Cuidar do coração prolonga a vida.

By
dica saude e exercicioO Jornal Diário de Santa Maria fez uma reportagem onde demonstrou estatística das causas de morte em Santa Maria.


Houve 1.403 mortes em Santa Maria do primeiro dia do ano até o dia 31 de Outubro. Dessas mortes 27 por cento foram causadas por problemas do coração e a segunda causa foi o câncer com 21 por cento.


Desses dados dá para concluir que se cuidarmos de nosso coração teremos muito mais chances de alongar nossa vida. Os cuidados com o coração começam com uma visita ao médico e após a avaliação temos que fazer exercício.






O exercício mais simples que existe, o mais fácil de fazer e que pode ser praticado por todas as pessoas é a caminhada. O ser humano sempre caminhou, lembre que nos primórdios as populações eram, na sua maioria, nômades e por isso estavam sempre em movimento.


Atualmente vivemos em escritórios e quando chegamos em casa não temos disposição para mais nada. Mas isso deve ser abandonado, é preciso movimentar o corpo para que nosso coração melhore seu desempenho e nossa vida seja melhor e mais longa.


Há alguns anos atrás eu fui ao médico e descobri que tinha pressão alta e meus indicadores estavam todos acima do indicado. Segui os conselhos do médico e parti para a caminhada, no princípio era preciso um grande esforço para realizar o mínimo recomendado. Hoje caminho por mais de uma hora e em alguns dias faço até corrida. Todos meus indicadores melhoraram e mantenho as visitas regulares ao médico para não fugir das recomendações.


A melhora do condicionamento físico ajuda o coração na sua nobre função, mas ajuda também o corpo a enfrentar outras doenças. Muitos cânceres entram em ação por alguma fraqueza em nosso corpo. Quanto melhor nossa saúde geral menos chance temos de vir a ter alguma doença grave. Inclusive as doenças que afetam os idosos, como a fraqueza dos ossos, diminuem com os exercícios constantes. A musculação, mesmo leve, ajuda o organismo a absorver o cálcio tão necessário para fortalecer nosso esqueleto.


Outra coisa muito importante para nossa saúde é abandonar o fumo, a maioria dos cânceres são os de pulmão que são potencializados pelo hábito do cigarro.


Por isso, caro leitor, vá ao médico e siga seus conselhos de melhorar a alimentação e fazer exercícios sempre. Você viverá mais e melhor.
Veja a reportagem completa no Diário de Santa Maria.

Se gostou do post subscreva nosso FEED.

6 comentários:

  1. São dados que devem ser considerados com muita atenção, parabéns, Catarino.

    As vezes podemos mudar um pouquinho que seja nosso estilo de vida, deixando de usar o carro em percursos menores ou descendo alguns pontos antes para quem usa ônibus.

    Abraços e ótimas semana pra ti.

    ResponderExcluir
  2. sempre digo aos meus familiares para cuidarem da saude pois esta é a unica que o dinheiro não compra, mas mesmo assim meus avós principalmente deixam de se cuidar, brasileiro é triste né, espero que as pessoas se concientizem (escrevi errado provavelmente desculpe =p)

    ____________________


    http://tecnijogos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. é preciso estar muito atento principalmente com o que comemos.

    Abs

    meire

    ResponderExcluir
  4. Cuidar da saúde é fundamental.

    Parabens pelos 50.000 acessos.

    Sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Blog muito informativo, excelente!!!
    O Círculo Literário pede gentilmente sua visita, para juntos propagarmos a Literatura!!Apareça por lá e veja nosso mais novo convite para você!!
    Até!!
    "A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal."(Machado de Assis)

    ResponderExcluir
  6. Olá, Catarino! Todos culpam a vida moderna pela falta de exercícios físicos. "Desculpa esfarrapada", pois se o sedentário amasse a própria vida, abdcaria de, ao menos, uma atividade, para cuidar da saúde.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts