Os direitos individuais estão ameaçados no Brasil

By
Todos os dias são divulgadas novas leis que vão diminuindo a liberdade individual dos cidadãos brasileiros. A lei seca esta transformando todos os cidadãos em marginais.

Aqui no Rio Grande do Sul estão estudando uma lei que irá proibir a exposição de salgadinhos, doces e refrigerantes nas cantinas das escolas. A motivação é para melhorar a qualidade da alimentação de nossos filhos.

Será que é preciso mais uma lei, será que vão prender ou expulsar da escola um aluno que for pego tomando refrigerante ou comendo um salgadinho. Dizem que a lei é necessária para mudar os hábitos alimentares das crianças.

Eu acredito na liberdade individual e se há um problema nutricional das crianças que estão na escola é preciso que os pais orientem seus filhos, que as escolas façam campanhas e outros métodos de conscientização. Não haverá melhora nutricional nenhuma, somente vai surgir o mercado negro, ou seja, quem gosta de refrigerante ou salgadinho vai dar um jeito de comprar, seja próximo da escola ou levar de casa.

O estranho disso é que milhares de crianças estão nas ruas sem alimentação nenhuma, sem escola e sem casa e os legisladores não estão preocupados com o nível de alimentação dessas pessoas.

Parece que as leis são feitas para aumentar a visibilidade dos políticos, para dar e impressão de que estão preocupados com o povo. Mas as leis feitas estão somente causando enormes transtornos para todos os envolvidos.

Querem que, por força de lei, as crianças passem a consumir frutas e verduras, mas ninguém foi ver os preços, será que as crianças das camadas mais pobres terão condições de comprar frutas, pelo que vejo nos supermercados esses itens são bastante onerosos e a maioria da população não terá dinheiro para que seus filhos comprem.

5 comentários:

  1. As leis estao ai para colocar 'bom senso' nas pessoas que nao tem bom senso, e como vivemos num país onde isso é raridade, estas leis 'fazem-se' necessárias.
    Claro que o ideal seria investir em discernimento e fazer com que as pessoas paguem pelas suas decisões, mas isso nao dá votos.

    ResponderExcluir
  2. Atualizei o endereço do seu blog na minha lista, querido.

    Abs e ótimo dia!

    ResponderExcluir
  3. Será que é mesmo para melhorar a qualidade da alimentação?

    Talvez seja tramoia de alguma ONG ligada a algumas cooperativas agricola.

    Grato por sua visita.

    ResponderExcluir
  4. É a típica mentalidade brasileira de achar que tudo pode ser resolvido por meio da lei. Até mesmo achar que as crianças vão se alimentar melhor por causa da lei.

    É brincadeira.

    ResponderExcluir
  5. Chegando e debatendo.

    Quanto a lei seca tem seus exageros, mas é fato que alcool e direção não combinam.
    Quanto as crianças, não deveria ser uma questão de lei e sim de bom senso da direção dos colegios, meus filhos são obedientes e não compram para o lanche o que eu não permito que comam, checo isso sempre...Mas existem crianças com diabetes, colesterol alterado, pressão alta entre outros fatores disparados pela alimentação.

    Criança não tem capacidade de decidir sobre o propiro cardapio, nem tudo que é bom é saudavel, estãs aí as estatisticas sobre obesidade infantil que não deixam ninguém mentir.

    E falando em direitos individuais li uma frase uma vez : "seu direito começa quando termina o dos outros"
    Que direito um cara tem de tomar todas e chapar o carro num outro transportando uma familia e acabar com ela?

    Mas espera aí, tolerancia zero não!!!!!

    Te aceitei lá no myblog.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts