Para onde foram os lucros dos bancos?

By
lucro dos bancosO Governo Federal está anunciando que vai usar as reservas internacionais do Brasil para ajudar os bancos no enfrentamento da crise atual.

Nos últimos seis anos do atual governo não ocorreu nenhum crise na proporção da atual e os bancos brasileiros lucraram valores astronômicos.

Agora que vem a crise será necessário usar os valores duramente acumulados pelos negócios de exportação e importação para salvá-los. Para onde foram os lucros desses últimos anos? Os lucros foram embolsados pelos sócios e na hora da crise é o povo que terá que pagar. Como se as enormes somas que acumularam não tivessem sido sugadas do povo. Foi o povo que pagou juros altíssimos em todos os tipos de empréstimos e taxas e nunca teve um desconto pelos lucros proporcionados nos anos dourados.

Na hora da crise nenhum sacrifício será feito pelos sócios dos bancos e sim pelo povo que terá as reservas do País gastas em ajuda. Com a diminuição das reservas as importações ficarão mais caras e os preços dos produtos irão aumentar de valor.

Hoje os preços estão em relativo controle devido a grande facilidade para a entrada de produtos importados e pelo grande volume de produtos exportados.

A crise financeira que está atingindo a maioria dos países irá dificultar o comércio internacional e conseqüentemente haverá diminuição da oferta de produtos e aumento de preços.

Claro que o Governo deve proteger o mercado financeiro, mas acredito que os bancos também deveriam dar a sua parte. Pegar parte dos lucros que acumularam nos últimos tempos e gastar para enfrentar a crise. Mas fazem ao contrário, a primeira medida é aumentar juros e taxas e pedir socorro ao Governo para não ter que arcar com nenhum prejuízo. Palavra que os banqueiros não conhecem, eles somente sabem lucrar e lucram sempre seja em crises ou em épocas de fartura. Quem paga a conta sempre somos nós que utilizamos o sistema financeiro que está colocado de maneira que é quase impossível viver sem ter algum tipo de transação com eles.

Leia também Cheque especial tem juros exorbitante.

Se gostou do post subscreva nosso FEED.

6 comentários:

  1. Olá Catarino!

    Realmente não dá para entender como instituições financeiras que anunciam ganhos bilionários por semestre, precisam de ajuda.

    E nossa ajuda quando vai vir?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio!!!
    Continue nos visitando =)

    ResponderExcluir
  3. Um pacote para fazer de uma vez por todas uma reforma tributária, que ouço desde criança, para ajudar sim os micro, médias e até grandes empresas, isso nunca acontece, né? Agora, quando é para ajudar bancos, é tudo imediato! Nos últimos anos, o lucro líquido tem sido na casa de bilhões. Ajuda pra q? Qual o absurdo que irão inventar agora para destinar nosso dinheiro? É lamentável...
    Abraçõs

    ResponderExcluir
  4. Olá, Catarino,muito oportuno o seu texto.
    A relação entre correntistas dos bancos (ou seus simples usuários) é injusta. Eles (os bancos) tem lucros exorbitantes e não pagam impostos. Já nós, "pobres mortais", temos nosso salário cada vez mais desvalorisado e pagamos altos tributos. Portanto,de fato, quem irá arcar com o prejuízo que os próprios bancos causaram não são eles, mas nós, infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. Catarino, a receita é simples: Você abre um banco, coloca anuncio npo intervalo do Jornal NAcional e capta clientes. Então, você transfere as aplicações dos correntistas para contas de laranjas, vive como Rei torrando dinheiro e algun tempo depois anuncia a quebra do Banco por conta do mercado financeiro. Então vem o Governo e "empresta" um dinheiro sem garantia de retorno algum para que os correntistas não fiquem a ver navios. Pronto! Fica bem proresto da vida. E viva os Banqueiros!!! Nós, pobres mortais e que SEMPRE sai perdendo.
    Abs,
    Amilton.
    interamil.net

    ResponderExcluir
  6. Oi, Catarino!

    É isso que me deixa mais triste: o governo sempre acode os bancos e as instituições financeiras nos momentos de crise...e a sociedade sempre paga o pato. Em tempo, o cara do estacionamento dobrou o valor da hora e disse que é por causa do aumento do dólar, que a crise pegou todo mundo de surpresa....hehehe...esse cara tá doido. Não dirijo ainda. Vou trabalhar de carona com um amigo e ficamos revoltado com a cara de pau desse homem.

    Abraço,

    =]

    -------------------
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts