A Previdência, As Mulheres e a Inclusão Social.

By
inclusão social









Para participar da blogagem coletiva intitulada Inclusão Social promovida pelo blog Esterança estou publicando o texto abaixo sobre a Previdência Social do Brasil e as mulheres. O texto foi retirado de notícias publicadas pelo site da Previdência.

As mulheres são as principais beneficiárias da Previdência Social brasileira, diz um estudo feito pelo Cedeplar, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG.

Em 86 anos de história, a Previdência Social tem sido fundamental no combate à pobreza, principalmente entre as mulheres brasileiras acima de 60 anos de idade.

Para ser ter uma ideia, na hipótese da inexistência dos benefícios previdenciários, a pobreza entre as idosas passaria de 6,6 % para 56,8%.

Os impactos, no caso das mulheres, são significativos porque possuem menor capacidade contributiva e de poupança ao longo da vida laboral, bem como enfrentam os problemas da discriminação e da jornada dupla.

Segundo o estudo do Cedeplar as mulheres apresentam maior dependência em relação à renda previdenciária, em comparação com os homens. A renda das mulheres com mais de 60 anos é oriunda da Previdência Social a uma taxa de 69%.

Quase 40% das mulheres, com mais de 60 anos, recebem pensões, fato que reforça a caráter não contributivo dos benefícios femininos. As pensões pagas a elas são mais elevadas, pois refletem os salários dos maridos, na média maiores, e as diferenças de idade entre os cônjuges.

Com este estudo nota-se que a Previdência Social tem contribuído com a inclusão social das mulheres, principalmente as idosas.

Desde a criação dos benefícios para as trabalhadoras rurais muitas mulheres passaram a ter uma renda quando não tem mais condições de tirar seu sustento da terra.

As mulheres ao atingirem idade avançada ficavam totalmente desamparadas e com a Previdência Social esse problema vem diminuindo.

Veja outros participantes AQUI

9 comentários:

  1. Catarino,

    Justamente um dia após o "Dia Internacional da Mulher", seu texto sobre a coletiva se refere a uma questão feminina. (e isso é válido)

    Creio que a Previdência Social é uma das pouquíssimas instituições públicas que assumem posições que incluem a mulher.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Catarino,

    é mesmo incontestável a importância da Previdência Social para os brasileiros, e, como você bem apontou para as mulheres. Por isso, talez fosse a hora de os governantes fecharem o cerco contra fraudadores que põem em risco iminente a saúde financeira da instituição, sem a qual, a vida de milhares de pessoas seria bem mais difícil.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o assunto, falando da previdência, sabemos das partes insólidas do governo, mas a importância de existir, e de melhorar á condição em sua adesão, é incontestável.

    Gostei muito.
    Bjs
    Chris

    ResponderExcluir
  4. Legal Catarino!

    Também participei da blogagem Coletiva... mas de uma forma um pouco mais crítica...
    Confira lá no Irradiando Luz:
    Inclusão Social em um Sistema Babilônico.

    Abração
    Gabriel Dread


    Abração

    ResponderExcluir
  5. o texto que você postou hj é singular!!! a mulher e a previdencia!!! logo apos o dia da mulher um texto q expôe a realidade feminina. maravilhoso, parabens!

    abraços.
    tbm estou participando, dá uma olhadinha lá....

    ResponderExcluir
  6. Achei muito importante este tema. Mas a previdência ainda deixa de fora muitas mulheres que são impossibilitadas de trabalhar, principalmente quando se trata de doença psiquica. Se você quer licença ou popularmente falando "ser encostado" tem que se fingir de morto ou maluco de pedra. Infelismente não trabalho há 4 anos, comecei a pagar o INSS mas uma funcionária do INSS me disse que com o tipo de problema que eu tenho não conseguiria me encostar, então parei. Hoje meus remédios e todo tratamento, plano de saúde e psicólogo fica por conta do meu marido e só nós sabemos como é dificil manter tudo isso.
    Desculpa, mas é meu desabafo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Gostei de ler sobre o papel da previdência no processo de inclusao social da mulher. No entanto gostaria de conhecer também o números das desamparadas que nao constam da rede do INSS... Espero ainda viver o dia em que o acesso as oportunidades da vida chegue a TODAS as pessoas, com igualdade de direitos e benefícios.
    Abraços, Fatima

    ResponderExcluir
  8. Catarino,

    muito obrigada por sua contribuição! Seu texto foi pontual e acrescentou informações importantes!

    muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Catarino!

    A previdência social é a salvação de muitas famílias, incluindo muitas mulheres. Quantas mulheres que estariam prestes a entrar da indulgência caso não houvesse a previdência social? Sem contar que muitas senhorastar que muitas senhoras na sua idade avançada sliteralmente s3�ada sliteralmente s3�ada sliteralmente sustentam filhos e netos com os proventos que recebe de sua aposentadoria.

    Abraços

    Francisco

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts