
Hoje, no primeiro dia do ano 2009, vamos ter que nos acostumar com a mudança ortográfica da língua portuguesa. Mas somente a escrita no Brasil, único país que já implantou as alterações. Portugal, o segundo maior país que fala português, ainda não iniciou as alterações propostas.
Vim em uma reportagem feita na TV Globo que os intelectuais de Portugal são contra as reformas, pois consideram que está havendo um abrasileiramento da língua.
Não sei dizer se as alterações irão facilitar a nossa escrita, pois as alterações se referem à acentuação gráfica e uso do hífen. Mesmo que as alterações sejam pequenas o gasto com impressões de novos livros didáticos, dicionários será grande.
Na prática não haverá nenhuma unificação, pois os demais países não irão seguir de imediato as alterações acordadas.
O mais difícil é ver como natural uma palavra que tinha acento e não tem mais, como idéia que o Word insiste em colocar acento, mas não tem mais.
Veja todas as alterações nesta página do jornal Zero Hora.
Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Oi Catarino, com prazer faço o primeiro comentário em seu blog em 2009.Acho que vai algum tempo para completa adaptação da nova ortografia da língua portuguesa além de milhões de reais para novos impressos.O importante é ir acostumando com a nova mas ainda não consiste em erro quem usar a velha ortografia.Ao meu ver denecessária essas mudanças, é não ter o que fazer, já que até nosso hino querem mudar. Tem coisas mais importantes para o governo se preocupar que a ortografia.
ResponderExcluirAbração.
Não sou a favor dessa reforma. O mundo tem tantos problemas sérios para serem combatidos, não há a mínima justificativa para tais alterações.
ResponderExcluirMas, quem sou eu. O jeito é esquecer a trema e reaprender a escrever.
Abração e Feliz 2009 pra ti, Catarino.
Cato, amigão, o Babel ainda não se decidiu a partir de quando adotará o novo acordo. Ainda há uma série de palavras indefinidas e o período de ajuste, até 2012, dá muito pano para a manga.
ResponderExcluirEu, particularmente, aposto que haja uma reviravolta e a idéia (acentuada) acabe não vingando. Considero uma descaracterização regional muito forte e a tentativa de unificação é tardia.
Por enquanto, estamos no breu. rs Vamos ver o que vai acontecendo. Muito bom vc já ter feito eco ao assunto, as pessoas ainda não estão ligadas que passa a vigir a partir de hoje, né?
Amigo, que 2009 seja um ano repleto de realizações, saúde e tudo de bom que ele possa propiciar a vc e a sua família, viu?
Beijo carinhoso!
Catarino
ResponderExcluirJa esta dificil para mim escrever em portugues, agora com essa refomar, a vaca vai pro brejo !!!!
Fiz o teste no site do zero hora que voce indicou e das 40 questoes, so acertei 25.... Preciso estudar muito e reaprender o nosso velho e bom portugues !!!
Bom, eu irei reformando a ortografia conforme as postagens, implementando as novas modificações.
ResponderExcluirPor que não adotam um português universal sem muita mudança, acho que é por isso o grande número de analfabetos em nosso país.
Muito obrigado Catarino, pra ti também, um ótimo ano, muita saúde e paz pra você
ResponderExcluirJá comentando sobre a mudança ortográfica, facilitará os que não sabem ortografia, facilitará para os estrangeiros, e francamente, para os que sabem ortografia, será uma pedra no sapato......
ResponderExcluirBom, prefiro do geito que está a escrever "Assembleia" e "porem" sem acentos.
Acho que levará algum tempo para que nós brasileiros se acostumem com essa nova ortografia, agora no caso do Word eu acho que a Micro$oft, também levará um tempo para lançar um patch para atualização do idioma.
ResponderExcluirAbraços Catarino, e feliz 2009.
VejaBlog
ResponderExcluirSeleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
http://www.vejablog.com.br
Parabéns pelo seu Blog!!!
Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!
O seu link encontra-se no item: Blog
http://www.vejablog.com.br/blog
- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -
Pegue nosso selo em:
http://www.vejablog.com.br/selo
Um forte abraço,
Dário Dutra
http://www.vejablog.com.br
....................................................................
Oi, Catarino. Adorei o teste da Zero Hora, acertei 30, ainda preciso estudar bastante. Ao fazê-lo, percebi o quanto várias palavras ficaram esquisitas com as novas regras, sabe aquela sensação de "isso não me soa bem"? Como toda mudança, vai ser difícil a adaptação, ainda mais esta que se trata da nossa língua.
ResponderExcluirBeijos.
Oi, Catarino!
ResponderExcluirQuando recebi o feed do seu post lembrei logo do Marcelo Leite, do blog Saco de Filó. Por ele ser Doutor em Língua Portuguesa e blogueiro, seria ele uma boa fonte para lermos sobre o que implica essas mudanças.
Como leigo, não gostei das mudanças e acho que descaracteriza um pouco os regionalismos de cada país. Para os portugueses, por exemplo, algumas contrações ou acentos fazem sentido pela própria fonética do idioma.
Só sei de uma coisa: todo mundo vai ter que estudar português de novo para aprender as mudanças, tanto os jornalistas, quanto quem trabalha com escrita, como no caso dos blogueiros.
Abraço e feliz 2009!
Particularmente falando não gostei da reforma ortográfica, primeiro claro porque muita coisa que eu aprendi e me acostumei escrever irá mudar, depois pensando nos livros que tenho, em seus autores, olho na estante e vejo que estão todos desatualizados.
ResponderExcluirE os softwares, em principal os softwares livres que tem sua tradução feitas por voluntários.
Bom, Catarino, particularmente não gostei da reforma, pois sempre fui "amante" da nossa língua portuguesa e sempre gostei de esforçar-me ao máximo para escrever da forma mais correta possível, mesmo quando adoto a informalidade. Será muito difícil para mim "esquecer" algumas palavras com acento, entre outras mudanças, e "reprogramar" o meu cérebro para essa novidade.
ResponderExcluirMas o que tiver que ser, será!!!
Abraços...
Esta reforma ortográfica é o fim do mundo... Para quem está aprendendo a ler e escrever agora, não terá problemas, mas para "nós" que tivemos uma educação de verdade, será complicado. Tenho 99,99% de certeza de que, quem deu ênfase para que este projeto avançasse foi um senhor, ex-metalúrgico, que governa um país maravilhoso, só assim ele não terá que se preocupar com seus erros de ortografia.
ResponderExcluirPortugal não vai mudar isso tão cedo, está criando impasses há oito anos, e olha a que a ideia inicial era deles. Mas com o passar dos anos o Brasil foi tomando força, e eles viram que acabariam perdendo. De certa forma eles estão certos em achar que há um abrasileiramento da lígua, já que eles terão que modificar 1,6% de suas palavras, enquanto que nós apenas 0,45%. Apesar dos gastos iniciais essa mudança promete trazer lucros há economia linguística. O poder de uma nação também é refletido no modo como o mudno vê a sua língua, está aí os EUA que não me deixa mentir, e o português há muito tempo deixou de significar Portugal, todos os países falantes dessa língua já admitiram (menos Portugal) que o Brasil é o seu representante mais expressivo. A mudança não trará grandes problemas, principalmente quando os programas de computadores forem devidadmente corrigidos.
ResponderExcluirOlá Catarino!
ResponderExcluirBom artigo. É verdade que aqui em Portugal ainda não está em vigor essa reforma ortográfica. Pessoalmente não sou a favor dessa reforma, porque tal como o Rodrigo referiu será gasto muito dinheiro durante o processo e não me parece uma boa altura visto que estamos numa época de crise. Compreendo também que o objectivo desta reforma seja uniformizar a língua portuguesa nos vários países, no entanto irão sempre existir palavras em pt-br que não existem em pt-pt e vice-versa, como por exemplo matraquilhos que não existe aí no Brasil. Essas palavras também vão ser alteradas?
Abraços
No meu entendimento nenhuma mudança será interessante se o hábito da leitura não for considerado. É preciso ensinar e incentivar a criança a ler muito. A primeira mudança ocorreu na década de 40, a segunda na década de 70 e a última agora. Gostaria que fosse diferente; mas o que fazer ? O negócio é aceitar e mudar.
ResponderExcluirAqui na favela não mudô nada ainda, os pivete continua barrigudo e com fome independente se a linguiça tem trema ou não.
ResponderExcluirEu vou ter que estudar muito nestas férias para dar aulas em março. Apesar de que o trema eu nem usava mesmo.
ResponderExcluirGrande abraço!
Eu gostei das mudanças. Os portugas estão com inveja do nosso molejo! x)
ResponderExcluirbrigadão pela msg catarino... gostei de receber um seguidor. rsrs
abraço.
Muito bacana o Post! (rsrs)
ResponderExcluirShow de bola!
que barbaridade, essa de querer mudar como nós escrevemos e falamos!o meu blog
ResponderExcluirAntes, eu era conta a Reforma Ortográfica, mas agora sou a favor (mas com algumas ressalvas). Quanto à adaptação, só será difícil no início, pois depois todos se acostumam como já ocorreu em outras reformas.
ResponderExcluirAinda estou boiando nisso.. tenho que perder um tempo vendo o que mudou...
ResponderExcluirPra mim..deveria ter alterado a ortografia das palavras que tem escrita diferente de seus finemas..como "s"com som de "z"...etc..
ResponderExcluir;) isso facilitaria mto!!!
Marissa Ferro
Achei este blog sensacional! Sou professora de Português a escrevo algumas coisas.Tenho um blog: www.flordolaciospc.blogspot.com. Meus textos são repletos de humor. Escrevi sobre a Reforma Ortográfica, é só rolar a página, ler e comentar...ficarei feliz! beijossssssandra Prado
ResponderExcluir