Foz do Rio São Francisco em Alagoas.

By
margem do rio são francisco em alagoas


Há alguns dias fiz uma viagem a serviço a cidade de Maceió em Alagoas e no final de semana fizemos alguns passeios. No domingo fui visitar a foz do rio São Francisco que divide os estados de Alagoas e Sergipe.

Escolhi este passeio por ser um fato histórico, pois sempre se estuda este rio que é muito importante para uma vasta região que começa em Minas Gerais e vai desaguar em Alagoas.

Durante seu trajeto traz sustento para muitas famílias, que usam suas águas para irrigar plantações e pescar seus peixes para alimentação e também para vender. A pesca tem se tornado mais dificultada devido ao assoreamento.

Para mim foi uma grande emoção ver um rio que parece um mar, pois na região visitada possui uma largura de aproximadamente dois quilômetros e meio.

Em sua foz existe um grande banco de areia, área de proteção ambiental, mas que é permitida uma visita rápida. Juntamente com o guia caminhamos nas dunas de areia, são dunas móveis que conforme o vento se desloca e modifica a paisagem. Os coqueiros parecem que tem apenas um metro de altura devido ao efeito da areia que cobre seus caules.

Aqui no sul os rios são escuros e o rio São Francisco é azul e transparente, parece uma enorme piscina. Nadamos em suas margens e isso ficará marcado em minha memória.

Existem muitos locais lindos para serem visitados neste nosso País e o nordeste, com seu clima quente, pode ser visitado durante o ano todo.

Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.



Se gostou do post
subscreva nosso FEED.

7 comentários:

  1. Olá, Catarino!

    Que privilégio, héin?1?

    O Rio São Francisco é realmente belíssimo. Aliás, o Nordeste, como um todo é uma região que enche os olhos. Por isso, tenho orgulho de ser nordestino.

    Amigo, desejo para você e sua família um Feliz Ano Novo. Que em 2009 seus projetos sejam executados e que a felicidade o acompanhe.

    Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Catarino, que bom que além do trabalho pôde conhecer um pouco mais deste nosso país.

    Uma boa passagem de ano, e um 2009 melhor ainda.

    []'s

    ResponderExcluir
  3. Catarino,

    Um texto bem delineado que faz criar a vontade de passear e conhecer essa foz,esse rio...

    As belezas naturais do nordeste são especiais,já visitei algumas e outras estão programadas.

    Abraço amigo,
    joao

    ResponderExcluir
  4. Não sei se é o último post do ano mas enfim...

    Que neste Ano Novo você encontre felicidade, saúde, amor, dinheiro, paz.... Caso não encontre, é só procurar no Google. =D Feliz 2009

    ResponderExcluir
  5. Nada como unir o útil ao agradável, alem do trabalho pudestes conhecer lugares que somente conhecemos pela televisão, documentários ou de pessoas que por lá andaram.Muito boa experiência e inesquecível, sem dúvida. Abração.

    ResponderExcluir
  6. Olá Catarino, feliz o brasileiro que consegue conhecer alguns cantinhos deste nosso Brasil.
    Abraços e feliz 2009!

    ResponderExcluir
  7. Olá, estivemos por lá muito bonito lugar para não se esquecer.
    A Paz do Senhor

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts