Saúde pública, óculos de grau em camelôs.

By
Saude publica em risco, oculos de grau em camelosHá alguns dias uma colega de trabalho verificou que havia esquecido seus óculos de grau em casa. Dissemos para ela que teria que voltar para buscar, pois não conseguiria trabalhar sem esse acessório indispensável.


A resposta dela é que me surpreendeu: - Vou ao camelô e compro um, sai mais barato que voltar em casa.


Indaguei se isso não era perigoso para os olhos e ela disse que eles vendem lentes de vários graus e é só escolher um parecido com o dela.


Saiu e em alguns minutos voltou com os óculos, olhando não se vê nenhuma diferença, parece um óculo comum.


Soube que a grande maioria da população compra óculos de grau nos camelôs, vão lá e ficam experimentando até achar um que melhora sua leitura.


Isso ocorre porque a saúde pública está em pleno abandono, as pessoas pobres não conseguem uma consulta com um especialista e mesmo que conseguissem não teriam dinheiro para mandar fazer as lentes.


E o pior é que quase todas as pessoas irão precisar desse acessório para manter sua visão que com a idade vai se deteriorando.


Eu enxergava bem até um ano atrás e de uma hora para outra as letras começaram a ficar borradas e a leitura diária mais difícil. Fui ao médico e saí com a receita. Agora uso óculos para leitura o tempo todo, pois trabalho lendo muitos documentos e leis.


A maioria da população não pode fazer isso, sentir a necessidade e ir ao médico e mandar fazer os óculos. Por isso precisam recorrer aos camelôs para tentar amenizar sua dificuldade.


Até quando isso vai continuar não sei, mas a cada dia a população é mais maltratada em todos os aspectos, principalmente os idosos que mais precisam da tutela do Estado para se manter com o mínimo de dignidade.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.

10 comentários:

  1. Que risco! Eu não apelaria para um camelô de jeito nenhum! Não é questão só de estética. Mas principalmente de saúde! Não tem retorno.

    Eu gastei mais nesta ultima lente. Optei por escolher uma foto-cromática, esperando praticidade. Realmente, ajuda. Mas se fosse ter que fazer de novo, não sei se faria não. Acho que não justifica o investimento.

    Mas, voltando ao tema, lentes compradas legalmente não são tão caras assim. Se não me engano, dá pra encontrar lente por R$10,00. A armação já elevaria o preço... mas não justifica o fato de apelar para o camelô.

    Sei lá. Eu não arrisco.

    ResponderExcluir
  2. Tem interesse em trocar links?
    Acesse: http://suaverdade.blogspot.com
    E me visite.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Catarino, há um mês fui consultar e fiz vários exames porque de uma hora para outra começou a embaraçar tudo.Tudo normal nos exames, porém já mandei fazer um modelo de óculos com o grau que preciso, bem discreto e barato.Acho que deveria ser proibido a venda de óculos ou lentes em camelôs e é com certeza, só falta fiscalização.È muito prejudicial o uso sem definição do grau de dificuldade de cada um. Mas o nosso SUS realmente é uma confusão que ninguém entende mais nada, especialistas nesta área é muito difícil ou como aqui, quase impossível uma consulta por este órgão. Abração.

    ResponderExcluir
  4. Se fossem somente os que necessitam de óculos e não possuem dinheiro, estaria bom.
    Tem muita gente com dinheiro ou que não necessita de óculos (escuros) e mesmo assim compra, prejudicando a sua visão, talvez pelo fato de não ter visão que isso os prejudica.

    []'s

    ResponderExcluir
  5. Cato, essa é uma prática pra lá de perigosa e muito comum realmente. Já tive gente próxima que a usou pra resolver o problema momentaneamente, mas o dano não precisa de muito tempo pra se instalar, né?
    Vc está de parabéns por denunciar o caso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. REALMENTE ISSO É UM ABSURDO, MAS TAMBÉM, PRA FALAR A VERDADE, O PREÇO DE UM ÓCULOS NÃO É NADA BARATO, POR ISSO A POPULAÇÃO SE SUBMETE A ESSE TIPO DE COISA.NA ÓPTICA, NÃO DÁ PRA SAIR POR AÍ ESCOLHENDO O MAIS BARATO, TEM QUE ESCOLHER O QUE FICA BEM. A PESSOA, ENTÃO, POR NÃO TER CONDIÇÕES, SE SUBMETE A ISSO. O PREÇO DOS ÓCULOS DEVERIA SER MAIS BARATO.

    ResponderExcluir
  7. O preço dos óculos realmente é problema. Uso desde os 10 anos de idade ou seja, há 33 anos. Como meu grau é muito alto fico triste cada vez que uma lente quebra. Tenho 10,75 de miopia no direito e 7,25 no esquerdo e mais alguns de astigmatismo. Cada uma está me saíndo por 140,00. Agora preciso fazer o óculos completo pois o meu já deu o que tinha que dar. Isso significa um gasto de , no mínimo 400,00. Já estou com a lente quebrada há 15 dias por ainda não poder dispor dessa quantia.
    A|braços

    ResponderExcluir
  8. Acabei de comprar um óculos de camelô e vim pesquisar na Web para ver se havia algum dano para minha visão. Aqui neste site não encontrei ninguém com um argumento convincente, explicando o verdadeiro motivo de um óculos de grau de um camelô ser realmente nocivo à saúde. Acho que a maioria que critica sobre esses óculos são pessoas ligadas à óticas e que estão se sentindo ameaçadas.
    Abraços.
    PFreire

    ResponderExcluir
  9. Realmente, óculos são caríssimos, porém essenciais. Há muitas opções de preços, embora para muitos sejam caros. Todos sabemos que não podemos brincar com a visão confiando em camelôs que mal entendem sobre o que estão vendendo. Eles simplesmente confiam no fornecedor - se é verdade ou não - como saberemos? Eles querem só vender, se tá certo ou errado, que se danem, por que afinal, os olhos não são deles.
    Meu grau é baixo, 1,75 e 2,00. Meu óculos, completo com armação e lente, saiu por 366. Com a visão a gente não brinca pessoal. Comprando óculos no camelô, podemos causar um esforço repetitivo e cansativo aos olhos e quem sabe aumentar o grau desnecessariamente.
    Sei que é caro e que o SUS é uma droga, mas fazer o que? Confiar no camelô é que não dá...

    Abração

    ResponderExcluir
  10. Há algum tempo ficou difícil a leitura para mim, fui ao médico e me disse q preciso usar óculos para leitura grau 1, estou sem trabalhar há 2 anos, então indo ao centro vi no camelo um óculos de 1 grau por 10 reais, comprei na hora, eu me lembro que o médico me disse q tem óculos de 10 a 10 000 reais, que o que sai caro é a ARMAÇÃO, por isso não pensei muito na hora de comprar, experimentei e não vi diferença entre o óculos do camelo e da loja.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts