Qual a importância dos Rankings para um Blog?

By
a importancia do ranking para os blogs

Nossa vida de blogueiro é medida por muitos rankings e vejo muitas pessoas dizendo que não dão importância. O que importa é ter bons conteúdos.

Comparando um blog com uma empresa posso fazer uma analogia entre os rankings do mundo virtual com o mundo real.

A coca-cola é a marca mais conhecida do mundo, ela é a número um em tudo que é ranking. Isso ocorre porque seus produtos são bons, porque divulga sua marca e porque tem muitos representantes em todo o mundo.

Se um blog está bem colocado em muitos rankings é sinal de que seu conteúdo é bom, tem muitos parceiros e faz uma boa divulgação de sua marca.

Para divulgarmos nossa marca e também nosso produto precisamos ter um bom marketing, o melhor que há é a divulgação por meio das redes sociais e nessas há rankings que nos colocam em pouca ou muita evidência.

Para termos boa visibilidade nos sites de busca precisamos ter links apontando para nós e isso se consegue com parcerias. Só conseguiremos boas parcerias tendo bom conteúdo e estando bem colocado nos rankings.

Em nossa vida privada também há rankings, mesmo que não sejam formalmente divulgados. No seu trabalho o chefe sabe quais os melhores funcionários e quando precisar promover um, saberá qual é o primeiro do ranking, mesmo que seja só em sua cabeça. Eu trabalhei por muitos anos em uma grande empresa e sempre sabia a colocação dos funcionários do melhor ao pior.

Se seu blog está bem colocado em vários rankings é sinal que tem um bom produto, esta divulgando bem e os consumidores estão comprando.

Então é muito importante estar bem classificado na maioria dos rankings que existem, tais como pagerank (o mais importante), technorati, blogblogs e muitos outros que são divulgados pelas redes sociais, como o Dihitt.

Claro que nossa colocação se dá ao natural e com o tempo, não adianta tentar se destacar usando meios escusos que provavelmente seremos descobertos em médio prazo.

Seria o caso do funcionário que fica bajulando os diretores para se destacar, mas seu desempenho não sendo satisfatório em pouco tempo perderá posições. Já o que trabalha com seriedade é reconhecido, mesmo que demore um pouco.

E você, qual sua opinião a respeito dos rankings de blogs?


Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.

19 comentários:

  1. Catarino, eu concordo com vc . O tempo e a qualidade do conteúdo, aliado a boas parcerias mostram os bons blogs. E todos queremos ser lidos, não é? Ou manteriamos nossas páginas fechadas.


    abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Catarino,

    acho que são duas coisas diferentes. Há blogs que tem boa política de relacionamentos e conseguem ir bem nos rankings, mesmo que o blogueiro não faça mais que copiar e colar.

    Há também blogs por aí com ótimo conteúdo e sem fazer nenhuma questão de divulgar seu espaço.

    Acho que é possível equilibrar bem as duas coisas - teu blog é um bom exemplo disso.

    De qualquer forma, divulgar o blog exige tempo. Precisa visitar outros blogs descobrir meios de divulgação, e muitas coisas mais. Além, é claro, de escrever coisa que preste...

    ResponderExcluir
  3. Legal isto aí de rankig...mas qual é o benefício disto?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o artigo, parabens Catarino.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Contemplo a importância do Ranking também catarino, embora isso não seja tão primordial, já que leva a pessoa à ambição (nem todas).

    O melhor é trabalhar, que o natural irá acontecer.

    ResponderExcluir
  6. Catarino, acho o ranking importante sim, embora não o ache primordial. Acho que as redes sociais servem para aprender e divulgar e é claro que conseguir um bom lugar no ranking ajuda muito.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá Catarino, parabéns pelo seu blog e, oportunamente, pela posição que ele ocupa em termos de visitação e, porque não dizer, prestígio.

    Em janeiro deste ano, iniciei um blog pessoal "Atirei o pau no gato" por mero prazer de escrever sobre assuntos de meu interesse e da forma como eu bem quizesse. Aliás, nem sei se faço bem feito, mas sei que adoro escrever...rsrs.... Depois de um tempo, a gente acaba ficando um pouco frustrado (não deveria, na verdade, mas acontece!...) quando vê que seu blog, figura inanimada que a gente passa a amar e cuidar, ainda não é bem visitado, em outras palavras, todos aqueles seus pensamentos poderiam ser mais bem aproveitados se as pessoas soubessem daquele seu domínio....rs....Aí é que entra a preocupação com o ranking de visitação.

    Acredito que seja um misto de bom conteúdo (do que se escreve) associado também à boa técnica de "marketing", inscrevendo seu blog nos lugares estrategicamente escolhidos, como forma de alavancar a sua "audiência".

    Acho que, apesar de poder considerar meu blog uma criancinha recém nascida, posso dizer que tenho pecado no que tange a estas técnicas de melhoria de pagerank. Nisso, tô fraquinho de dar dó......

    Se souber de endereços que possam, através de dicas, me dar mais musculatura neste aspecto, vou ficar imensamente agradecido!

    Mais uma vez, meus parabéns e grande abraço.

    HSF

    ResponderExcluir
  8. Eu levei um tempo para compreender esta importância do ranking, que poucos tem coragem de assumir que é importante sim, já que estão numa boa colocação. Pelo pouco tempo que estou blogando e acompanhando as minhas posições no ranking (que vem subindo muito bem desde o seu início), notei que o mais rotineiro entre os blogs é de links vindos de "selos" diversos do que pelas citações de blogs em posts convencionais de cada blog.

    Mas acho que mesmo assim é válido, desde que haja indicações de blogs com condições para serem "indicados" por quem te lê ou para quem pode te ler.

    Um abraço.
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  9. Como vai querido Catarino? Poxa desculpe por ter sumido por algum tempo, estive bem ocupado e infelizmente deu essa sumida, muito bom post, faço das palavras do Metal Omega as minhas, as coisas acontecem por si só...
    Acho meio perigoso essa ambição por uma boa colocação já que inicialmente e geralmente os projetos de blogs não são para isso.
    Catarino, seu blog continua ótimo como sempre, quero lhe convidar para visitar o Jovens Guerreiros que esta atualizado depois desta temporada em que estive fora.
    Um forte abraço e mais uma vez parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  10. Ps: Seu banner continua no Jovens Guerreiros.

    ResponderExcluir
  11. Catarino,

    concordo que os rankings são importantes, pois são uma forma de feedback que recebemos do trabalho desempenhado. Muita gente diz que não liga, não está nem aí, mas eu fico com o pé atrás, uma boa colocação em um ranking é sinal de que o blog é bem lido, e, afinal, é isso que todos queremos, não?

    ResponderExcluir
  12. Eu só não concordo plenamente com o fato do ranking estar associado diretamente a qualidade dos blogs. Existem muitos blogs por ai com péssimo conteúdo, tudo copiado e com colocação excelente. Enquanto há outros com ótimo conteúdo que não estão bem colocados.

    ResponderExcluir
  13. Não associo o Ranking a Qualidade, mas a Conteúdo e Tráfego de qualidade. Se o ranking está subindo, é porque há interesse no blog; se não está... Achei excelente seu post, ótimo para refletir. Abraços, Nanda

    ResponderExcluir
  14. A coca-cola já deixou de ser a marca mais valiosa do mundo... já foi superada pelo google! (não sei se em termos de conhecido - pois é difícil medir isso...)

    ResponderExcluir
  15. Faço juz a suas palavras os rankings são mesmo importantes, mais não são sinonimos de qualidade sera que para subir neles temos que baixar o nivel que nem um canal de tv em busca do ibope.

    ResponderExcluir
  16. Catarino, descobri recentemente que o meu blog e pagerank4 e que é uma boa posição considerando que tem menos de um ano.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Catarino,
    os rankings são importantes, principalmente para indexação e posicionamento no Google. Mas não acredito em parcerias de links e banners para crescer em rankings. o importante é ficar bem colocado no ranking de buscas do Google, e para isso acontecer existem dois fatores essencias, o primeiro é SEO e o segundo, conteúdo de qualidade.
    e se você tiver conteúdo de qualidade será linkado, não em laterais de blogs, onde o Google já mostrou que não dá muito peso, mas dentro do texto do blog. isso já aconteceu com seu blog no GF Soluções, você sabe.
    pra completar para mim, hoje, o grande indicador de crescimento de um blog é o ranking alexa, pois considera o fluxo de tráfego e não links,
    um abraço e continue com seus ótimos textos que o retorno será cada dia mais compensador.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Catarino! Gostei da comparação q vc fez no texto. Os rankings são importantes para dar visibilidade ao blog, mas não podem ser uma prioridade na vida do blogueiro. Trabalhar pela qualidade do assuntos postados é um ponto primordial para fidelizar os leitores. Abraço

    ResponderExcluir
  19. Oi Catarino,
    Gostei de ler este post.
    Seu site tem excelente conteúdo.

    Abraço,
    Miguel (Utilnet)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts