A inflação voltou ao Brasil

By
Nos últimos meses os preços dos produtos e dos serviços têm aumentando de forma constante. Muitas são as explicações, para os produtos agrícolas são os problemas climáticos, para os serviços são as recomposições de preços previstos em contrato.
A soma de tudo isso é na verdade o retorno da inflação. O Governo Federal vem tomando, já há alguns anos, medidas que agora estão refletindo no aumento constante dos preços.

Para garantir a reeleição o atual Governo incentivou o endividamento das classes menos favorecidas pela renda, principalmente os aposentados. Essa medida causou um aumento do consumo e deu a falsa impressão de que o País havia retomado o crescimento. Passado algum tempo e esgotada a capacidade de obter novos empréstimos, tem pessoas que estão com suas rendas comprometidas em até cinco anos, o consumo começa a cair. A população mais pobre não tem mais condições de se manter, os preços dos alimentos foram os que mais subiram e é justamente nesse item que a renda dos menos afortunados é gasta.
Mas não foi só a classe menos favorecida que se endividou. O mercado de automóveis e imóveis também foi muito incentivado. Dava para comprar um automóvel zero em até seis anos e as concessionárias ainda ofereciam a compra do automóvel usado. A pessoa financiava a totalidade do valor do automóvel e levava para casa o dinheiro do usado. E é claro que esse valor era consumido.
O Governo anunciava com orgulho o enorme crescimento do consumo. Agora vem o resultado, as pessoas estão com suas rendas comprometidas e os preços dos produtos em geral estão aumentando diariamente. O próximo governante vai receber o país em estado grave e reverter a situação será muito difícil e com enorme sofrimento do povo, pois em economia as atitudes tomadas hoje refletem muito tempo depois e a reversão é lenta e dolorida.

6 comentários:

  1. O incrível é ver tudo isto e o governo vir dizer que está tudo sob controle. É o verdadeiro engana bobos!

    ResponderExcluir
  2. Infelzimente novamente estamos caindo nos conceitos básicos da inflação, onde a demanda torna-se maior que a oferta e os preços em geral aumentam de forma constante. Este ciclo faz com que a moeda perca o seu poder aquisitivo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Catarino!
    Faço as palavras da Tânia e do Jonilson a minha.
    Sabe aquela piada?
    Companheiro! nunca na história desse país .... blá blá blá
    Bjos, e tenha uma ótima semana. Andréia Santana

    ResponderExcluir
  4. Olá!!! To passando pra desejar uma semana linda pra vc!!!
    Bjos no teu coração!!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é amigo Catarino, e os pobres "coitados" de nós é que arcamos com o maior prejuízo.
    Mais uma coisa, aproveito para lhe parabenizar por mais uma conquista o "Top 500" no BlogBlogs, parabéns! continue com este excelente trabalho.
    Saúde e sucesso!
    Grande Abraço,
    Moura

    ResponderExcluir
  6. A situação é séria e só nos resta alardear o nosso descontentamento mesmo. Providências devem ser tomadas, pois o descontentamento econômico é um senhor "derruba-governo".
    Beijo Catarino e um bom dia pra vc!

    Letícia.

    http://babelpontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts