A Constituição Brasileira mudou sua vida?

By
Constituição Brasileira mudou sua vida

No dia 05 de Outubro de 1988 era promulgada a Constituição Brasileira. Hoje esta completando 20 anos de vigência.

Muitas coisas mudaram após sua promulgação e a vida dos brasileiros foi mudando também.

Mas uma alteração afetou minha vida. Antes da Constituição de 1988 o preenchimento de vagas no serviço público não era feito obrigatoriamente por concursos. Além disso, os concursos podiam ter regras discriminatórias, entre elas a fixação de idade máxima.


Eu ingressei no serviço público em 2003 e nessa época já contava com 44 anos de idade e pelas regras anteriores estaria fora da competição. Perderia eu e perderia o serviço público, pois da turma que entrou comigo em 2003 os melhores servidores foram justamente os mais experientes. O fato de um candidato ter mais idade é benéfico para o serviço público, pois trás toda sua experiência em outras atividades. Esse conhecimento é aproveitado sem necessidade de treinamento. Eu tinha experiência de 21 anos de trabalho em um banco internacional e esse conhecimento pode ser aplicado sem maiores traumas. Já os jovens precisam de treinamento e levam anos para obter a experiência necessária para melhorar seu desempenho.

O que a Constituição não pode tirar foi justamente o preconceito que há na vida privada com quem atinge a idade de 40 anos que passa a ser considerado improdutivo. No serviço público isso é proibido e proporciona oportunidades iguais a todos os brasileiros. Inclusive a reserva de vagas para pessoas com necessidades especiais, que foi introduzida pela carta magna de 1988, trouxe ótimos servidores aos quadros dos governos.

Cada pessoa poderá dizer que algum artigo afetou sua vida, mas acredito que todos os reflexos foram positivos.

Claro que nossa Constituição não é perfeita, principalmente o excesso de regulamentação e a grande facilidade para ser emendada. Todos os dias há alguma alteração sendo examinada pelo Congresso Nacional. Por isso temos que ficar sempre atento e atualizando seus artigos.



Se gostou do post subscreva nosso FEED.

6 comentários:

  1. Fico feliz que tenha visitado meu blog, obrigado!
    Espero que tenha gostado!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. A Constituição de 1988, veio sim para melhorar nossas vidas. O que você refere ao preconceito é muito triste, mas infelizmente existe. É muito bom ver a inclusão, que Carta Magna proporcionou.
    Mas precisamos ficar de olho e algumas vezes soltar a voz, para impedir certas alterações na mesma, alterações descabidades, de cérebros "brilhantes".

    Abraços, obrigada pela força!
    Tenha um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho triste ver que boa parte da constituição ainda é peça de ficção, por falta de leis que regulamentem e, principalmente, por falta de fiscalização do seu cumprimento.

    Temos uma constituição muito boa, não temos ainda é uma atuação civil forte capaz de forçar seu cumprimento em todos os aspectos.

    Afinal, ainda somos um país com altíssimo déficit de cidadania, moradia, educação, serviços públicos essenciais, direitos individuais, etc. Se todo brasileiro tivesse o que a constituição lhe garante, seríamos o paraíso...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita e pelo comentário meu velho.

    Boa sorte com seu blog também. Precisando de ajuda, estamos ai, só contactar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Falta é fiscalização para garantir o cumprimento da mesma.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Ah, sim a intenção era esta, mudar nossas vidas, e não podemos dizer que não mudou, mudou mas em muitos aspectos mudou pra pior infelizmente.
    Um país lindo, maravilhoso, terra das oportunidades, mas ainda precisa mudar e muito pra ficar bom.
    Um belo texto amigo Catarino como sempre, parabéns!
    "Tô de olho no seu contador de comentários".
    Saúde, paz e sucesso!
    Um grande abraço,
    Moura

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts