Sexta-Feira Santa para os Cristãos.

By

palavras,sexta feira santa

A Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.

Sabendo que a Páscoa, no calendário gregoriano, pode cair entre 22 de Março e 25 de Abril, a Sexta-Feira Santa pode ter lugar em qualquer dia entre 20 de Março e 23 de Abril.

Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é um dos raros dias em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.

Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.

A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne.

Exercícios piedosos, como a Via Sacra e o Rosário, são também recomendados como forma de assinalar este dia especialmente importante para a fé cristã. 

Fonte:
Wikipedia

Veja também: A coleta da Macela

6 comentários:

  1. Olá, Catarino!

    Para nós cristão católicos, a Sexta-feira Santa é o dia mais importante do ano, onde devemos ter mais orações, ter mais reflexões e recompensar o próximo, principalmente os necessitados. Para muitas pessoas o mais importante é a Páscoa, mas na Sexta-feira Santa é o dia em que Cristo foi entregue e morto pelos judeus para que em três dias voltasse á vida.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ésemprebom resgat aras memórias. Boa Páscoa. bjs

    ResponderExcluir
  3. Catarino, sou católico mas não sou o que se pode chamar de um praticante fervoroso, mas eu sigo um ensinamento de meu avô e na sexta-feira santa não como nada do reino animal.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. como um bom neo-ateu vou fazer um churrasco bem legal e cheiroso no patio - tem suas vantagens eu nao curtir folclore - vou deixar para comer um filezinho de peixe na segunda...penitencia nao comer carne vermelha? o peixe é mais caro que a carne...que penitencia é esta - se eu fosse cristão os caras tinha que passar quarenta dias comendo peixes mais ai os donos do matodouros e frigorificos iam ficar loucos da vida. abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá Blogueros, depois do site de vídeos YouTube que revolucionou a internet no mundo todo, o site CristaoTube está se destacando, o primeiro site de vídeos cristão. Na verdade o site é uma mistura de Myspace com Youtube, sendo único, com um design totalmente inovador e estiloso.

    Visite: http://www.cristaotube.com.br

    Ele é o primeiro site de vídeos Cristão do Brasil, e melhor, nele você pode colocar músicas, clipes e ter o seu próprio Blog álem de ter acesso a notícias e matérias exclusivas.

    ResponderExcluir
  6. O problema é que a igreja ensina errado. 6a. feira é a pascoa que Jesus passou o pao e vinho e disse- desejei muito comer esta páscoa antes de meu sofrimento... mas infelizmente, colocam a páscoa no domingo e com ovos que não tem nada a ver com a bíblia. Ele morreu em 14 de nisã que neste ano deu na 5a. feira mas jogam prá sexta prá gerar o famoso feriado que o povo confunde e na grande maioria faz aquela bebedeira e praticam excessos no comer, tudo contrário às escrituras.
    Para os ateus, não há necessidade de sombar sobre a questão de comer carne de peixe ou de boi. Devemos ter respeito pois no passado, nosso criador não deixou por menos e a terra se abriu e engoliu 250 rebeldes. Hoje, esperamos o mesmo, um acerto de contas pois de Deus não se mofa.
    Pedro P.de Andrade e Silva.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts