A bolsa de valores e os pequenos aplicadores.

By
a bolsa de valores e a crise econômica

Nos últimos dias está em grande destaque a crise financeira e as enormes perdas nas bolsas de valores.

Quando se vê as notícias pensa-se que só irá perder dinheiro os grandes investidores, pois os pequenos estariam nas aplicações seguras da renda fixa e da poupança.

Só que isso não é verdade, nos últimos anos os pequenos investidores começaram a aplicar em fundos de renda variável com concentração em ações negociadas na bolsa de valores.

Conversando sobre a crise algumas pessoas dizem que fizeram aplicações e que estavam gostando dos rendimentos e por isso aplicavam suas sobras nos fundos. Os rendimentos ficavam bem acima das aplicações de renda fixa.

Agora veio a crise e pegou todo mundo de surpresa, as cotas dos fundos se desvalorizaram e, por medo de perder, muitos estão fazendo retiradas. Isso faz cair ainda mais e a corrida continua. A médio prazo as perdas dos pequenos investidores será enorme.

E as pessoas ficam cegas quando começam a perder dinheiro e não aceitam conselhos para que deixem os valores aplicados esperando uma melhora. Ninguém acredita que venham a ocorrer melhoras e por isso sacam o que sobrou.

A aplicação de valores em ações ou em fundos de ações deve ser feita com muito cuidado e sempre com pensamento de longo prazo. Os ganhos de curto prazo são ilusórios e o risco de perda não compensa aplicar pequenos capitais que muitas vezes tem destino certo.

Quem tem pequenos capitais deve se contentar em ganhar pouco nas aplicações de renda fixa do que querer ganhar muito nas aplicações de renda variável.

Nesses tempos de economia globalizada um abalo em um país distante pode fazer o aplicador brasileiro ter perdas que somadas dará uma grande perda para todo o sistema.

Leia também este post sobre a crise nas bolsas


Se gostou do post subscreva nosso FEED.

6 comentários:

  1. Catarino

    Muito legal esse seu texto. A maioria das pessoas nao conseguem entenderem que nao è so o grande aplicador que corre risco nessa crise financeira mundial. Os brasileiros que vivem aqui na Italia entao... estao todos felizes com a alta quotaçao do euro em relaçao ao real e nao teem ideia do que isso significa na economia brasileira.

    Agora, sinceramente, voce acha que o pequeno investidor, aquele que investe em fundos fixos e poupança, corre algum risco?

    Um abraço pra ti

    ResponderExcluir
  2. Olá Catarino!

    O governo incentivou pequenos investidores a investir na bolsa. Agora, o governo está preocupado em socorrer os "bilionários" do mercado financeiro. E o pequeno investidor quem vai socorrer?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Catarino!

    Penso que quando fazemos tal tipo de investimento em ações, deve se pensar em rendimentos a longo prazo e não transformar a bolsa em cassino, como os americanos fizeram todo esse tempo. Excelente texto.

    Abraço,

    =]

    -------------------
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo!

    de investidor o investidor portal investidor portal do investidor investidor profissional investidor agressivo guia investidor guia do investidor central investidor mercado ações mercado de ações bovespa ações bovespa petrobras ações vale ações petrobras bolsa de ações investir ações açoes la bolsa bolsa mexicana bolsa de lima mercado de valores acciones bolsa de caracas bovespa bolsas de valores ações da vale ações da petrobras ações vale petrobras ações petrobras investir em ações comprar ações ações banco brasil ações petrobrás investir ações fundo investimento investimento di fundos investimento fundo de investimento fundos de investimento banco investimento investimentos fondi investimento fondi banco de investimento atlantico fundo investimento melhor investimento investimento na bolsa o melhor investimento poupança investimento ações fundo de investimento investimento em ações fundo investimento investimento bolsa fundo 157 atlantico fundo fundo imobiliário la crise a crise crise mundial crise 1929 crise financière crise financiere crise economica crise de 1929 crise 2008 crise financeira crise 2008 crise financiere la crise financière la crise financiere crise economica mundial crise financière crise financeira crise eua crise mundial crise economica a econômia econômia brasil econômia do brasil econômia no brasil econômia brasileira econômia política econômia politica econômia mundial a econômia brasileira caixa econômia econômia politica econômia mundial econômia do brasil a econômia econômia no brasil econômia brasileira econômia brasil a econômia brasileira plano negócios plano de negócios grandes negócios pequenas empresas gestão negócios gestão de negócios negócios imobiliários revista negócios modelo de negócios empresas e negócios época negócios época aberto para negócios negócios imobiliários escola de negócios mundo dos negócios jornal de negócios bons negócios negócios de sucesso analista de negócios

    ResponderExcluir
  5. Olá Catarino,

    Uma boa forma de conhecer a bolsa é se divertindo com o Jogo da Bol$a, simulador em tabuleiro que ensina até a ganhar com a bolsa em baixa.
    Tá em http://www.jogodabolsa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola pessoal. eu comecei aprender sobre bolsa de valores, fazer aplicações... fazendo um curso de traders, chamado equipe trader, acho que eles tem um bom método para lhe ensinar, eu por exemplo aprendi tudo que sei através do professor Osney, ele é o professor da equipe trader. A aula é online com um programa muito fácil de usar, e pelo conhecimento que nos da sobre analise grafica, acho que ta barato. Paguei 40R$ por mês e tem o iniciante e o inter-avançado. Estou acabando o inter-avançado e já to aplicando e to me saindo muito bem.
    Quem quiser mais informações e cadastrar ai esta, eu achei eles bem sérios.
    http://www.equipetrader.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts