A Independência do Brasil

By

Hoje se comemora no Brasil o Dia da Independência. Antigamente era uma data muito mais festejada, havia desfile de escolas, indústrias e das forças armadas, polícias, bombeiros e muitos outros. As escolas tinham bandas que treinavam muito para fazer bonito no desfile. Hoje as escolas nem participam mais do desfile de Sete de Setembro. Acontecem alguns desfiles em dias anteriores e em ruas sem importância e quase ninguém vê.

Em geral não há mais uma empolgação pelo País, o amor cívico está morrendo. Atualmente todos estão pensando em como levar vantagem com o País e não em engrandecê-lo com seu trabalho e luta. 

Consta o seguinte sobre a Independência do Brasil na Wikipédia:

Denomina-se Independência do Brasil ao processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data adotada é 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". Segundo a história oficial, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente  D. Pedro, bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Alguns aspectos da versão oficial, no entanto são contestados por alguns historiadores.



Se gostou do post subscreva nosso FEED.

7 comentários:

  1. Ola Catarino
    Esse ano aqui na minha cidade até que fizeram um desfile maior e mais organizado; escolheram um horário mais acessivel... Mas faz parte do jogo eleitoral, o prefeito disputa a reeleição rs.
    Penso que a grande massa nunca teve esse país, parece que mora de favor e é explorada por isso. Até existe sim um patriotismo, mas anda muito desgastado... E o pessoal que manda e desmanda só quer saber de sugar nossas terras e vender seus frutos lá fora...
    Obrigado pela re-visita e comentario no meu blog. Saiba que é sempre bem vindo.
    Abraços e uma otima semana!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, as pessoas não estão nem aí para 7 de setembro, perdeu-se muito o entusiasmo, o patriotismo. Bjs

    **Têm post novo, passe lá no Compartilhando as Letras. Vou linkar seu lindo Blog, mas como não sei ainda, depenso de minha filha para fazê-lo.Abraços cariocas

    ResponderExcluir
  3. Olá Catarino, sua postagem foi muito conveniente, faça uma experência como eu fiz, saia perguntando à todos hoje se eles se lembraram que hoje é '7 de setembro'... poucas pessoas vão se lembrar, claro, não é feriado durante a semana, não mudou a rotina das pessoas. Eu fiquei muito triste com essa constatação. Realmente o país está morrendo civicamente e pude constatar isso pessoalmente hoje, por esta experiência.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Catarino!

    Aqui na minha cidade todo ano tem desfile. Mas o evento é muito mais para promover as supostas realizações da prefeitura do que festejar a data específica.

    Abraços e um excelente final de domingo!

    ResponderExcluir
  5. DE fato as coisas mudaram muito! Antigamente dava pazer e era divertido assistir e participar de desfiles cívicos. Hoje, se bobear somos assaltados no meio do desrfile. Isso é que desestimula nossa festa de 7 de setembro.
    Abs,
    Amilton.
    interamil.net

    ResponderExcluir
  6. Verdade, o amor a pátria foi esquecido, o civismo...etc...etc.
    No meu tempo a gente antes de entrar para a aula cantavamos o Hino Nacional...hoje os caras cantam o Créu....é brincadeira...
    Não estão nem ai com a hora do Brasil...
    Aonde vamos parar deste jeito...?
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Bem, amigo Catarino, esta tal independência acho que nunca existiu ou vai existir, a cada dia nos vemos cada vez mais dependentes e não é só de Portugal não, somos dependentes do mundo inteiro, não por questão de competência dos cidadãos Brasileiros, mas sim por incompetência dos nos políticos que entrega nosso País de bandeja. Temos todas as riquezas, digamos assim para auto-suficiência, mas importamos quase tudo.
    Eu particularmente gosto dos desfiles de 7 de setembro, mas há muito tempo não acredito na história da carochinha.
    Saúde, graça, paz e sucesso!
    Abraço,
    Moura
    http://meioambiente.blogomoura.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts