O dia da Terra foi criado em 1970, quando o senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição.
Em 1972 foi celebrada a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo, cujo objetivo foi sensibilizar os líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para sua erradicação.
A partir de 1990, outros países também começaram a mobilização.
A comemoração refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.
Surgiu como um movimento universitário e se converteu em um importante acontecimento educativo e informativo.
Os grupos ecologistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas e o esgotamento de recursos não renováveis.
Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas.
Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas.
Temos que fazer com que estas preocupações façam parte do nosso dia-a-dia, pois esperar um ano para ver como ficou o planeta é muito tempo.
Para salvar a natureza a ação tem que ser imediata e sem trégua.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Debulhar o trigo
ResponderExcluirRecolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, a propícia estação
E fecundar o chão
catarino - estamos atrasados demais - o homem é primitivo com sentimentos selvagens - fica dificil imaginar um dia da terra - ainda estamos na idade da pedra matamos, roubamos, mentimos - A terra tem muito a nós dar e nós muito a aprender - Se um dia gaya ficar furiosa e terminar com a raça humana foi por culpa nossa. faço a minha...de canto...somente eu e eu...ninguém precisa saber de nada...abraços
ResponderExcluirUm belo post, Catarino, não sabia a origem do dia da terra. Mas urgente que se faça todos os dias o dia da terra. O planeta está pedindo socorro.
ResponderExcluirAbraços
Essa preocupação com festejar a Terra deve ser constante.Cada dia é UM dia! Temos que agir! um abraço,chica
ResponderExcluirCatarino, quase ninguém se deu conta desta data, tanto para falar do Dia da Terra, quanto para falar do Descobrimento do Brasil. Optei pela primeira opção, já que é quase esquecida da maioria das pessoas.
ResponderExcluirParabéns pela sua contribuição.
Um abraço.
Marcelo.
Que bom o seu post, eu tb fiz uma postagem, mas acho que não está tendo boa repercussão.
ResponderExcluir"O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos."
ResponderExcluirAlbert Schweitzer