Dia Internacional da Alfabetização.

By
No dia oito de Setembro é comemorado o dia Internacional da Alfabetização.
Esse tema é muito importante, pois o analfabetismo faz com que uma Nação fique em desvantagem na competição neste mundo globalizado. Quanto mais tarde se iniciar uma luta para erradicar o analfabetismo em nosso País mais custoso será. Tanto em valores gastos como em tempo para obter resultados e reaver o custo.
Neste ano a UNESCO está dedicando como tema para o Dia Internacional da Alfabetização a relação entre a alfabetização e a saúde. A frase usada pelas Nações Unidas é a alfabetização é o melhor remédio.
A UNESCO e seus parceiros enfatizam o quanto a alfabetização é significante para sociedades saudáveis, com ênfase maior nas epidemias e doenças contagiosas como a Aids, tuberculose e malária. Estes são umas das principais preocupações da saúde pública mundial.
No Brasil o analfabetismo ainda é muito grande, segundo o IBGE em 2000 havia 13,6 % de pessoas analfabetas com mais de 15 anos.
Esse número é o que mede os analfabetos absolutos, ainda há os analfabetos funcionais, ou seja, aquelas pessoas que escrevem o nome e lêem algumas palavras, mas são incapazes de interpretar um texto.
Por isso é muito importante a participação de todos na luta contra o analfabetismo. O Governo deve estimular as empresas que proporcionem tempo e principalmente meios de freqüentarem aulas que venham a tirar seus funcionários do analfabetismo ou melhorarem suas capacidades de leitura e de entendimento dos escritos. O resultado será compensador para todos os envolvidos.
A pessoa que deixa o analfabetismo se sente como quem recém começou a ver o mundo.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.

4 comentários:

  1. Excelente notícia. A educação realmente é o melhor remédio mesmo. É por meio dela que um país torna-se grande e justo. É inadmissível que um país tão rico como o nosso tenha tantos analfabetos. Mas é preciso ir mais além, pois além dos analfabetos, o Brasil ainda tem milhares de semi-analfabetos, jovens que saem da escola sem saber ler ou escrever corretamente.

    ResponderExcluir
  2. Olá Catarino!

    É muito triste este alto índice de analfabetismo e também a baixa qualidade de ensino em nosso país.

    No Rio de Janeiro existe a "aprovação automática", o aluno sabendo ou não a matéria ele é aprovado. Isso é educação?

    Abraços e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Catarino!
    Infelizmente, ainda temos necessidade de que este dia seja todos os dias, mas...
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Catarino,
    Coloquei uma interessante postagem sobre Violência Doméstica, gostaria muito de conhecer sua opinião.Grande abraços.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts