Dicas para ter sucesso no trabalho e na vida.

By
Dicas para ter sucesso no trabalho e na vida.

Quando um jovem se prepara para ingressar na universidade precisa escolher um curso que esteja disponível, que acredite ser a profissão que vai lhe trazer prazer ao exercê-la e que, também, lhe de retorno financeiro, pois trabalhar só por amor só é possível a quem tem recursos suficientes para viver, fato que só um mínima minoria tem no Brasil.

Para ter sucesso na carreira e, consequentemente, na vida é preciso que o curso escolhido seja cumprido com todo o empenho, pois somente os melhores terão chances no mercado de trabalho e ninguém quer, estudar 4 ou 5 anos e depois ir trabalhar num ramo que não tem nada a ver com o que estudou.

Minha teoria é que qualquer pessoa, em qualquer atividade, terá sucesso se sua dedicação for acima da média, quem fica na média não obtém sucesso. Para ter sucesso é preciso seguir algumas dicas. A cada dia um grande contingente de jovens ingressa no mercado de trabalho. Muitos têm ótima formação, com múltiplos conhecimentos, mas a formação técnica não é garantia de crescimento na carreira e nem diminui o risco de perda de emprego, principalmente nestes tempos de crises.

Para colaborar com os jovens, para que tenham sucesso em suas atividades, resolvi relacionar algumas dicas que, se seguidas, trarão sucesso, mas é claro que é preciso tempo e paciência.

1 – Chegue cedo, se o expediente começa as 08h00min apareça ao menos 10 minutos antes;

2 – Cumprimente todos os colegas com alegria, diga bom dia do porteiro até o presidente, se você conseguir ver ele;

3 – Cumpra suas tarefas com disposição, não reclame da quantidade de trabalho. Quanto mais tarefas você tiver mais seguro está;

4 – Não discrimine seus colegas que lhe peçam para fazer uma tarefa, receba o encargo com alegria não importando que quem lhe passa é um estagiário ou o chefe do departamento;

5 – Leia com atenção todas as normas e procedimentos da empresa e faça os cursos recomendados, não diga que acha bobagem ou que não precisa desse conhecimento;

6 – Esteja disponível para colaborar em alguma filial que precise de reforço, mesmo que lhe cause algum transtorno;

7 – Atenda todos os clientes com cortesia, tanto os externos como os internos. Isso vai criar uma marca para o seu desempenho;

8 – Ao término do expediente não saia correndo, veja se algum colega está em dificuldade e se você pode ajudar;

As dicas acima podem parecer muito simples, mas eu sei que na hora de escolher um funcionário para promover ou demitir os itens acima serão levados em consideração pelos chefes.

Se você estiver procurando emprego a ajuda pode vir de onde menos espera, aquele guarda ou porteiro que sempre foi bem tratado por você pode lhe dizer que em outra empresa estão procurando alguém do seu perfil.

As vantagens são muitas e a melhor delas é chegar em casa todos os dias e saber que você fez o melhor e ter certeza que as pessoas que interagiram com você ficaram com uma boa impressão. 


Se gostou do post subscreva nosso FEED.

18 comentários:

  1. oi amigo

    como é que voce esta???
    gostei do artigo mas sinceramente.... ja anao acredito em nada eu ja trabalho em telecomunicacoes a 12 anos e o reconhecimento é o mesmo , alisa estou efectiva a 12 anos e qd chega alguem novo é sempre melhor do que os que ja la estao!!

    e olha que eu sou uma pessoa muito bem disposta e sempre disposta a ajudar e a fazer horas e nao falto....enfim .....estou num pais que nem vela a pena comentar..


    beijos

    ResponderExcluir
  2. Mesmo não surtindo efeito em todas as profissões, acho que o que vale é o "Você fez uma boa ação naquele dia". Só a vontade de estar querendo fazer algo ao semelhante é o suficiente para dormirmos com a consciência tranquila (neste aspecto, claro...rss).

    Um abraço.
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. fica dificil...minha vida profissional foi muito agitada...mas somente eu vi ter $uce$$o no trabalho os puxa-sacos e os dissimulados...o SENAC era bem caretão tinhamos uma porrada de regras - to falando no SENAC fodão dos anos 80 e não o lixo de agora...mas em toda a minha vida somente vi os puxa-sacos e os mentirosos serem os grandes vencedores na iniciativa privada abraços *Catarino.
    *santamaria - o interzinho joga hoje - fui parceiro do goico - ta ainda por ai...eu acho

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas. Estar atento às mudanças é outro fator preponderante para se manter empregado. Atualização profissional é imprescindível para manter um bom emprego.
    Tenho dito isso para meus alunos todas as vezes que tenho oportunidade. o importante é não parar no tempo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, Catarino!

    Essas são dicas muito claras, objetivas e que são perfeitamente possíveis de serem seguidas, na verdade, as pessoas não as seguem simplemente porque querem levar vantagem. Mas, na vida corporativa, na empresa, não tem vez para quem quer se sair melhor às custas dos outros. Tem vez, sim, quem quer trabalhar em equipe, quem quer trabalhar com dedicação, quem cumpre o seu horário de trabalho de forma honesta, com respeito e atenção.

    Sim, existem oportunidades na vida, desde que a pessoa busca e corra em busca de objetivos que os leve para uma situção melhor, para uma melhora na vida. Isso deve ser buscado sem prejudicar outras pessoas. Deve-se progredir na vida e na profissão sem deixar outras pessoas em situação pior do que estava antes.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  6. Olá, Catarino

    Vou me lembrar dessas dicas sempre.
    Parecem simples, mas a maioria das pessoas não se dão conta de que estas pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Amigo Catarino, já vi que você tem experiência de fato.
    Estas 8 dicas são valiosíssimas, não podemos deixar nenhuma delas escapar, mas sim seguilas de forma rigorosa e com certeza seremos bem sucedidos.
    Informação é tudo, o resto é consequência do uso delas!
    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Moura

    ResponderExcluir
  8. Boas dicas, Catarino!

    Oi, este é um comentário convite.
    Como vc participou da coletiva O livro da minha vida, estou convidando para mais um evento sobre literatura em 18 de abril no Fio de Ariadne.
    Visite o Fio amanhã, 08 de abril e, caso se identifique com a ideia, coloque seu nome na lista e concorra a um livro da Jorge Zahar Editor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi, Catarino! td bom?
    Meu pai sofreu um AVCI em abril de 2007, desde lá já teve umas dez ou mais cuidadoras e elas representam um estresse constante, o compromisso, a responsabilidade beiram ao zero; às vezes, apenas desaparecem, fiquei pensando se existiriam dicas de "como suportar" e conviver com elas? vc não saberia me dar algumas "pinceladas"...rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  10. O fato de estar disponível para várias tarefas não pode ser comparado a ser um capacho dos demais - senti uma certa arrogância em um dos comentários - o bom de circular e mostrar-se aberto para ajudar e quebrar a cabeça nos trabalhos, é também conhecer todo o andamento da empresa, seja lidando com um superior ou inferior. Aprendemos sempre e mais importante é nao ter vergonha em perguntar e mostrar que quer aprender. É somente desta forma que se aprende. Melhorar o potencial, é "somar" cada vez mais capacidades, e com isto adquirindo experiências e absorvendo novidades. Beijus

    ResponderExcluir
  11. Muito bom!!! Deviam colocar essas dicas nas portas das empresas!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Catarino,

    O seu post/artigo vai seguramente ajudar alguém a ter um melhor ambiente no local de trabalho.

    Abraço,
    Miguel (Utilnet)

    ResponderExcluir
  13. A LEI DO SUCESSO
    por Roberto Marques
    Deus estabeleceu leis sobre toda a criação e sobre estas leis organizou uma série de causas e efeitos.
    Como sabemos, o mundo físico é governado por leis. A chuva não cai por acaso. No mundo do trabalho também existem leis. O sucesso não ocorre por acaso.
    Assim como são infalíveis as leis da física, da química, da mecânica, da eletricidade, também são infalíveis as leis do trabalho. Essas Leis Universais são justas, perfeitas, impossíveis de serem burladas.
    O Criador estabeleceu a Lei do Sucesso no trabalho. Obedecer-lha resulta em vitória e felicidade profissional, enquanto que ignorá-la leva ao irremediável fracasso e desapontamento. Ao receber e praticar a Lei do Sucesso, o homem estará trabalhando em harmonia com o seu Criador e com o Universo, e será bem-sucedido.
    A Lei do Sucesso é uma lei de Deus que nunca falha, quando usada corretamente. Quando o resultado não é alcançado, é porque o homem falhou e não Deus.
    Fonte: Livro “A Lei do Sucesso Segundo Jesus”, Editora Fôlego, SP.

    ResponderExcluir
  14. Josmar A.Nazário...

    Bom dia...Parabéns, pelo seus artigos são ótimos, ref. As dicas para ter Sucesso no trabalho, realmente funcionam, não sei se as executo da mesma maneira nem todos os dias mas durante toda a minha Vida Profissional, sempre tentei ajudar a todos q me procuraram, e tive muitas recompesas com isso, logicamente q as boas ações, não tiveram nenhuma 2ª intenção...mas a corrente do bem funciona, faça tb uma boa ação ao seu próximo, sucesso.

    ResponderExcluir
  15. Agradeço a todas as manifestações. Respondo para Josmar, para não haver dúvida. Estas dicas são para serem usadas sem segundas intenções, pois quem faz esse uso acaba sendo desmascarado com o tempo. Todos vão ver que é falsa sua atuação.
    Estas dicas sempre foram usadas por mim e sempre deram resultados.

    ResponderExcluir
  16. NEUS CAROS.

    As dicas acima são de grande valia para aqueles que ingressam no mercado de trabalho e para demais jovens que já estão trabalhando.
    Entretanto, deveriam direcionar essas mes dicas para chefes, supervisores, gerentes e outros da direção das empresas. Eles se esqueceram, tanto das boas maneiras como dos estimulos morais entre seus subalternos.
    Tratar os outros sem um pingo de educação não é qualidade de nenhum chefe.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts