Os crimes virtuais

By
Crimes VirtuaisSegundo reportagem no jornal Zero Hora os crimes virtuais movimentam mais valores que os proporcionados pelo tráfego de drogas.
Os criminosos estão levando vantagem porque as polícias brasileiras ainda não estão preparadas para enfrentar este tipo de crime. Também não há legislação própria para tratar desses delitos. Tudo isso facilita a vida dos criminosos.
A maior arma usada pelos delinqüentes é o e-mail, pois as pessoas sem experiência acabam caindo em mensagens com propostas maravilhosas ou mesmo de que tem que atualizar seus dados bancários.

Eu já recebi um e-mail que imitava a caixa postal segura do Banco do Brasil dizendo que se eu não atualizasse meus dados em 48 horas minha conta ficaria indisponível. Repassei os dados ao Banco do Brasil que me retornou dizendo que já havia comunicado a polícia.
Em outro e-mail uma pessoa dizia saber pouco da língua portuguesa e por isso pedia que clicasse em um link em que havia uma mensagem em inglês. No resumo dia que possuía uma grande quantia para aplicar e gostaria de ter um sócio, preferencialmente do Brasil. Claro que eliminei a mensagem, mas vi no jornal que outras pessoas caíram no golpe e registraram queixa na polícia que verificou que estas mensagens vinham da África do Sul.
Consta que no Congresso Brasileiro está tramitando uma lei de crimes cibernéticos que irá tipificar este tipo de delito e facilitar a Justiça nos processos que vão a julgamento.
O maior fator de sucesso dos criminosos é a ingenuidade das pessoas que não percebem que os bancos, tribunais e outras empresas nunca enviam mensagem pedindo que informem dados. Também tem o fator da ganância que leva algumas pessoas a tentar ganhar dinheiro fácil. Tanto que até hoje ainda há pessoas que caem no conto do bilhete e também nas ligações telefônicas dizendo que ganharam uma série de prêmios e que devem remeter uma quantia para as custas de liberação.
Temos que ficar alerta no uso da internet e prestar atenção e orientar nossos filhos para os perigos que há.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.

6 comentários:

  1. Olá amigo Catarino!

    Tenho recebido vários e-mails como este de pessoas que possuem uma fortuna e que desejam investir aqui no Brasil e outros que vão deixar uma fortuna de herança para o primeiro que se comunicar.

    Foi muito bom você ter comentado sobre este assunto aqui no seu blog. Quanto mais as pessoas forem alertadas para estes golpes, menores serão as chances dos criminosos.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Catarino,o que mais recebo em minha caixa de emails são formúlas milagrosas de se ficar rico em poucos dias.Existe mesmo esse milagre?Abraços e uma boa tarde.

    ResponderExcluir
  3. O número de internautas aumenta e o de crimes virtuais vai na mesma proporção, não tem jeito.
    Cuidado sempre, essa é a regra.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem///obrigado pela visita no meu blog//ok//volte sempre/Vou adicioner vc na minha lista de blogs//se quiser adiconar fica a vontade/abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Catarino

    Também já recebi esse do BB, e recebi outros da Receita Federal e até da Policial Federal. É importante essa divugação...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. hello!!! brother manda uns comentarios para o meu orkut
    sobre os crimes virtuais

    e trabalho de escola

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts