Santa Catarina, uma tragédia sem fim.

By

Ajude Santa Catarina
A tragédia ocorrida no estado de Santa Catarina nos mostra quanto estamos vulneráveis a ação da natureza. De uma hora para outra tudo o que temos pode evaporar-se.


É preciso que nos conscientizemos que devemos cuidar da natureza todos os dias, não jogar lixo nos rios e nem derrubar árvores, o pouco que se faça vai ter efeito no futuro.


O desastre em Santa Catarina foi causado por fenômeno natural, porém há suspeitas que o aquecimento global tenha colaborado. Também se vê que há muita ocupação dos morros por grande contingente populacional. Tudo isso potencializa os resultados.


A grande lição que se tira desse desastre é que podemos ser atingido mesmo estando distante. Houve o rompimento do gasoduto que mandava gás natural para o Rio Grande do Sul e com isso indústrias e empresas de transportes estão tendo enormes prejuízos. O gás natural é muito mais barato que seus substitutos, como óleo diesel e energia elétrica.


O prejuízo para as pessoas e empresas daquele estado é de difícil recuperação, por mais que haja ajuda. As pessoas que perderam suas casas e todos os demais bens, provavelmente não irão recuperar nas mesmas condições. Claro que a perda de bens é menor que a perda de vidas.


Pelo que se vê nos jornais e reportagens na televisão as regiões atingidas se parecem com cenário de guerra, tudo destruído.


O que se vê também é a enorme mobilização de toda a população brasileira, aqui no RS há coletas em todas as cidades e remessas diárias. Mas são ajudas emergenciais, ainda é necessário ocorrer a reconstrução que, segundo estimativas divulgadas nos jornais, vai levar uns dois anos.


Eu estou ajudando na campanha colocando o selo acima com o link criado pela empresa Buscapé para receber donativos, façam suas contribuições. Mesmo um valor pequeno quando somado a muitas pessoas irá resultar em uma grande soma.




Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.

Se gostou do post subscreva nosso FEED.

4 comentários:

  1. Parabéns pela matéria, Catarino!
    A solidariedade está presente em todos os estados e isso é raro de se ver. Infelizmente tudo isso aconteceu, mas tenho certeza de que muito em breve os catarinenses atingidos conseguirão se reerguer.
    Da minha parte ajudei com o que pude e tenho laços estreitos com SC, principalmente Blumenau, já que sou noivo de uma Blumenauense. A natureza as vezes precisa dar avisos e é uma pena que se perdem além de coisas materiais, vidas humanas e animais.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Post.Também quwero ajudar, é triste perder o pouco que se tem e que se consegue com tanto esforço. Obrigada por me visitar, por estar sempre presente,Vc é um amigo de ouro!!!! Seu Blog está lindão!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Catarino,
    Fico muito feliz e honrada com suas visitinhas.OBRIGADA!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Catarino, como ninguém está livre de uma catátrofe da natureza, observamos como nosso povo brasileiro é solidário, de todos os lugares estão ajudando a amenizar esta tragédia.Fizemos uma campanha na Escola Jerônimo Coelho e carregamos um ônibus com destino a defesa civil de Itajaí.Entregaram alimentos e roupas e algum dinheiro e estão retornando nesta quinta-feira.Nosso povo em geral não deixa passar em branco uma situação como esta.Como diz o velho ditado "Ninguém é tão rico que não tenha algo a receber, nem tão pobre que não tenha algo para doar". Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts