O uso da seta indicativa de direção.

By
Direção, automóvel, pisca-pisca

Os automóveis vêm de fábrica com um acessório chamado seta indicativa de direção, popularmente chamada de pisca-pisca. Só que ninguém usa, os motoristas mudam de direção sem dar sinal para os outros ou para que as pessoas saibam que vai entrar em uma rua ou qualquer outro local.

Eu saio quase todos os dias para caminhar na rua e fico observando, principalmente antes de atravessar, que os automóveis chegam à esquina e dobram sem fazer qualquer sinal. Temos que tomar cuidado redobrado para não ser atropelado.

Será que nas aulas que precedem a retirada da carteira de motorista não há mais instrução de como usar os sinais ao trafegar pelas ruas. Se fosse um ou outro que não usasse seria até aceitável, mas o que se vê é que ninguém usa e ninguém acredita no sinal quando usamos, pois muitas vezes vem um automóvel dando sinal que vai dobrar na rua e segue em frente, se alguém confiar no sinal sofrerá um acidente.

Parece que os motoristas acham que dar sinal é uma demonstração de fraqueza, vão ficar diminuído. Eu sempre uso, quando fiz auto-escola era um item que poderia causar a reprovação no exame prático de direção. No tempo que eu fiz minha primeira habilitação poucos homens faziam aulas de direção, afinal os homens já nasciam sabendo dirigir. Na auto-escola somente as mulheres faziam aulas. Mas parece que isso não mudou muito, mesmo as aulas práticas sendo obrigatórias não estão aprendendo a dirigir corretamente.

Com a quantidade de carros aumentando todos os dias o perigo para o pedestre cresce na mesma proporção, só que este quando pega o automóvel faz as mesmas barbaridades. Outro item que ninguém respeita é a faixa de segurança, quando um motorista faz o certo e para na faixa o que vem atrás desvia e passa pelo lado buzinando e se uma pessoa tiver coragem de atravessar será atropelada.



Se gostou do post subscreva nosso FEED.

9 comentários:

  1. É Catarino realmente este problema existe e é muito sério. Hoje por comodismo muita gente faz um monte de barbaridades no transito e acaba muitas fezes prejudicando quem não tem nada haver com o assunto. Mas como diz um amigo meu quanto vê isto acontecer “carro de boi não tem seta!”
    Eu felizmente não tenho este problema ligo o pisca até dentro do pátio de casa, devido o costume e coloco o sinto de segurança para tirar o carro da garagem, nunca se sabe...
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. É realmente uma falta de educação não fazer uso das setas. Isso é básico e sempre utilizei mesmo quando não havia nenhum carro atrás ou mesmo um pedestre. É costume, é o correto. O grande número de motoristas que "compram" a carteira pode ser uma explicação para o que acontece, somado é claro com a habitual falta de educação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Tudo bom?Interessantes textos vc sempre traz, enriquecendo a internet!!
    Parabéns!!
    Círculo literário espera sua visita na Poesia de Fátima Valente, poeta barbarense!!
    Até!!

    ResponderExcluir
  4. É incrível como as pessoas esquecem rápido daquilo que aprendem. Tem alguns que usam a seta prá dizer que - "Já virei!, ou seja, só dá seta quando já está virando.
    Tem muitos acidentes que acontecem extamente pela falta de uso dos indicadores de direção. Acho que vamos ter que voltar a usar o braço para indicar a direção que vai virar. É melhor não fazer isso, ou alguém lhe arrcanca o braço!!

    A propósito, tem um selo que ganhamos do Rodrigo Piva e repassamos para você.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!
    Tem uma frase encantadora e verdadeira iniciando o seu blog...
    O Círculo Literário vem agradecer sua visita e pedir gentilmente sua visita na publicação de mais uma poesia!!
    Abraços poéticos!!
    Até!!

    ResponderExcluir
  6. Catarino, isso é um problema grave e muito comum! TODOS os dias vejo exemplos disso. É um perigo! Vai se fazer o quê? As pessoas tem que ter consciência que estão fazendo uma tremenda cagada não usando as setas ou mesmo usando pro lado errado.
    Temos que dirigir ppros outros também.
    Abs,
    Amilton.
    interamil.net

    ResponderExcluir
  7. Catarino

    Usar as setas de direçao è algo que nem aqui na Italia eu vejo. Dificilmente o povo usa. Eu como aprendi a dirigir na auto-escola e eles eram muito rigorosos com a utilizaçao das setas, ja uso no automatico, faz parte da minha rotina de direçao.

    Algo muito legal que existe aqui em Firenze è o respeito a faixa branca para pedestre. Todo mundo para se tiver alguem querendo atravessar a rua. Eu como brasileira, tive muita dificuldade para aprender a respeitar a faixa, sempre passava batida e esquecia de parar. Agora, ja fui domesticada e respeito sempre a faixa.

    Um grande abraço pra ti

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente nunca deixei de usar.
    Mas isso é um Tabu principalmente para os Jovens, que acham que são os donos do mundo, e têm que se divertir fazendo graça, cortando entre os carros, derrapando, patinando, fazendo drift, e o que a imaginação permitir.

    Outros é por burrice mesmo, que nem sabem onde fica a seta, pois teve que pagar para passar, de tão burro que era.

    Outra é a ignorância e preguiça do brasileiro, pricipalmente se for...

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi, Catarino!

    Confesso que até há bem pouco tempo, eu não tinha muito o costume de usar a seta, não. Mas depois de muitos puxões de orelha da minha mãe e namorado, estou aprendendo a andar na linha.

    Agora quanto à faixa de pedestres, aqui em Brasília não temos muitos problemas com isso, pois quase todo mundo respeita.

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts