Dica de Leitura: Inteligência Emocional.

By
Livro, Inteligência Emocional

O livro intitulado Inteligência Emocional escrito por Daniel Goleman foi importante para mim por ter mostrado que nossas atitudes são mais importantes do que nossa inteligência ou conhecimento. Para termos sucesso na vida temos que saber dosar nossas atitudes, ponderar os acontecimentos e esperar a hora certa para agir. Muitas vezes as atitudes impensadas nos causam enormes prejuízos e arrependimentos.

Tanto no trabalho como na vida pessoal é necessário muito equilíbrio emocional. No livro o autor descreve minuciosamente todas as reações de nosso cérebro e, por meio de exemplos, nos ensina a dosarmos nossas atitudes. Não é um livro de autoajuda, pois segue os rigores da ciência, tudo que é dito está comprovado e demonstrado.

Segundo o autor um alto QI (coeficiente de inteligência) não é garantia de sucesso. A emoção pode dar a verdadeira medida da inteligência humana. A ausência de habilidade emocional pode ser o verdadeiro motivo de tantos casamentos desfeitos. No mundo empresarial, o QI alto consegue um bom emprego, mas é o QE (coeficiente emocional) alto que garante as promoções.

Os exemplos práticos são muitos, quantas vezes vimos notícias na imprensa de pessoas que por um pequeno acidente acabam perdendo a vida por ter ofendido o outro envolvido que, também desequilibrado emocionalmente, saca de uma arma e dispara contra o detrator.

Quantos jogadores de futebol que são exímios com a bola não conseguem sucesso duradouro por suas indisciplinas e discussões com colegas e superiores. Mesmo em nosso ambiente de trabalho ou familiar sempre tem uma pessoa que consegue desagregar todo o grupo. Tudo isso é por falta de inteligência emocional, ou seja, controle de suas emoções.

Recomendo sua leitura por ser uma obra excelente, o livro é antigo. A edição que eu tenho é de 1995 e já estava na 53ª. 


Se gostou do post subscreva nosso FEED.

27 comentários:

  1. Catarino,

    Este livro foi uma revolução, inclusive na educação. A partir dele, aprendemos que a emoção é um fator determinante para que retenhamos as informações. Isso só para citar um exemplo do que o livro trata dentro do contexto em que você falou.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Catarino o bom desta coletiva é saber mais sobre alguns titulos.
    Meu post tb jah esta no ar.
    Meire

    ResponderExcluir
  3. Catarino, já ouvi muito falar deste livro mas nunca li. Obrigada pela dica e pela excelente participação na coletiva.

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Esta blogagem está sendo maravilhosa e nos dará a chance de conhecermos bons livros. Nunca li este livro, mas depois desta dica maravilhosa o lerei com certeza! Obrigada e parabéns pela bela participação meu caro!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Catarino!

    Parabéns por participar dessa blogagem e trazer um livro tão bom quanto esse. Fiquei curioso em lê-lo e vou procurá-lo na minha cidade. Realmente, ter inteligência emocional ajuda bastante no nosso dia-dia.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Catarino, esse autor,através do livro, trouxe algo que as pessoas não se davam conta, os tipo de inteligência e aptidões que cada indivíduo possui e que não é desenvolvido ou respeitado nas escolas tampouco nas famílias que sequer conhecem o assunto. Acoisa está ficando mais profunda...parabéns e abraços.

    ResponderExcluir
  7. Catarino nao conheco o livro e nem o autor. Mas esse tipo de livro é muito bom para nos dar uma balancada e nos despertar.
    Ótima dica essa a sua.

    Olha, vou aproveitar e te convidar a fazer uma resenha num outro blog que tenho sobre livros:

    http://www.elasestaolendo.blogspot.com/

    Passe por lá para me confirmar.

    Abracos

    ResponderExcluir
  8. Muito importante sua dica. Eu tenho esse livro digitalizado e ainda não o li apesar de já ter ouvido falar muito bem sobre ele. Fiquei com vontade de ler agora rs.

    Eu também estou participando da blogagem.

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi Catarino,
    Li esse livro em meados de 96 e depois minha chefe nos fez comprar o Inteligência Emocional no TRabalho e fizemos várias reuniões estudando capítulo por capítulo para melhorar nosso relacionamento na equipe. Vale a pena mesmo! Passe em meu blog estou participando também.
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Li em meados dos anos 90, foi importante, principalmente no mundo corporativo, à época, toda a gente interessada em crescer, leu esse livro, excelente!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Li este livro no meu último ano de colégio, apesar de não ser mais um lançamento àquela época todo mundo falava nele. A bibliotecária mo indicou, aceitei meio contrafeito mas acabei gostando. Todos deviam lê-lo, ele tem muito a ensinar.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Muito legal, Catarino. Só conhecia o livro pela fama e não pelo conteúdo.

    Com certeza, quem aprende a lidar mais com o lado emocional colhe melhores frutos. Sempre pensei assim e, claro, sempre me policiando para esperar o momento certo de agir.

    Boa indicação.
    Um abraço
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  13. Oi Catarino tbem sou participante da coletiva.
    Esse livro inteligência emocional é realmente muito bom, a primeira vez que eu li, tinha uns 18 anos e foi minha professora de português que me indicou.
    Posso dizer que ele me ajudou muito pois sempre fui muito impulsiva.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu li e também gostei muito deste livro.
    Vou ler ele novamente, eu gosto de ler e reler meus livros.

    ResponderExcluir
  15. Oi, esse livro realmente acendeu boas idéias. O meu livro marcante é Fenão Capelo Gaivota, que na primeira leitura detestei, por falta de conhecimento, não reconheci a riqueza, depois li novamente e amei eu o uso até hoje.
    O que é uma blogagem coletiva?
    E como se participa?
    Abs.

    ResponderExcluir
  16. Sim, somos feitos de razão e emoção. Antigamente levava-se em conta muito da razão, da capacidade de raciocinar ou de aprender muitas coisas e se desprezava o como fazer. As emoções são a base de tudo. Dependendo do nosso emocional podemos ou não ser bem sucedidos, e muitas vezes perdemos até o que já conquistamos por atitudes impensadas. Adorei também este livro, principalmente porque como professora isso verdadeiramente veio a corroborar aquilo que já pensava.
    Abraço
    Angela

    ResponderExcluir
  17. Legal essa estória de blogagem coletiva, da próxima vez me convida!

    ResponderExcluir
  18. Sua escolha me envolve em ótimas lembranças.

    Muito obrigada!

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Lembra quando na copa do mundo , naquele jogo contra os EUA o Leonardo enfiou o cotovelo na cara do jogador adversário e quebrou o nariz do coitado? Então, foi a primeira vez que eu ouvi falar neste livro, já que disseram que o Leonardo não tinha QE avançado e por isso se descontrolou.
    Quando li seu post lembrei na hora das resenhas que eu li sobre o livro por ocasião do episódio que eu te falei mas o livro mesmo eu não li; mas agora vou dar um jeito de ler.
    Bom post, ótimo blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  20. excelente post, já havia ouvido falar do livro mas ainda não li mas vou ler.

    ResponderExcluir
  21. Oi Catarino,

    Eu li esse livro e devo dizer-lhe que é sem dúvida um excelente livro.

    Abraço,
    Miguel (Utilnet)

    ResponderExcluir
  22. Olá Catarino, me indicaram esse livro dizendo q seria bom eu ler..pois, tenho dois filhos e um sempre acaba falando ou tento atitudes precipitadas, indo muito mal no colégio com suas notas e com relação ao grupo de amigos. Quando li seu comentário sobre o livro para que seria bom a leitura dele, fiquei contente. Quem sabe esse livro me ajude à educar e explicar e quem sabe ele consiga ler (pouco provável no momento)pq ele tem 13 anos e não compreenderia alguns assuntos do livro. Ficarei tentado mesmo assim, hehehe
    Obrigada pela dica.
    Mônica SIlva

    ResponderExcluir
  23. Eu li a primeira parte do livro, que fala sobre a fisiologia, herança genética, mas tive que devolver.

    Vou pegar sua dica e tentar conseguir o livro para ler, agora completamente!

    www.link.dequalidade.com.br
    www.cultura.dequalidade.com.br

    Felicidades Catarino!

    ResponderExcluir
  24. Amo ler .... uma de minhas ultimas leituras foi o livro A ordem é Amém de John Chelh e eu achei incrivel um livro que te proporciona uma leitura mto agradavel uma história surpreendente e emocionante vale a pena ler...espero que gostem ele esta no site: www.seteseveneditora.com.br

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Catarino minha mãe tem 60 anos e nuca trabalhou de carteira assinada quero saber se ela tem direito a aposentadoria por idada, ou amparo assistencial au idoso já que ela tem problemas de saúde.
    obrigado fico aguardando sua reposta meu Email é luis.karlos10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Ola,
    Por favor preciso saber como faco para restituir valor que paguei a maior para o INSS em 31.05.12, pq paguei com valor salario minimo errado e agora esta faltando somente um mes para eu completar 30 anos de contribuicao e queria ver como faco para comprovar que paguei a maior na data acima descrita, e deixar de pagar esse mes faltante. Desde ja, grata.

    ResponderExcluir
  27. Eni
    Não tem como fazer isso, pois a contribuição só é devolvida se for paga em valor superior ao teto ou se foi paga duas vezes a mesma competência(em autenticações bancárias diferentes)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts