A telefonia móvel gera novos comportamentos.

By
Telefone celular
Com a massificação do uso de telefones móveis nota-se um novo comportamento das pessoas. Fala-se ao telefone em todos os lugares e em situações estranhas.

Hoje pode-se dizer que todas as pessoas carregam consigo um aparelho de telefone celular. Isso faz com que os comportamentos mudem, pois podemos ser chamado em qualquer horário e lugar.

Muitas pessoas não consideram deselegante atender ao telefone quando está sendo em uma loja ou guichê de serviço público. Eu trabalho no serviço público e, muitas vezes, quando estou atendendo uma pessoa, o telefone toca e a pessoa atende tranquilamente na minha frente sem pedir licença ou qualquer ato que demonstre a necessidade de falar naquele momento. Ficam falando sobre assuntos pessoais e dando detalhes como se a pessoa a sua frente não existisse.


Outro fato que acho estranho é uma pessoa sozinha em uma parada de ônibus falando por meio de fone de ouvido. Por estar sozinha e falando alto e sobre acontecimentos pessoais, como se o interlocutor estivesse presente torna a cena surreal. Também tem os que falam enquanto estão andando no meio das pessoas, muitos olham pensando que estão sendo chamados e a pessoa não está preocupada com a multidão, segue resolvendo o seu problema normalmente.

Isso ocorre o tempo todo e às vezes é até engraçado. No meio de um grupo de pessoas, que estão aguardando por atendimento, uma pessoa atende ao telefone e começa a falar bem alto. Dizendo várias palavras soltas que, para quem está ouvindo, parece uma representação teatral com um único ator e os demais fazendo as vezes da platéia.

Acredito que o correto é desligar o telefone enquanto está sendo atendido em qualquer lugar, pois todos os telefones registram as chamadas e se for importante é só retornar ou aguardar que ligue de novo.

Mas esses comportamentos vão se tornando corriqueiros e a maioria das pessoas passam a achar normal e seguem atendendo seus aparelhos em qualquer lugar como se toda chamada fosse extremamente urgente e inadiável. Muitas vezes são assuntos corriqueiros e sem importância nenhuma.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.

8 comentários:

  1. Eu sou uma pessoa que muitos chamam de "contra", porque nunca lembro de pegar o celular, ainda anoto telefones em um pedacinho de papel e por aí vai...
    Acho horrível estar em uma reunião, ou um banco, ou consultório médico... e o danado tocando (a pessoa além de não desligar, ou deixar no silencioso, deixa o volume no máximo) e a pessoa demorando para atender.
    A educação cabe em qualquer lugar, não nascemos com ele e não vamos morrer por ele.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre estou com meu celular, mas coloco no modo silencioso em diversos lugares, quando é possível verifico quem está ligando, e se realmente for necessário atender, me afasto para um local discreto para falar.

    Hehe, os fabricantes de celulares deveriam colocar um aviso em seus aparelhos. "Utilize seu celular de maneira educada".

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu me recuso a atender telefone se estou na fila do caixa no supermercado ou qualquer outro lugar onde eu precise da atenção de alguém ou vice-versa. E sempre que saio automaticamente alterno para o modo vibratório. Acho que ninguém tem obrigação de escutar minhas conversas e acho falta de educação estar no meio de uma conversa e interromper para atender o celular. A não ser q eu fosse vendedor e esta fosse minha ferramenta de trabalho, o que não é o caso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Além destas pessoas não terem o bom senso estão ficando mal educadas.
    Tive um celular acho que fui uns dos primeiros a adquiri-lo, era carissimo, o aparelho e a taxa de inscrição, paguei a primeira conta e nunca mais, não pelo valor e sim percebi que este formidável aparelho iria acabar com a minha privacidade e afetar os meus costumes.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Catarino,
    Coloquei uma interessante postagem sobre a saúde do professor, o estresse gerado pela profissão e as ´péssimas condições. Passe por lá, me dê a honra da sua presença.Estou linkando seu lindo Blog.

    ResponderExcluir
  6. interessante e curioso... e agora vem ai as videochamadas... imagine vc numa situaçao errada .. e tua mulher te liga..
    "_Amor liga o camera"... puts.. q M...

    ResponderExcluir
  7. Tecnologia é sempre bom, mas algumas pessoas abusam...

    Eu tenho celular pq hoje não se vive mais sem...PORÉM uso apenas quando REALMENTE necessário.
    NÃO GOSTO DE FALAR POR TELEFONE! MESMO!

    Um abraço da Pitanga.

    ResponderExcluir
  8. Caro Catarino, realmente é engraçado, a pessoa falando pelo fone de ouvido, rsrsrs, e feio quando atende sem pedir licença.
    Mas hoje meu amigo, espera-se tudo, o mercado está dominado.
    Isso vai de pessoa para pessoa. Vai da consciência de cada um.
    Eu mesmo recebi uma visita no meu Blog de um iPod. Quanta honra a minha.
    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts