Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
Sabendo que a Páscoa, no calendário gregoriano, pode cair entre 22 de Março e 25 de Abril, a Sexta-Feira Santa pode ter lugar em qualquer dia entre 20 de Março e 23 de Abril.
Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é um dos raros dias em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.
Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.
A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne.
Fonte: Wikipedia
Olá, Catarino!
ResponderExcluirPara nós cristão católicos, a Sexta-feira Santa é o dia mais importante do ano, onde devemos ter mais orações, ter mais reflexões e recompensar o próximo, principalmente os necessitados. Para muitas pessoas o mais importante é a Páscoa, mas na Sexta-feira Santa é o dia em que Cristo foi entregue e morto pelos judeus para que em três dias voltasse á vida.
Abraços
Francisco Castro
Parabéns, ésemprebom resgat aras memórias. Boa Páscoa. bjs
ResponderExcluirCatarino, sou católico mas não sou o que se pode chamar de um praticante fervoroso, mas eu sigo um ensinamento de meu avô e na sexta-feira santa não como nada do reino animal.
ResponderExcluirAbraços
como um bom neo-ateu vou fazer um churrasco bem legal e cheiroso no patio - tem suas vantagens eu nao curtir folclore - vou deixar para comer um filezinho de peixe na segunda...penitencia nao comer carne vermelha? o peixe é mais caro que a carne...que penitencia é esta - se eu fosse cristão os caras tinha que passar quarenta dias comendo peixes mais ai os donos do matodouros e frigorificos iam ficar loucos da vida. abraços
ResponderExcluirOlá Blogueros, depois do site de vídeos YouTube que revolucionou a internet no mundo todo, o site CristaoTube está se destacando, o primeiro site de vídeos cristão. Na verdade o site é uma mistura de Myspace com Youtube, sendo único, com um design totalmente inovador e estiloso.
ResponderExcluirVisite: http://www.cristaotube.com.br
Ele é o primeiro site de vídeos Cristão do Brasil, e melhor, nele você pode colocar músicas, clipes e ter o seu próprio Blog álem de ter acesso a notícias e matérias exclusivas.
O problema é que a igreja ensina errado. 6a. feira é a pascoa que Jesus passou o pao e vinho e disse- desejei muito comer esta páscoa antes de meu sofrimento... mas infelizmente, colocam a páscoa no domingo e com ovos que não tem nada a ver com a bíblia. Ele morreu em 14 de nisã que neste ano deu na 5a. feira mas jogam prá sexta prá gerar o famoso feriado que o povo confunde e na grande maioria faz aquela bebedeira e praticam excessos no comer, tudo contrário às escrituras.
ResponderExcluirPara os ateus, não há necessidade de sombar sobre a questão de comer carne de peixe ou de boi. Devemos ter respeito pois no passado, nosso criador não deixou por menos e a terra se abriu e engoliu 250 rebeldes. Hoje, esperamos o mesmo, um acerto de contas pois de Deus não se mofa.
Pedro P.de Andrade e Silva.