Cinco dicas para planejar sua aposentadoria.

By
Cinco dicas para planejar sua aposentadoria.


A maioria da população brasileira não se preocupa com a aposentadoria. Só vai ver como é na hora de solicitar o benefício. Aí tem que correr para conseguir toda a documentação.

Além da parte burocrática temos que pensar de como vai ser nossa vida fora do ambiente de trabalho.
Para que a aposentadoria seja realmente boa é necessário que comecemos cedo a pensar nela. É preciso fazer um planejamento para antes de atingirmos o direito ao benefício e para depois de formalmente aposentados.

Por isso vou listar cinco tarefas que devemos fazer antes da aposentadoria, quanto mais cedo iniciarmos melhor.

1 – Se você é jovem e vai trabalhar por conta própria não se esqueça de filiar-se à Previdência Pública, pois no futuro vai fazer falta. Quando se é jovem a palavra aposentadoria parece pertencer a outro mundo, para outras pessoas. Mas é um fato que vai acontecer com todos nós, mais cedo ou mais tarde.

2 – A Previdência Pública tem um valor máximo para pagar de mensalidade na aposentadoria, hoje está em R$ 3.038,00, se você ganha mais que isso precisa fazer um plano de Previdência Privada. Quanto mais cedo começar melhor, vai pagar menos mensalmente e receberá uma mensalidade maior quanto atingir a idade que pretende se aposentar. Não esqueça que é um ótimo investimento e que deduz do imposto de renda a pagar.

3 – Cuide da sua saúde, de nada adianta se aposentar para ficar em casa sofrendo ou tendo dificuldade para se locomover. Por isso quanto mais jovem você começar a fazer exames periódicos de controle dos indicadores de saúde melhor. Você vai manter seu corpo preparado para uma vida longa e saudável. A expectativa de vida tem crescido anualmente no Brasil. Para gozar a aposentadoria você vai precisar de saúde.

4 – Comece um plano de condicionamento físico e não abandone nunca, dê total prioridade, pois quem faz exercícios sempre terá um corpo saudável e poderá usufruir de tudo o que há de bom na vida. Segundo os médicos nunca é tarde para começar, mas quanto antes melhor. Se você consegue erguer seu corpo aos trinta e continuar se exercitando poderá erguê-lo quando tiver oitenta.

5 – Planeje uma atividade para fazer depois da aposentadoria, há muitos casos de pessoas que entram em depressão por falta de perspectiva de vida após a aposentadoria.

Nosso cérebro funciona como um músculo é preciso mantê-lo em atividade para que funcione bem. Quando se afastar do seu trabalho habitual é necessário que já tenha uma atividade para seus dias de folga. Pode ser uma nova profissão, com horários mais flexíveis e que você goste de fazer. Pode ser uma atividade voluntária. Não importa o que vá fazer, mas é preciso que faça alguma coisa. Não vá despedir-se do trabalho e achar que a vida vai ser boa só porque não precisa levantar cedo na segunda-feira.

O trabalho nos mantém ativo e sua falta nos leva a um sentido de inutilidade.



Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Imagem: Pensando em Você

8 comentários:

  1. Olá Catarino! Excelentes dicas!

    É incrível como existem milhares de pessoas que não se preocupam com a questão da aposentadoria.

    Contribuir para a previdência é importante não apenas para se aposentar, mas também para o caso da pessoa ficar doente e ter que ficar sem trabalhar.

    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Catarino!
    Estou lendo tua postagem e lembrando que hoje uma colega se despediu de nós rumo a aposentadoria. Muitas que se aposentaram entraram em depressão. Gostei muito da postagem. Tem muita gente que trabalha por conta própria e não contribui para a previdência... quando adoece fica sem ter o que comer porque não pode trabalhar e nem receber o auxílio doença.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Catarino, excelente suas dicas, muito importante! Se vc me permite gostaria de publicar lá no blog, claro que com os seus devidos créditos.
    Obrigada
    Bjs e boa noite

    ResponderExcluir
  4. Amigo Catarino, ótimas dicas. Confesso que ainda não tinha parado para pensar em tudo que disse neste post, mas já estou pensando, e vou colocar em prática o mais rápido possível, principalmente (previdência privada e exercícios físicos) tenho estado como sedentário.
    Saúde e sucesso!
    Abraço,
    Moura
    http://meioambiente.blogomoura.com

    ResponderExcluir
  5. É Catarino,

    Quando tinha dinheiro sobrando e mais tempo de vida, eu não me preocupei com a aposentadoria.

    Agora é correr atrás do prejuízo, e do dinheiro para a aposentadoria.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Catarino!

    Parabéns pelo post. São dicas como essas que precisamos repassar as pessoas menos economizadoras.

    A previdência privada é uma boa pedida para completar o baixo teto de 3 mil reais da previdência social.

    Conheça aqui a estrutura de seguros e previdência no Brasil.

    Com relação aqueles artigos que você tinha mencionado, fique a vontade para me enviar que eu publico citando sua fonte.

    O seu blog, está cada vez mais atrativo e fácil de encontrar nos mecanismos de busca.

    Parabéns pelo trabalho e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Catarino
    Obrigado pelas excelentes dicas.
    Diga-me, por favor, estive no Exército por 6 anos. Isso vai me ajudar na contagem de tempo, quero dizer, a cada ano servindo serei beneficiado com algum tempo mais??
    Antecipo agradecimentos.
    Abç
    Pontini

    ResponderExcluir
  8. Jose
    O tempo militar soma para o regime geral, mas sem acréscimo é tempo comum.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts