
Hoje inicia o maior feriadão do ano. É o carnaval que justifica todas as ações para folgar nesse período.
Oficialmente somente na terça-feira é feriado, mas a folga é estendida até quarta-feira pela manhã. No serviço público nada funciona, bancos também fecham e muitas empresas seguem o ritmo e não abrem na segunda-feira.
Nessa época do ano todos querem folgar no carnaval. Na programação de férias querem que o feriadão fique logo antes do período de férias ou no final. Assim um período de férias de 20 dias se estende mais.
O estranho disso tudo é que poucas pessoas realmente participam do carnaval, somente onde há desfiles é que um público maior entra na brincadeira.
Mas esse período não é só de alegria, todos os anos é grande o número de pessoas que perdem a vida, principalmente no trânsito.
De hoje até quarta-feira é uma guerra entre todos para saber quem chegará primeiro, todos correm muito para aproveitar ao máximo e, no entanto, um grande contingente não aproveita nada. Perdem a vida e desestruturam famílias inteiras.
O pior que todos os anos as pessoas esquecem-se do que ocorreu no ano anterior e saem para o trânsito sem tomar os cuidados necessários. Os que morreram nos anos anteriores não voltam para alertar.
O que mais mata no trânsito são a velocidade e as ultrapassagens perigosas. As polícias rodoviárias dizem que vão atuar com muito rigor e com a utilização de bafômetros, mas eu não acredito muito nisso. As estatísticas têm mostrado um aumento no número de acidentes fatais e as causas não tem sido o uso do álcool. A maioria é a imprudência e o descumprimento das normas de tráfego.
Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Como todas as festas que tem feriadão o trânsito sempre é uma preocupação. Principalmente por causa da bebida e o excesso de velocidade. Belo post Catarino. mas eu não vou ter folga não.
ResponderExcluirAbraços
A imprudência é realmente a maior culpada, Catarino. E ela vem embasada pela certeza da impunidade.
ResponderExcluirLembro que um jornal aqui de São Paulo publicou um estudo que apontou um número de "X" mortes em dois anos e "0" pessoas foram presas. Ou seja, virou aquela velha história de "homicídio culposo", sem a intenção de matar e finito.
Um verdadeiro absurdo. Enquanto isso não mudar, fatalmente iremos conviver todos os anos com a estatística de mortes no Carnaval, Réveillon, etc...
Abração
Vamos esperar que não se repitam as estatísticas dos feriadões, que são sempre muito tristes! Um abraço e bom carnaval, na Paz! chica
ResponderExcluirOi Catarino,
ResponderExcluirInfelizmente os feriados só contribuem para aumentar as estatísticas de mortes no trânsito. Será que falta mais campanhas? Mais fiscalização? Melhoria de nossas estradas? Será que adianta proibir a venda de bebdas às margens das rodovias? Eis uma questão para refletir. Abraço!
olá catarino!
ResponderExcluirvc tem razão;nesta época o número de cidentes é assustador.
Creio que um conjunto de fatores contribue para isso:má conservação das estradas; falha na fiscalização; impunidade...
Podemos fazer a nossa parte: evitar imprudências, manter o veículo em ordem; não beber quando dirigir e REZAR!!!!!!!!!!!!!
abraços
carmen
Não curto carnaval, nesse feriado gosto de ficar em casa descansando, é terrível viajar nessa época, muitas brigas, pessoal bêbado, estradas lotadas, as praias ficam intransitáveis.
ResponderExcluirOi, Catarino!
ResponderExcluirO Carnaval é o feriadão mais bonito do Brasil e, ao mesmo tempo, o mais perigoso. Enquanto muitas pessoas brincam, outras tantas morrem nas estradas por imprudência no volante. Ano passado aqui em Minas Gerais foi um nº impressionante de acidentes e mortes. Espero que esse ano os motoristas fiquem mais atentos.
Abraço e bom carnaval!
A imprudência sempre vai acontecer, mesmo com campanhas de prevenção, parece que as pessoas se transformam no volante, de motorista à pilotos de provas.
ResponderExcluirRealmente não compreendo.
Carnaval é um entorpecente coletivo, ainda bem que passou.
ResponderExcluirwww.cultura.dequalidade.com.br
www.link.dequalidade.com.br
Felicidades!