A crise mundial e o PIB brasileiro.

By
PIB decrescendo no Brasil

O produto interno bruto, PIB, do Brasil será afetado pela crise mundial. No ano de 2008 ouve um crescimento de 5,1%, mas no último trimestre do ano ocorreu uma forte retração. Segundo as agências que analisam os riscos dos países, essa queda sinaliza para um ano de 2009 com crescimento zero ou até negativo.
A crise mundial afeta o Brasil devido as exportações estarem baseadas em commodities que sofreram forte queda nos preços devido a menor procura internacional.
A melhora dessa situação ainda vai demorar, pois os resultados das ajudas governamentais ainda não surtiram efeito.
As agências dizem que a crise ainda não chegou ao fundo do posso e por isso vai haver mais problemas nas empresas antes de iniciar a recuperação, que deverá ocorrer, na melhor das hipóteses, no segundo semestre deste ano.
Os países desenvolvidos dependem de uma gradual estabilização dos mercados financeiros e de crédito, além do efeito dos incentivos fiscais, para uma recuperação. Os subdesenvolvidos precisam aguardar essa melhora para sentir os efeitos em suas economias.
A economia brasileira não é mais forte e nem mais fraca que as dos outros países, por isso não há como dizer que por aqui os efeitos serão mínimos. Todos vão sofrer as consequências da presente crise.
 

4 comentários:

  1. Boa noite, Catarino!

    No Brasil o impacto da crise talvez ainda não se faça muito sentir, mas por aqui ela está instalada e parece que veio para ficar muito tempo.
    O desemprego aumenta todos os dias, os preços estão mais baixos, a construção parou completamente, etc, etc.
    E segundo dizem os economistas, ainda não batemos no fundo. Tempos ainda mais difíceis estão para vir...
    Um bjo,

    Milouska

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um aluno e estou estudando a crise a um bom tempo, e acho que a crise não terá impacto no Brasil, pois o lula tem uma reserva de 160 milhões para problemas, mais essa crise causará impacto em empresas que não estão disposta em a riscar contratando empregados e sim demitindo
    Isso causara um impacto mais de, pois voltará ao normal, foi no EUA que começou com a crise e será lá que acabará primeiro.

    ResponderExcluir
  3. eu sou aluna e gostaria de saber o pq dessa crise mudial no brasil?pq eu estou estudando sobre isso e ñ conseguir entender.muito obrigada e tomare q essa crise acabe.

    ResponderExcluir
  4. a nao gosto dessa merda de assunto

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts