Portabilidade nos Planos de Saúde.

By
Portabilidade nos Planos de Saúde
Iniciou-se hoje o direito dos participantes de planos de saúde fazerem a troca de empresa sem a perda de direitos, principalmente a carência para realização de exames e internações hospitalares.

A portabilidade foi definida em uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), publicada em 15 de janeiro deste ano, que deu às seguradoras até 90 dias para adequação às regras, prazo que terminou nesta terça-feira.

Estão incluídos nos novos critérios usuários de planos de cobertura individual e familiar que assinaram contratos após janeiro de 1999, quando o mercado de planos de saúde foi regulado, ou os planos anteriores adaptados às regras dos novos.

Quem é beneficiado: Usuários de planos médico-hospitalares individuais ou familiares assinados após janeiro de 1999 ou adaptados.

Custo: A mudança é gratuita.

Prazo: Uma vez por ano, no mês de aniversário do plano e no mês seguinte.

Requisitos: Estar no plano há pelo menos dois anos ou três no caso de doença pré-existente, ter as mensalidades em dia e optar por plano equivalente ou inferior ao contra.

Para informações sobre os planos de saúde a ANS, Agência Nacional de Saúde, disponibilizou o site http://portabilidade.ans.gov.br/guiadeplanos/

A medida acima parece ser uma medida de grande valia para a população que utiliza planos de saúde. Mas será que há um plano de saúde que realmente seja melhor que o outro e que valha a pena fazer a troca.

Se for igual à portabilidade dos telefones o alcance é mínimo, pois nesse caso não há concorrência e as mudanças não trouxeram nenhum benefício real.

Os planos de saúde são os campeões em reclamações e se a portabilidade realmente fosse atingi-los já teriam tomados medidas para melhorar seus serviços, pois a resolução que autoriza a portabilidade é de 15 de Janeiro de 2009.

A troca de um plano para outro vai ser uma ilusão, pois quando forem usar os serviços do novo plano verão que é tudo igual.

Veja detalhes completo aqui.
Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.

12 comentários:

  1. Além dos benefícios serem mínimos, tem a questão de que se você quer marcar uma consulta pelo plano "X" e depois pedir para alguém marcar dizendo que é "particupar", verá que eles literalmente te jogam lá pra frente. Ou seja, se não tiver plano e cair no sistema público de saúde você está frito, pra ser educado. Se tiver plano tem que ter paciência e sorte. Como é difícil cuidar da saúde.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Olá Catarino estou pousando neste maravilhoso espaço, que beleza de trabalho. Cada vez melhor! Parabéns pela publicação do tema "Portabilidade nos Planos de Saúde", com certeza uma grande contribuição, excelente. Muito bom estar aqui, quero convidar você para uma homenagem, com todo brilho e requinte, passa lá em; http://www.valdemireis.blogspot.com ou em; http://www.valdemircantinhopaz.blogspot.com, vamos brindar juntos, temos postado um texto especial desenvolvido para você, quero na oportunidade entregar seu merecido “ PRÊMIO” , você conquistou, sim leve o seu e seja generoso distribuindo com seus os amigos. Vamos estender a festa... Hoje a festa é sua, venha já! Estou esperando você. Por isso considero a vida uma oportunidade impar. Cada pessoa que passa em nossa vida não passa sozinha, por ser única, deixa um pedaço de si e leva um pedaço de nós. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Muito Obrigadoooooooo... Por sua simpatia e amizade!!! Também quero desejar uma feliz e abençoada semana para toda família. Muitas bênçãos, brilhe sempre, sucesso, prosperidade, proteção e paz. Fique com Deus.
    Volte sempre!
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  3. Olá Catarino!

    Acho que se o Governo não fiscalizar de perto e também abrir um canal na internet para que os usuários exponham publicamente suas insatisfações quanto ao plano de saúde, essa portabilidade não vai melhorar em nada. No fundo no fundo, as companias de plano de saúde são todas iguais. Cobram muito caro e na hora que precisa de um exame mais sofisticado, colocam mil obstáculos.
    É esperar pra ver se vai adiantar alguma coisa.
    Abraços,
    Amilton.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tem um selinho para vc lá no meu blog! Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Até que enfim. Vai beneficiar sim, já passei por isto.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Estou aqui sempre lendo suas postagens e me informando obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Catarino,

    Realmente, a portabilidade ainda não pegou. TRabalho há mais de 10 anos no segmento e somente agora vi uma real política de mobilidade entre operadoras, mas, por algum motivo especial, apesar de já estar em vigor, a portabilidade não acontece.

    Talvez seja pela complexidade do aplicativo da ANS ou do desconhecimento geral da população.

    Mas, vamos ver o que vai acontecer daqui prá frente.

    Tenho vários textos interessantes em: http://www.segurosaudesuplementar.blogspot.com/

    Um abraço,

    Douglas TRindade

    ResponderExcluir
  8. sandra amorim
    12/05/2009 14:37

    só acredito que vai mudar alguma e em nosso benefiício se brigarmos por isso se esperarmos acontecer nao vai dar em nada é preciso mudar de plano sim pular de galho em galho até que os planos sintam o prejuizo no bolso e tome uma atitude de brigar por nós usuários.

    ResponderExcluir
  9. A Máfia dos Planos de Saúde
    Quer saber mais?
    Assista ao DVD “SICKO $O$ SAUDE” do Michael Moore
    Não importa quanto tempo voce paga, na hora que voce
    precisa, eles negam e dão canseira!

    ResponderExcluir
  10. Catarino,

    Ótima reportagem realmente plano de saúde é complicado mas, ficar sem ele é pior ainda, escreve sobre planos de saúde e vou deixar o link do meu blog www.conveniomedico.blogspot.com.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Na realidade estão disponibilizando um benefício que nem sempre é possível usufruirmos, pois a principal regra acaba impedindo a maioria dos casos de portabilidade, o fato de a portabilidade só poder ser efetuada na data de aniversário do contrato. Saiba quais são as 9 coisas que você precisa saber sobre portabilidade de Planos de Saúde.

    ResponderExcluir
  12. Os Planos de Saúde estiveram em primeiro lugar nas reclamações feitas ao Idec, que desenvolveu uma cartilha tratando do tema saúde. “Seu Planos de saude: Conheça as armadilhas e abusos”, pretende alertar os consumidores quanto ao desrespeito dos planos de saúde aos cidadãos

    Danilo Santos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts