Empresário é condenado a 30 anos por crime ambiental.

By




Empresário é condenado a 30 anos por crime ambiental.


Foi proferida na tarde desta quinta-feira a sentença que condena a 18 anos de reclusão, em regime fechado, e mais 12 anos no semiaberto o ex-diretor da Utresa — Central de Resíduos Industriais —, Luiz Ruppenthal, pela responsabilidade da mortandade dos peixes do Rio dos Sinos, em outubro de 2006.

A sentença foi assinada pelo juiz de Direito da Comarca de Estância Velha, Nilton Filomena, e confirmada pelo promotor de Justiça Paulo Eduardo de Almeida Vieira.

Um habeas corpus do Superior Tribunal de Justiça, no entanto, garante que Ruppenthal permaneça em liberdade até que todos os recursos manejados por seus advogados sejam realizados.

O juiz proferiu a sentença que tem um total de 101 páginas impressas, mas não se manifestará até que o cartório faça a intimação do réu e de seu defensor, o que deve ocorrer entre hoje e amanhã. 

Ao todo, 20 fatos foram imputados ao réu, sendo um deles a responsabilidade pela mortandade dos peixes. Outros 19 fatos acarretariam responsabilidade quanto à poluição causada na época em que ele era diretor da Utresa.

Em outubro de 2006, o Rio dos Sinos amanheceu com mais de 90 toneladas de peixes mortos no trecho entre Portão e Sapucaia do Sul.

Produtos e substâncias químicas teriam sido lançadas no arroio Portão pela Utresa e chegado ao Rio dos Sinos. O pouco oxigênio dissolvido, somado à carga tóxica despejada no período de piracema, causou a morte de milhares de peixes no local.

A notícia acima foi publicada hoje no jornal ZeroHora on line.

9 comentários:

  1. antes de postar este comentário tive que pensar por alguns instantes...conheço pessoalmente o Ruppental e seus cambalachos com resíduos, alguns são impublicáveis mesmo, mas é verdade também que o empresariado do Vale dos Sinos também é responsável pela mortandade dos peixes.A legislação diz que o resíduo é propriedade da fonte geradora até que ele perca suas propriedades iniciais, ou seja, todo o resíduo depositado na UTRESA ainda é da fonte geradora, e ninguém fazia questão de fiscalizar a destinação final dos mesmos.Todos sabiam das "histórias da UTRESA", mas preferiram fechar os olhos com este descaso ao meio ambiente .

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. A punição é ou deveria ser perfeita, porém, tenho uma leve desconfiança de que após todos os recursos impetrados, anos e anos se passarão e ele nunca será preso. Esta é a chave do nosso Brasil: impunidade. Espero que não seja assim, mas...

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Olá, Catarino!

    Essa é uma ótima notícia para quem aprecia a natureza e luta pela preservação do meio ambiente. Entretanto, como sabemos, a nossa justiça é permite muitos recursos e protelações, o que para quem facilita muito para quem tem muito dinheiro.

    Esperamos que esse sujeito fique preso ou pelo menos pague pesadas multas para servir e exemplos para que outros não cometam o mesmo crime.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  4. Fico contente porque isso pode levar a outras punições. Se os brasileiros soubessem da verdadeira situação de venenos escondidos no nosso solo, iriam embora daqui. So´aqui no Paraná foram encontradas toneladas de BHC, um veneno muito usado nos anos 60, que foi proibido do dia p/ a noite, então quem tinha escondeu, enterrou, jogou nos rios. Só foi um exemplo.

    ResponderExcluir
  5. Vamos esperar que ele realmente fique preso e pague por isso. No entanto, o estrago que ele fez dificilmente vai ser revertido. Acho que a justiça mais uma vez foi muito branda.

    ResponderExcluir
  6. Ora aí está a Justiça a funcionar (???) em crimes ambientais.
    Se isso sempre acontecesse, este nosso planeta estaria, com certeza, bem melhor.
    Um abraço,

    Milouska

    ResponderExcluir
  7. Nesse caso, o dono do resíduo é quem gerou e, portanto, também deveria receber a punição. A legislação ambiental brasileira é uma das mais rígidas do mundo e não deixa brecha para os verdadeiros culpados. É dever da fonte geradora fiscalizar a empresa contratada para dar fim no seu resíduo. Ou então também pagará pelo crime. Se realmente fecharam os olhos, então também deveriam ser condenados.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. meus amigos, enquanto o homicida demora anos pra ser condenado e fica livre ate ser julgado, por causa de um crime que vitima os peixes o empresario, que e a pessoa mais explorada neste pais de pobres, se da mal. abram os olhos, a legislacao protege o bandido, e ferra os de bem.

    ResponderExcluir
  9. vc não tem noção de quanto equivale 90 toneladas de peixe?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts