
A soma de tudo isso é na verdade o retorno da inflação. O Governo Federal vem tomando, já há alguns anos, medidas que agora estão refletindo no aumento constante dos preços.
Para garantir a reeleição o atual Governo incentivou o endividamento das classes menos favorecidas pela renda, principalmente os aposentados. Essa medida causou um aumento do consumo e deu a falsa impressão de que o País havia retomado o crescimento. Passado algum tempo e esgotada a capacidade de obter novos empréstimos, tem pessoas que estão com suas rendas comprometidas em até cinco anos, o consumo começa a cair. A população mais pobre não tem mais condições de se manter, os preços dos alimentos foram os que mais subiram e é justamente nesse item que a renda dos menos afortunados é gasta.
Mas não foi só a classe menos favorecida que se endividou. O mercado de automóveis e imóveis também foi muito incentivado. Dava para comprar um automóvel zero em até seis anos e as concessionárias ainda ofereciam a compra do automóvel usado. A pessoa financiava a totalidade do valor do automóvel e levava para casa o dinheiro do usado. E é claro que esse valor era consumido.
O Governo anunciava com orgulho o enorme crescimento do consumo. Agora vem o resultado, as pessoas estão com suas rendas comprometidas e os preços dos produtos em geral estão aumentando diariamente. O próximo governante vai receber o país em estado grave e reverter a situação será muito difícil e com enorme sofrimento do povo, pois em economia as atitudes tomadas hoje refletem muito tempo depois e a reversão é lenta e dolorida.

O incrível é ver tudo isto e o governo vir dizer que está tudo sob controle. É o verdadeiro engana bobos!
ResponderExcluirInfelzimente novamente estamos caindo nos conceitos básicos da inflação, onde a demanda torna-se maior que a oferta e os preços em geral aumentam de forma constante. Este ciclo faz com que a moeda perca o seu poder aquisitivo.
ResponderExcluirOi Catarino!
ResponderExcluirFaço as palavras da Tânia e do Jonilson a minha.
Sabe aquela piada?
Companheiro! nunca na história desse país .... blá blá blá
Bjos, e tenha uma ótima semana. Andréia Santana
Olá!!! To passando pra desejar uma semana linda pra vc!!!
ResponderExcluirBjos no teu coração!!!
Pois é amigo Catarino, e os pobres "coitados" de nós é que arcamos com o maior prejuízo.
ResponderExcluirMais uma coisa, aproveito para lhe parabenizar por mais uma conquista o "Top 500" no BlogBlogs, parabéns! continue com este excelente trabalho.
Saúde e sucesso!
Grande Abraço,
Moura
A situação é séria e só nos resta alardear o nosso descontentamento mesmo. Providências devem ser tomadas, pois o descontentamento econômico é um senhor "derruba-governo".
ResponderExcluirBeijo Catarino e um bom dia pra vc!
Letícia.
http://babelpontocom.blogspot.com/