pronto.


Nos últimos anos centenas de figuras importantes foram presas e logo depois libertadas e nunca se viu falar que algum deles tenha sido condenado. A última condenação que se tomou conhecimento foi a do operador do mensalão Marcos Valério que foi condenado a pagar dois salários-mínimos e alguns meses de serviço comunitário e ainda declarou que iria recorrer por achar a pena injusta.


Aqui em Santa Maria um homem matou a ex-esposa com golpes de faca e pegou sete anos de prisão. Outro homem em uma briga deu um tiro em um rapaz, o rapaz não veio a óbito e o homem foi condenado a cumprir 14 anos de prisão por tentativa de assassinato. Qual será o critério usado para que um tenha pego uma pena tão leve e o outro uma pena bem mais rigorosa. Deve ser que o primeiro tinha dinheiro para pagar bons advogados e o segundo não.


As leis têm aplicação relativa, depende da quantidade e da importância dos advogados contratados para fazer a defesa, quem tiver pouco dinheiro corre o risco de pegar penas mais rigorosas.

9 comentários:

  1. Pois é Catarino infelizmente a justiça do Brasil é muito injusta e o dinheiro fala mais alto!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu velho!
    Verdade concordo com a revisão dos direitos e com a revisão das penas brasileiras que infelizmente poupa os que podem pagar de 10 a 12 mil reais por um Habbeas Corpus que sempre é muito bem recebido por nossos juizes, a lei é falha, o pobre paga muitas vezes pela imprudencia, essa semana li um artigo no Terra que falava sobre a historia de um senhor de 74 anos que esta preso a mais de 3 meses apenas por deixar suas vacas pastarem em um gramado que fica proximo a uma rodovia, vendo esse fato, e vendo o caso deste banqueiro não existem mais duvidas somos vitimas sim da desigualdade!

    Um abraço querido parabéns pelo post!

    Venha nos visitar!

    ResponderExcluir
  3. Oi Catarino! Obrigado pelo comentário e pela visita no meu blog! te linkei lá, ok?!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visitinha....
    Vim retribuir e comentar.
    Se todo cidadão brasileiro entendesse o significado justiça o Brasil seria um país muito melhor.
    Beijossss...
    Se cuida, tá!!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é amigo Catarino, a Dra. New (dos blogs Xereta e Estúrdio) escreveu um post parecido com o título "Rasgando o meu diploma", aliás ela rasgou o verbo, mandou muito bem, já é a minha Dra preferida.
    Mas seu post está à altura, como sempre faz, post interessante, informativo, esclarecedor. Parabéns!
    Pelo visto (lido) estamos no "país de ninguém", quero dizer "no país dos ricos" e corruptos.
    Saúde e sucesso!
    Um grande abraço,
    Moura

    ResponderExcluir
  6. Aqui na Italia, nao é tao diferente...

    Abraços..
    Gi, Roma

    ResponderExcluir
  7. O Comentário do STEPHAN :
    NÃO ESQUENTA...
    Para você ver...por isto que as coisas estão assim...
    As pessoas não ligam...e esta na hora de começar a agir, falar, divulga...etc...
    Fico indignado quando vejo estas coisas...primeiro a noticia...depois o comentário...é dose.
    Abraços e continue assim, temos que falar mesmo...

    ResponderExcluir
  8. bom na minha opiniao as leis brasileiras temque existir de um jeito ou de outro se nao ia ter muita desordem no brasil

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts