Você é um sedentário? Cuidado com seu cérebro.

By
os exercicios e o cerebro
Uma reportagem na revista Saúde diz que um estudo feito na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, mostrou que praticar uma atividade física no dia-a-dia mantém a massa cinzenta trabalhando a toda. 
 
Por meio de angiografia por ressonância magnética, uma exame de imagem que visualiza a circulação do sangue no cérebro, os pesquisadores investigaram o impacto dos exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo, no cérebro de 12 indivíduos de 60 a 76 anos. Os voluntários que praticavam exercícios no mínimo três horas por semana, a mais de 10 anos, apresentavam mais vasos sanguíneos irrigando o órgão.

 
A prática constante de exercícios faz com que o organismo crie novos vasos e reduza o desgaste dos já existentes. 

 
Esse assunto já foi muito falado, mas posso dizer que pratico corrida e caminhada, quase todos os dias, desde 2003. Minha saúde melhorou muito, não sinto dores de cabeça, indisposição ou cansaço. Quando não praticava nenhum tipo de exercícios vivia com dores do estômago e na cabeça.

 
Além da melhora de disposição também meus indicadores internos estão sempre dentro dos parâmetros e cuido da alimentação para não vir a ter problemas de colesterol alto ou diabetes. 

 
O estudo acima fala dos exercícios físicos mas estes devem sempre ser acompanhados de uma mudança nos hábitos alimentares, não adianta fazer exercícios e depois compensar comendo e bebendo além do recomendado. 

 
E você, caro leitor, é uma pessoa sedentária? Começou a fazer exercícios ou acha que ainda é muito jovem para se preocupar? Lembre que hoje em dia até os jovens estão tendo problemas devido a falta de exercícios e alimentação desregrada. 

 
Não há idade para começar a praticar exercícios, basta ir ao médico antes e ver qual a intensidade correspondente a sua idade.

6 comentários:

  1. É isso mesmo, Catarino.

    Para mim o problema é o excesso de atividades do dia-a-dia. É difícil organizar o tempo para fazer exercícios regulares.

    Atualmente, meu grande exercício é que moro num sobrado, e subo e desço escadas várias vezes por dia. Na casa que eu morava ano passado, optava por ir a pé para o trabalho.

    Melhor do que fazer academia é organizar a vida sem os confortos desnecessários. Às vezes parece que fazemos tudo para nos mexermos o mínimo possível (carro, elevador, controle remoto, etc.)

    Fazer exercícios acaba sendo um estilo de vida.

    ResponderExcluir
  2. Grande Catarino, muito bom este post.
    Preciso melhorar minha frequência nos exercícios, confesso que estou devendo a mim mesmo, é por isso que sinto algumas dores nas pernas e cabeça.
    Preciso melhorar minha circulação.
    Muitas vezes sabemos o caminho a seguir, mas infelizmente às vezes o sedentarismo é um pouco mais forte, preciso reverter este quadro.
    Tenha uma ótima semana com saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Moura

    ResponderExcluir
  3. Catarino,

    Atualmente, as pessoas afirmam que não tem tempo para nada, mas sempre surge uma brecha na agenda para fazer determinadas tarefas, menos atividades físicas.

    Não creio que seja a vida moderna que contribua para o sedentarismo, mas sim, a falta de consciência de quem não pratica exercícios.

    E quando fizer, que o faça com a companhamento medico, senão o efeito será contrário.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. A vida agitada que levamos, quase não nos dá tempo para um exercício, tenho feito muito menos do que gostaria. Mas vou melhorar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Não sou dos mais sedentários, mas com certeza preciso e vou melhorar.

    Muito bom o post Catarino.

    Como já diz o ditado "Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa".

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi Catarino,
    Excelente artigo, 5 estrelas.

    Abraço,
    Miguel (Utilnet)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts