A bolsa de valores e a economia global.

By
Bolsa de Valores não é para pequenosAs bolsas de valores de todo o mundo foram atingidas por acontecimentos na economia dos Estados Unidos.

Já faz algum tempo que o sistema financeiro americano está abalado e era uma questão de tempo para haver o estouro.

Agora grandes bancos quebraram e os efeitos foram sentidos em todos os lugares.

O nosso presidente da República disse que não há com o que se preocupar. Que o Brasil está imune às crises mundiais. Essa declaração foi feita na tentativa de acalmar os mercados, pois não há como ficar imune. A economia mundial está toda indexada e um abalo em qualquer país causa estragos nos outros, quanto mais uma crise na maior economia do mundo.

Os abalos econômicos são como um vírus, desses que não inventaram vacina, que ataca muitas pessoas. Claro que quanto mais forte for a pessoa mais fácil será sobreviver. A economia brasileira está fortalecida, mas há uma grande dependência do mercado internacional. As importações estão elevadíssimas devido ao dólar desvalorizado e as exportações dificultadas pelo mesmo motivo.

O resultado da bolsa de valores tem uma relação direta com o valor do dólar, se as ações caem o dólar aumenta. Se o dólar aumenta a reserva internacional cai rapidamente e em questão de dias ou semanas toda a fortaleza da economia se desfaz.

Por isso em vez de bravatas dizendo que os Americanos têm de resolver seus problemas que nós resolvemos o nosso o Presidente deveria tentar ajudar em tudo o que fosse possível para que a crise não aumente.

Também não adianta dizermos que não temos nada com isso, pois não temos dinheiro aplicado na bolsa. Todo o prejuízo das empresas acaba sendo pago pela população e quanto mais pobre mais paga.

Vamos torcer para que o governo americano consiga salvar seu sistema financeiro o mais rápido possível para que os efeitos por aqui sejam os menores possíveis.



Se gostou do post subscreva nosso FEED.

7 comentários:

  1. Desde el diario digital EL LIBREPENSADOR (http://www.ellibrepensador.com) le solicitamos que aporte su visión de la realidad sociopolítica, cultural, económica, sea cual sea su ideología o tendencia, pues nuestra línea editorial es absolutamente neutra, no influenciada por nadie. Somos libres, independientes y plurales.

    ResponderExcluir
  2. Disse bem, Catarino.
    Falar que não temos nada com isso e que o Brasil está imune é a mesma coisa que dizer que o aquecimento global está na cabeça das pessoas, é imaginação.
    Parabéns pelo post.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Catarino, como vai?

    É, o presidente Lula, em entrevistas, quis amenizar o problema por causa da campanha política do PT, mas teve que dar o braço a torcer. A questão é grave e afeta todos nós.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Lógico que isso afetará a todo o mundo num primeiro momento, porém o Brasil , acredito que começará a ter benefícios a longo prazo pois ganhará credibilidade internacional por ter saído com poucas feridas desta crise, mas fatores como corrupção e baixos investimentos em educação, poderão ofuscar um pouco este brilho que teremos futuramente.
    O que o Lula está fazendo sabiamente ( lamento dizer isso rsrs) e Blefar, pois afinal onde você investiria o seu dinheiro?
    Se espalhar qua seremos afetados acontecerá como em crises anteriores,os empresários tem medo de investir os empregos param de existir e as pessoas param de comprar por medo do desemprego. Provavelmente o Brasil caminha para um fortalecimento do Mercado interno.
    Como eu costumo dizer esta é apenas a minha opnião ,não significa que estou errado nem que estou certo, mas sim que eu penso.

    ResponderExcluir
  5. Olá Catarino!

    Parabéns! Muito bem explicada a questão.

    Muitos não compreendem como a crise nos Estados Unidos pode afetar outros países. Com sua explicação ficou tudo mais claro.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Respondendo ao Jackweb. O que eu quis disser é que o Presidente deve falar que estamos forte mas internamente trabalhar para enfrentar a crise que se abaterá sobre todos, fortes ou fracos, quanto mais preparados estivermos mais facilidades teremos de sair da crise.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts