Novo sistema de coleta de lixo em Santa Maria.

By
contêineres para coleta de lixo em santa mariaHá algumas semanas foi implantado, aqui em Santa Maria, um novo sistema de coleta de lixo. Esse sistema consiste em substituir a coleta feita por caminhões por contêineres. Os contêineres foram colocados em todas as ruas centrais a uma distância de 50 metros entre eles. As pessoas têm que colocar seus resíduos nesses contêineres que posteriormente são recolhidos.

Esse novo sistema trouxe uma melhora de imediato, pois acabaram os montes de lixo que ficavam na rua esperando a coleta. Quando o caminhão demorava o lixo ia se espalhando e depois de recolhido ficavam ainda muitos resíduos espalhados.

Claro que as pessoas estão reclamando, tudo o que é novo causa reclamação. Mas o importante é que a médio e longo prazo a cidade vai ficar mais limpa.

Por enquanto não há contêineres especiais para o lixo reciclável, mas há promessa de que serão instalados.

A imprensa local está relatando uma série de problemas que surgiram com os contêineres, mas esses problemas não normais e deverão ser corrigidos.

É preciso que as pessoas colaborem, não jogando o lixo na rua, nas antigas lixeiras e nem ao lado dos contêineres.

O mais difícil é educar o povo para aceitar as mudanças, pois esse sistema vai melhorar a vida das pessoas, haverá menos cheiro desagradáveis e insetos se proliferando em volta dos resíduos que ficavam espalhados pelas ruas.

Os contêineres também evitam que animais rasguem os sacos e espalhem pelas calçadas.

Vamos nos acostumar com mais essa inovação que serve de exemplo para outras cidades também adotarem.

Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post
subscreva nosso FEED.

7 comentários:

  1. Achei a idéia muito boa..

    Que se espalhe para outras cidades..

    Abç.

    http://www.analucianicolau.adv.br

    ResponderExcluir
  2. Mudanças sempre trazem reclamações e precisam de ajustes, mas o importante é que a população colabore para um bem maior.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Catarino

    Aqui em Firenze e praticamente em toda a Italia, o recolhimento do lixo è feito dessa forma, em conteineres espalhados por toda a parte. Sao diversos conteineres com cores diferente, onde voce pode fazer a coleta diferenciada. Um para plastico, vidros, outro para papeis e papeloes e outro so para lixo organico. Vou aproveitar a sua ideia e fazer um post sobre isso. Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Não deixa de ser uma idéia inovadora para o velho problema do lixo nas cidades de porte médio e grande.Aqui em Passo Fundo, tudo é terceirizado, a empresa demora e às vezes não vêm. Também a pressa com que fazem a coleta é muito rápida e o lixo fica espalhado nas calçadas e ruas.Tomara que tenham uma solução como Santa Maria.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Muitos estão acostumados com a desorganização e não percebem. Creio que este sistema é algo que pode tornar o ambiente até melhor, evitando, por exemplo, que animais espalhem o lixo na rua, como acontece aqui na minha cidade - Contagem/MG. Abraço e aproveito para convidá-lo a conhecer meu recente blog circodanoticia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Aqui em Portugal esse sistema existe já há quase 10 anos. E além dos containers de lixo, ao lado sempre há outros 3 containers com cores para reciclagem (amarelo para plásticos, verde para vidros e azul para papéis), sendo que existe ainda um outro container pequeno próximo aos de reciclagem que recolhe as pilhas e baterias usadas. A recolha do lixo normal acontece todos os dias, e o para reciclagem apenas quando está cheio (há uma ronda antes de recolher o lixo reciclável para avisar quais estão cheios e devem ser recolhidos para poupar tempo ao caminhão de recolha). E sempre de 2 em 2 semanas passa um caminhão de lavagem que automaticamente limpa e desinfecta os containers. Não sei como é no resto da Europa, mas me parece que é parecido. Abraços

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts