Os deficientes e a Inclusão Social

By
Os deficientes e a inclusão social

O Blog Esterança está propondo uma blogagem coletiva com o tema da Inclusão Social. A blogagem consiste em publicar hoje um texto falando sobre a Inclusão Social em qualquer tema.

Este tema é muito amplo e há assunto para muitos artigos, mas eu quero falar da inclusão das pessoas com algum tipo de deficiência ao mercado de trabalho.

Toda empresa com mais de 99 funcionários precisa, por lei, abrir uma vaga para uma pessoa com deficiência.

Aqui em Santa Maria temos notado que os maiores supermercados têm admitido muitas pessoas com necessidades especiais e seu desempenho é satisfatório.

Para que essas vagas sejam preenchidas é necessário que os candidatos possuam um mínimo de escolaridade e é justamente nesse campo que há uma grande dificuldade.

Na tentativa de resolver esse problema o Ministério do Trabalho está propondo que as empresas abram vagas para menores aprendizes com algum tipo de deficiência. Essa iniciativa ajuda a própria empresa a cumprir a lei efetivando candidatos devidamente treinados e também os jovens que depois de treinados podem concorrer em melhores condições em outras vagas.

O público alvo para essa iniciativa são jovens de 14 a 24 anos com alguma deficiência e a empresa deve proporcionar o aprendizado de maneira que consiga desempenhar a função treinada a pesar de sua deficiência.

As empresas que aderirem a essa proposta terão a satisfação de cumprir a lei e ainda prestar um serviço extra a sociedade, promovendo a inclusão social de uma camada muita grande da população.

A pesar da Lei não obrigar as empresas a contarem com menores aprendizes com algum tipo de deficiência a aceitação é muito boa aqui no RS, segundo uma reportagem no jornal Zero Hora, 25 % das empresas que contratam pessoas com necessidades especiais não estão sujeitas a lei, ou seja, não possuem mais de 99 funcionários. Esse é um sinal de que está havendo uma melhor consciência social das empresas.

Os concursos públicos, desde 1988, são obrigados a destinar um número de vagas para pessoas com necessidades especiais e isso vem proporcionando um melhor acesso ao trabalho dessas pessoas. No órgão em que eu trabalho temos um deficiente visual e uma deficiência física e ambos possuem um excelente desempenho e dedicam-se ao trabalho com todo o empenho. Não há, para as empresas, perda de produtividade por ter admitido pessoas com necessidades especiais, pois elas compensam suas deficiências com muito empenho e dedicação.

Veja os outros participantes AQUI
Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post
subscreva nosso FEED.

18 comentários:

  1. Após muita pressão, foram elaboradas e aprovadas lei em benefício do deficiente, em especial no ambiente de trabalho.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que estão pensando neles. Aqui em Poa também os vemos em supermercados e shopings. Ainda bem! um abraço e ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  3. Gostei de vc ter falado positivamente desse assunto, com resultados práticos já acontecendo. Estou cansada de ouvir a ladainha que o mundo precisa melhorar... O mundo já está melhorando e o que precisamos é apontar as melhoras e evoluir mais ainda!
    Também postei sobre o assunto no meu blog.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Catarino, bom dia e parabéns pelo pos. Eu tb estou na coletiva, passa lá.

    abração

    ResponderExcluir
  5. Oi Catarino!

    Apoio incondicionalmente projetos como estes aos quais você se referiu. Realmente, é triste a situação em que se encontram alguns deficientes físicos no nosso país.
    No entanto, quero retomar a questão que abordei na minha postagem "Inclusão Social em um Sistema Babilônico". Acho importante que todos os seres humanos, independente de condição física, tenham uma vida digna. O que me deixa estarrecido é que ainda hoje, neste mundo, chegar à condição de empacotador de sacolinhas de supermercado seja uma melhoria em sua vida. Será que realmente temos que incluir todos neste sistema, fortalecendo e realimentando o mesmo, ou podemos re-pensar um mundo verdadeiramente melhor?

    Abração
    Gabriel Dread

    ResponderExcluir
  6. Oi venho aki lhe parabenizar pelo post...
    Também quero aproveitar para notificar que coloquei um link seu em meu blog, na área de blogs interessantes. Não é necessário retribuir o feito,(a menos que queira)
    Um abraço do seu amigo Guilherme Matheus.

    www.businessdesucesso.blogspot.com

    Os blogueiros devem se ajudar...

    Monetizando seu site/blog com eficiência...

    Você considera seu blog um negócio próprio?

    ResponderExcluir
  7. Muitas vezes pergunto como que simples atos de verdade como foi desempenhado pela Ester, nos faz entrar nesse mundo magico de verdade; esse mundo que ao mesmo tempo falamos de algo serio, encontramos novos amigos, novos conteudos. Isso se chama mudança, isso é incluir na sociedade, mostrando o que somos capaz. E hoje ao ler seu conteudo deparo com varias suspresas como essa, que faz eu parabenizar a vc.. pelo excelente trabalho...

    Continuemos....abraços

    "A gente nao faz amigos, reconhece- os"
    Vinicius de MOrais

    ResponderExcluir
  8. lindo seu texto, parabens pela bela participação nesta gde idea, a blogagem coletiva.


    abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi Catarino,

    A inserção de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho no Brasil é realmente muito difícil. Mesmo com incentivos governamentais e leis que prescrevem a necessidade deste fato, muitas empresas ignoram, e quem perde com isso é a sociedade.

    Nosso país ainda tem muito a caminhar para mudar esse fato...

    Parabéns pela postagem, abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá Catarino!

    Não deu para visitá-lo ontem, mas não poderia deixar de prestigiá-lo numa blogagem dessas!
    Como sempre você traz textos grandiosos para nós que nos enriquecem com novos conhecimentos!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Poxa... tenho tido pouco tempo para girar pela net... nao sabia da blogagem... o assunto é muito interessante e valeu muita discussao!!!

    Abraços..
    Gi!

    ResponderExcluir
  12. Já estamos apoiando como sempre segue nosso link da matéria coloque nosso nome lista Abraços Flávio.Amputados Vencedores
    Parabéns vcs blogueiros são sensacionais.
    http://www.amputadosvencedores.com.br/exibe_conteudo.asp?id=553&local=20

    ResponderExcluir
  13. Em Portugal continua a ser 'tabu', mas é deveras maravilhoso que em alguns lados já começa ser possível ver deficiente incluso em trabalhos e empresas, não deixa de ser bom para ambas as partes, uma para o deficiente que está ocupado e util, para empresa com apoios beneficiários.

    Muito bom o seu artigo.

    Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Catarino!

    Essa iniciativa dos nossos constituintes de deixar uma determinada quantidade de vagas para deficientes em concursos foi de muita importância para muitas pessoas que viviam desamparadas e sem nenhum tipo de sustentação em suas vidas.

    As empresas, em geral, deveriam respeitar mais os nossos deficientes, dando-lhes a necessária contribuição para que eles possam ter uma vida melhor.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  15. A inclisão social é tema complexo e que exige de tdos ações concretas,na escola do meu filho tive a grata surpresa de ver a inclusão acontecendo de maneira mto ativa e com grande número de educandos e me chamou a atenção o envolvimento dos educando e dos educadores com os alunos especiais,há uma responsabilidade coletiva com o bem estar e a aprendizagem desse educando na escola...abraços.

    ResponderExcluir
  16. Caro amigo. Ainda ando em procissão na procura dos amigos que colaboraram na colectiva de Inclusão Social. Vim conhecer seu trabalho e seu cantinho, gostei do que vi. Desconhecia que era obrigatório as empresas admitirem uma pessoa com deficiência e melhor ainda quando as empresas não são obrigadas a isso e o fazem. Eu optei por tratar um aspecto diferente, pois como disse, este tema tem muitas facetas. Tive muito gosto em conhecer o seu cantinho, espero voltar. Tudo de bom para si.

    ResponderExcluir
  17. Muito legal esse post....nao participo muito de blogs mas estava fazendo um trabalho pela faculdade e dorei esse novo ramo da internet...nao vejo a hora de conhecer toda essa galera animada e bonita e bater altos papos...
    ..VLW!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts