Sobre os comentaristas em jogos de futebol

By
comentaristas, futebolAdoro assistir jogos de futebol na televisão, não só do meu time do coração. Assisto a muitos jogos.
Gosto de escrever sobre o que me incomoda e um fato que noto há tempos é a falta de capacidade dos comentaristas que trabalham nas transmissões.
Normalmente tem um narrador que troca os nomes dos jogadores e sempre diz muitas bobagens. Dizem, por exemplo, o juiz não deu a falta, mesmo que as imagens mostrem que não houve falta, além de que quem comanda o jogo é o árbitro e todos eles dizem juiz.

Tem também o comentarista de arbitragem, normalmente um ex-árbitro que passa o jogo todo criticando as atitudes do árbitro e dos bandeirinhas ou árbitros auxiliares, como se fosse possível não cometer erros num jogo. Eles mesmos quando eram árbitros erravam muito e eram contestados e agora se fazem de perfeitos, dizendo que fariam isso e tomariam tal atitude. Fácil é criticar depois de ver várias vezes a cena por vários ângulos. Quando o árbitro comete um erro grande que irá proporcionar uma repercussão grande nada falam para não se comprometer posteriormente por ter tomado uma posição.
Há também o comentarista que acompanha o jogo em si e comenta sobre táticas e posicionamentos dos jogadores e as atitudes dos técnicos.
Nos casos dos jogos que ocorrem aqui no Rio Grande do Sul contra times de fora, esses comentaristas querem passar a impressão de neutralidade e por isso passam o jogo todo criticando o time local, e elogiando o time visitante. Isso incomoda tanto que muitas vezes da vontade de desligar o volume da televisão e ficar só com as imagens.
Hoje em dia os jogos são todos transmitidos por canais pagos e por isso a maioria é transmitida por pessoas despreparadas e sem nenhum conhecimento sobre os clubes que estão se enfrentando.
Considerando que pagamos pela transmissão dos jogos acredito que deveriam colocar profissionais melhor preparados para fazer as transmissões.

8 comentários:

  1. Pior é que eles erram até vendo o replay coisa que o árbitro não pode fazer.

    ResponderExcluir
  2. Catarino,

    Ouvir as narrações nas redes de televisão e rádio fica a cada dia mais difícil. Os comentários são, geralmente pouco embasados, e a grande maioria prefere a neutralidade "burra" ao realçar lances de técnica, acertos do treinador, os mériots do adversário.

    O futebol com estes senhores, tornou-se uma partida de perdedores, algo distante dos tempos gloriosos de Zico, Pelé, Garrincha, Falcão, Tostão etc.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. rpz so presta assistir jogos na espn brasil. qq outro canal so tem burro comentando. eu praticamente todo jogo tenho q reclamar no meu blog desses caras q so falam merda na televisao e ainda ficam dizendo q sao a melhor equipe de jornalistas da televisao ¬¬

    ta afim de trocar de link cmg? e pode me add no msn? to querendo pegar umas dicas sobre templates e outras coisas pq eu to por fora ainda. quero mudar o meu

    ResponderExcluir
  4. Pior ainda é quando o comentarista torce para um dos times. Aí ele puxa a sardinha pro time dele e e só elogios. E aí, o outro já era!

    ResponderExcluir
  5. rpz n acho q nem o clube e nem os jogadores sao obrigados a aceitar as propostas pq o jogador tem contrato e n pode sair na hora que quiser sem nd acontecer. eles recebem mt mais do q qq outro emprego e tb o clube so ganha dinheiro fazendo um time bom pra ganhar titulos e gerar renda com diversos tipos de retorno

    ja add seu blog

    ResponderExcluir
  6. n esqueca q hj tem jogo ao vivo no meu blog. qual seu time?

    ResponderExcluir
  7. Você esta certo, é duro assistir a jogos ouvindo tanta bobagem.
    Mas fazer o que, já me acostumei e quando estou assitindo não presto atenção ao que eles dizem...
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Eu não entendo muito sobre futebol, mas concordo plenamente com você, toda vez que assisto a um jogo, falo o mesma coisa...este comentarista é "Maria vai-com-as-outras". Em momento o jogador está péssimo, em outro, o fulano de tal está dando um show. Sem contar o C.M da CGP que enlouquece com verdão, se há gol ele grita ggggggooooooooooollllllllll e quando narra gaviões diz gol e pronto, e assim por diante.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts