Câncer de próstata, um perigo para os homens.

By
cancer de prostata, ir ao medico para cuidar da saude do homem
Muito se tem falado do câncer de mama, mas para os homens o maior perigo é o câncer de próstata. Essa doença pode ser curada se for diagnosticada cedo, como toda doença, e para isso é necessário que os homens tomem coragem para ir ao médico.


Lendo o caderno saúde do jornal Diário de Santa Maria vi a resposta dada a seguinte pergunta:


Existe algum sintoma que pode indicar o câncer de próstata? A resposta foi a seguinte:

O câncer de próstata em sua fase inicial tem uma evolução silenciosa. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes ao crescimento benigno da próstata (dificuldade miccional, freqüência urinária aumentada durante o dia ou à noite). Na fase avançada da doença, pode ser caracterizada por um quadro de dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, como infecções generalizadas ou insuficiência renal.


É necessário ressaltar que o câncer de próstata é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmão.


Até o momento, não são conhecidos formas específicas de prevenção do câncer da próstata. No entanto, sabe-se que a adoção de hábitos saudáveis de vida é capaz de evitar o desenvolvimento de certas doenças, entre elas o câncer. Deste modo, é importante:


- Fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física;


- Ter uma alimentação rica em fibras, frutas e vegetais;


- Reduzir a quantidade de gordura na alimentação, principalmente a de origem animal;


- Manter o peso na medida certa;


- Diminuir o consumo de álcool;


- Não fumar.


Por isso meus amigos a diminuição do risco de virmos a ter essa doença depende principalmente de nós e precisamos seguir os conselhos acima para ter uma vida mais saudável.



Se gostou do post subscreva nosso FEED.


13 comentários:

  1. Bem lembrado, Catarino. Não vejo uma campanha que seja realmente série sobre câncer de próstata, pelo contrário, o que ocorre é só piadas sobre o exame de próstata.

    As pessoas esperam "um sinal" que quando chega já pode ser tarde demais.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ainda existe o preconceito para fazer este exame que é tão simples e pode salvar muitas vidas.
    Um abraço e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Catarino.
    Essa é uma doença terrível que deve ter sempre a prevenção como palavra de ordem.Fazendo os exames preventivos, procurando estar de olho em todo e qualquer sintoma e procurar logo um especialista. Parabéns pela relevante postagem.Beijão

    ResponderExcluir
  4. Catarino.
    Vc já conseguiu ver os resultados da Campanha??? Muita gente está linkando meu Blog, cresce a cada dia o número de novos links!!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por sua visita ao meu blog, e por suas palavras.Excelente esta sua postagem.
    Abraços.
    Eloah

    ResponderExcluir
  6. Catarino, recentemente escrevi sobre o Câncer de próstata, e neste momento passamos por uma grande polêmica, enquanto INCA diz que o toque retal e o exame de sangue PSA não são úteis para rastrear a doença como exames de rotina, apenas necessários depois que surge algum sintoma da doença, a sociedade brasileira de urologia diz que devemos fazer estes exames frequentemente, como exames de rotina, para diagnosticar mais cedo um câncer de próstata. Vamos ver como vai ficar, estou acompanhando. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Grande Catarino, é um tema polêmico para os homens, quero dizer machistas, no entanto devemos a cada dia buscar informações para que se não erradicada seja pelo menos minimizada em potencial.
    Já oubimos o Lula e o Serra dizerem que devemos é fazer os exames devidos como demonstração de macheza, mas como disse meu pai (em memória) pouco antes de falecer (infarto agudo) é uma situação constrangedora e talvez por isso é que nós homens não nos encorajamos para o toque retal, que situação!
    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Moura

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post catarino, a unica coisa que me deixa intrigado é que em pleno 2008 rumo 2009 o exame seja toque retal.
    Parece que estamos em 1800.

    ResponderExcluir
  9. Todo o homem depois de 35 anos deve tomar muito cuidado com isso e fazer o exame do toque.Não é vergonha nenhuma fazer isso.Homens,cuidem-se!

    ResponderExcluir
  10. Então Catarino, manter-se saudável evita não só essa, mas como vários problemas, inclusive, devemos visitar o médico constantemente não só pra ver a próstata, né... sendo este um tabu para muitos.
    Bem, acho que ainda não estou na idade pra fazer este tipo de exame, rsrsr, mas um dia terei que fazer.

    ResponderExcluir
  11. Catarino, eu tinha vergonha de fazer uma avaliação sobre este problema que hoje não atinge somente os homens, conversando com colegas que já fizeram exames preventivos, me convenci a fazer também pois após os quarenta anos de idade é muito importante essa avaliação até mesmo para previnir ou tratar em tempo caso haja alterações.Fiz PSA e toque. Graças a Deus está tudo bem.Acho que cuidar da própria saúde é dever de todos que gostam de viver,não? Quanto ao preconceito? não dá para perguntar para quem já morreu.

    ResponderExcluir
  12. Excelentes informações! Visite meu blog você também...

    http://www.vitaperfectaest.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts