Concurso público, saiba como ter sucesso.

By
Concurso publico, saiba como ter sucesso

Muitas pessoas querem passar em concurso público, mas a concorrência é muita grande. Por isso devemos seguir uma estratégia para conseguir classificação entre os primeiros.


Baseado na minha experiência e nas observações de pessoas que se inscrevem e não conseguem classificação para entrar no serviço público quero deixar uma pequena contribuição. Siga essas dicas e garanta uma boa colocação.


Na maioria dos concursos as questões são baseadas em conhecimentos gerais, noções de informática e conhecimento específico. Os conhecimentos gerais incluem, na sua maioria, português e matemática.


Para conseguir uma colocação em concurso público você precisará:


1 – Ter em mente que você vai se inscrever para passar, esqueça a quantidade de candidatos por vaga. A maioria das pessoas se inscrevem para tentar na base da loteria, muitos nem comparecem às provas. Então as vagas serão repartidas entre uma minoria, inclua-se nessa minoria.


2 – Comece a estudar matemática e português antes mesmo de ter feito sua inscrição, a maioria dos candidatos acreditam que não precisam estudar muito, quanto mais você tiver de conhecimento nessas disciplinas mais deve estudar. Se você gabaritar já estará na frente.


3 – Não se engane com noções de informática, muitos pensam que isso é barbada e não precisam estudar muito. As questões teóricas de informática são terríveis e não podemos errar nenhuma. Estude a informática por meio das questões de provas anteriores e verá o grau de dificuldade. Muitos não dão importância para essa disciplina, dizem informática eu sei, não preciso estudar. Não é verdade, nas provas você não terá um computador e sim uma folha de papel, coisa muito diferente.


4 – Na parte dos conhecimentos específicos, cada concurso dá ênfase aos itens relacionados ao trabalho que irá ser desempenhado, você deve dedicar o maior tempo possível.


5 – Se você tiver condições financeiras faça um curso preparatório, considere um investimento e frequente com rigor. Leia em casa os temas e discuta na hora das explicações. Quando há muito conteúdo, os instrutores fazem um apanhado geral, por isso é preciso ter um estudo prévio.


6 – Nos últimos 30 dias anteriores à prova, estude e faça simulados de provas até cansar, é o seu futuro que está em jogo.


Eu tenho visto pessoas dizendo que não conseguiram entrar em um concurso porque as provas foram fáceis e todo mundo acertou mais. Isso não é verdade, se a prova for fácil você terá que acertar o máximo e se for difícil também. É muito importante ganhar o máximo de pontos nas provas de conhecimentos gerais e informática para ter uma folga nas provas de conhecimentos específicos, que são, normalmente, as mais difíceis.

Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.


11 comentários:

  1. Olá, Catarino!

    Todos sabemos que os concursos públicos são muito concorridos e possuem provas extremamente complicadas. Para conseguir se superar e superar os concorrentes é necessário que o candidato tome várias ações. Em sua postagem, voce descreveu com bastante propriedade e clareza o que um candidato ao emprego público deve fazer para que tenha êxito em suas provas. Excelente texto.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. Eu ja prestei 4 concursos. Fui aprovado em todos. O 1° foi anulado por erro da prefeitura. O 2° foi para roubar as taxas de inscricao. O 3° eu passei e fui chamado e trabalhei por 2 anos como temporario. O 4°, passei e estou esperando a convocacao.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa as dicas.
    Mas,mudando de assunto,para permanecerno mesmo assunto:
    Será que, em determinados concursos, principalmente aqui no Paraná,pelo menos,
    não tem um tanto quanto de "marmelada"?

    Estive vendo um concurso no Porto de Paranaguá e, que coincidência, a maioria tinha sobrenome de políticos influentes no estado, na câmara de vereadores de Curitiba,na própria prefeitura de Paranaguá...

    Um número realmente muito grande de "nomes conhecidos".

    Pode até não ser mas, que dá margem à duvidas isto dá sim.

    Gostaria de saber tua opinião à respeito.

    Abraços e parabéns pelo blog.

    Carlos A.Montenegro

    ResponderExcluir
  4. Muitos concursos, principalmente de Prefeituras, são cancelados por denúncia de fraudes. Isso pode ocorrer, mas é mais difícil nos de nível nacional que são organizados por grandes universidades. O risco sempre existe.

    ResponderExcluir
  5. Bem, o que aconte é que, dependendo do cargo e da esfera(Município,Estado,União) ou poder(Executivo,judiciário, legislativo), as provas podem ter uma grande variação, tanto de matéria quanto de assunto.Matemática, por exemplo, em muitos concursos não é exigida!É importante observar a que cargo você quer concorrer(principalmente se for militar, é bem diferente do concurso civil).

    ResponderExcluir
  6. O último comentário é meu! Para maior troca de experiência, adicione
    meu msn: eduardo-carrera@hotmail.com.Sou concursado e começo a vida de concurseiro!

    ResponderExcluir
  7. Vou começar a estudar...

    ResponderExcluir
  8. Boas dias.
    Dicas SEMPRE sao muito bem vindas.
    Posso publicar em meu blog???
    Espero que sim.
    Ficarei muito grato.
    Caso possa ajudar em alguma coisa ficarei feliz.
    soconcursandos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. EU ESTUDEI PARA O CONCURSO DO INSS DESDE FEVEREIRO DE 2011 15 HORAS POR DIA TODOS OS DIAS, AOS DOMINGO RESPONDIA SIMULADOS DE DIR.PREVIDENCIARIO/DIR.ADM/COM TODAS AS MATERIAS COBRADAS NO CONCURSO DE 2012, DE 200 QUESTOES ACERTAVA 160 A 140 QUESTOES POREM EM UMA APS COM 3084 INSCRITO FIQUEI NA CLASSIFICAÇAO N ª 437 NA MINHA OPNIAO SÓ ESTUDAR NAO ADIANTA TEMOS QUE TER UM PREPARO PSICOLOGICO MUITO GRANDE UM CONTROLE EMOCIONAL FORA DO COMUM,MAS PARABENS PELO INCENTIVO.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts